Shopee: 15 Mil Visualizações e 351 Pedidos em 1 Dia

Shopee: 15 Mil Visualizações e 351 Pedidos em 1 Dia

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 29 de janeiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: 15 Mil Visualizações e 351 Pedidos em 1 Dia

Shopee: 15 Mil Visualizações e 351 Pedidos em 1 Dia
Shopee: 15 Mil Visualizações e 351 Pedidos em 1 Dia

Cauê, minhas visitas caíram ou minhas vendas despencaram, o que eu posso fazer? Calma, no artigo de hoje, eu vou ensinar você a identificar qual o problema que está acontecendo na sua loja. E com o problema em mãos, você vai saber como resolver isso.

Então, se você quer aumentar suas visitas, ou até mesmo entender o porquê das suas vídeos caíram, recomendo que você acompanhe esse artigo, onde irei explicar tudo sobre como analisar as suas quedas de visualizações nos anúncios da Shopee.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como ter 15 mil visualizações e vender mais de 350 pedidos em somente 1 dia na Shopee:

Identificando problemas na Shopee

Agora, vamos identificar onde está nosso problema, e para você identificar onde está o problema, eu preciso te explicar algumas regras de mercado na Shopee e mesmo fora dela.

Em Informações Gerenciais, você vai em tempo real, por exemplo, eu vou pegar o mês de junho de 2022 e selecionar os produtos pagos, então aqui você vai conseguir analisar algumas métricas.

A primeira coisa que vamos analisar é a sua taxa de conversão. Então para você entender, no mercado de produtos online a taxa de conversão é uma média de 1,65%. Ou seja, basicamente para cada 100 pessoas que entram no seu site, 1,65% compram, esse seria o cálculo.

Na Shopee, o recomendado é que seja a partir de 2%, qualquer coisa acima dessa porcentagem você está muito bem e qualquer coisa abaixo disso, você já não está indo tão bem. Mas, o mínimo recomendado é 1,65%.

Então você vai pegar a sua taxa de conversão do mês atual e comparar com meses anteriores para identificarmos se temos algum problema na conversão.

Por exemplo, analisando a minha conversão, identifiquei que em junho eu estive muito bem, já o meu pior mês de todos foi em maio, com uma conversão de 1,93%.

Digamos que sua taxa de conversão esteja igual à minha no mês de maio, então muito provavelmente você precisa fazer melhorias para corrigir isso.

O que fazer para melhorar sua taxa de conversão na Shopee?

Se estamos falando de conversão, ou seja, estamos falando ao nível de anúncio. Então você precisa ir ao seu anúncio, verificar o que está acontecendo com ele, será que suas avaliações estão positivas? Quando falo avaliações positivas, eu entendo que é 4,8 para cima, 4,7 para baixo, já começa a ficar um pouco feio.

Então observe as suas avaliações, elas estão como? Na primeira página, como estão suas avaliações, estão todas positivas? Pode ser que seja isso que não converte o seu anúncio.

Como está a sua capa? Como está o seu carrossel de imagens? Quais benefícios você está gerando para os consumidores? A descrição do seu anúncio está legal? Tudo isso, você precisa analisar, porque se a sua conversão caiu, o problema está no seu anúncio que comparado a meses atrás as pessoas compravam mais.

Por exemplo, se em maio eu tive 1,93% de conversão e em junho eu tive 2,90%, significa que um porcentual a mais dos clientes compraram. E para uma taxa de conversão que de mercado é baixa, ou seja, 3% tecnicamente é uma taxa muito alta, mas ao nível de porcentagem de 0 a 100 é baixa, 1% já é muito coisa.

Eu mesmo tive 229 mil visitas no mês passado, seu eu aumentar um 1%, vai dar 2.290 mil visitas que eu deixei de vender em maio por algum motivo e que em junho voltou ao normal. Então alguma coisa aconteceu.

Ah, Cauê, as minhas conversões se manteve referente aos meses anteriores ou deu uma queda muito pouco. Por exemplo, de 2,89% para 2,60%, não houve uma grande diferença.

Shopee: 15 Mil Visualizações e 351 Pedidos em 1 Dia
Shopee: 15 Mil Visualizações e 351 Pedidos em 1 Dia

Queda nas visitas dos anúncios na Shopee, o que fazer?

Se a sua taxa de conversão continua boa e não houve uma queda significativa? Então, provavelmente você esteja com problemas nas visitas dos seus anúncios.

Então você vai realizar a mesma análise da conversão, pega os meses anteriores, por exemplo, março 179 mil visitas, abril 220 mil visitas, maio 229 mil visitas, junho 371 mil visitas. Eu tive uma crescente, como pode observar.

Mas, se você teve uma decrescente, então significa que poucas pessoas acessaram o seu anúncio, e isso basicamente é a falta de exposição, por algum motivo seu anúncio deixou de ser visível como era antes, isso pode acontecer por alguns fatores. Por exemplo:

Se você só depende do orgânico da Shopee, ela te ranqueia e suas vendas aumentam, porém, da mesma forma que ela te posicionou ela vai te tirar daquele posicionamento, porque cada vez mais a plataforma está fixando o posicionamento dos vendedores que se destacam.

Concorrência de produtos na Shopee

Ou seja, da segunda linha até a penúltima linha, que são anúncios orgânicos, se você contar em 50 anúncios, no máximo 13 não são indicados e oficiais, significa que cada vez mais a Shopee está priorizando esse tipo de vendedor.

Então se você não é um vendedor indicado, pode ser que você perder relevância por conta disso. Esse é um dos fatores, procure pelo seu produto e observe quantos vendedores não indicados estão na primeira página, isso é a primeira parte.

Cada vez mais a Shopee vem priorizando vendedores que, de fato, performam na plataforma, ou seja, que entregam aquilo que vende. Então, elas estão dando mais credibilidade e confiança para esse tipo de vendedor, e consequentemente ela vai se posicionando eles.

Esses vendedores entram em uma rotação que cada vez mais diminui, vai perder espaço. Então pode ter acontecido, de você ter ranqueado com poucas vendas, com isso, ele vai se vender muito, e daqui a pouco a Shopee tira ele e coloca outro para ranquear ou um vendedor que possui relevância.

Então consequentemente ele vai perder as visitas, perdeu as visitas, ele vai perder as vendas.

Quando você depende somente de um método de exposição, você fica refém disso, se aquilo parar você não possui nenhuma alternativa. É importante que você tenha outras opções de exposição.

Performance do produto na Shopee

Você pode diversificar o seu produto, e vejo que muitos falham nisso, um exemplo, na minha Performance do Produto, irei pegar o mês de janeiro no verão, eu obtive 7.257 unidades vendidas pagas neste mês.

Agora, vamos observar o mês de junho, eu obtive 887 unidades pagas. Você pode ver o quanto isso caiu, se eu vendesse somente regata suede ou só produto de verão, agora no inverno eu estaria chorando sem vender nada.

Então é por isso, que é muito importante você diversificar os seus produtos, não depender de somente um produto. Porque o que eu vejo de vendedores que começam a vender na Shopee, que acertam em algum produto, começa a escalar, entra na zona de conforto e acha que a batalha está vencida, com isso, as vendas para, essa pessoa vai entrar em desespero.

Então concorda comigo, que é melhor você não dormir no ponto, do que acordar no desespero? Então trabalhe com a diversificação de produtos, e não somente isso, é você trabalhar com produto que está na moda.

Vale ressaltar que tenho um artigo no meu blog falando sobre Como aumentar sua conversão na Shopee. Irei disponibilizar o link para você acompanhar também: Como Aumentar sua Conversão na Shopee

Por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que tenham gostado desse novo assunto, e que agora você posicione os seus anúncios melhores. Encerro por aqui e te espero no artigo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!