Shopee Ads: Guia Completo Do Zero Aos 100 Pedidos Por Dia

Shopee Ads: Guia Completo Do Zero Aos 100 Pedidos Por Dia

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 4 de janeiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee Ads: Guia Completo Do Zero Aos 100 Pedidos Por Dia

Shopee Ads: Guia Completo Do Zero Aos 100 Pedidos Por Dia
Shopee Ads: Guia Completo Do Zero Aos 100 Pedidos Por Dia

O Shopee Ads ou qualquer Ads que a gente venha a utilizar, precisamos entender que o principal foco não é vender, o principal foco é gerar exposição para os seus anúncios. Ou seja, você possui um anúncio que não gera nenhum tipo de exposição, nenhum cliente vê os seus anúncios e a partir do momento que você utiliza o Ads as pessoas passam a ver o seu anúncio.

Então não faz sentido você desperdiçar tempo e energia para investir no Shopee Ads, para vender um produto que tecnicamente tem uma procura mínima e que você não é competitivo naquele preço.  

A validação do produto é a primeira coisa importante que você deve fazer. Você tem um produto com a sua devida procura e você é competitivo, se você de fato validou o anúncio, aí sim você poderá utilizar o Shopee Ads. 

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal do YouTube para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre O meu guia completo do zero aos 100 pedidos por dia utilizando o Shopee Ads:

Facebook Ads dá mais resultado que o Shopee Ads?

Sim, dependendo do nicho que você trabalhar ele irá te dar resultados melhores. Principalmente para quem está em localizações geográficas um pouco extremas, por exemplo, ao sul do país e ao norte, essas pessoas acabam brigando com o frete da Shopee, o maior concorrente deles é o frete. 

Quando você utiliza o Facebook Ads, você segmenta para pessoas do seu estado e estados vizinhos, você não tem essa briga pelo frete. 

Fase de avaliação do Shopee Ads

Costumo dizer que o Ads passa por três fases, a fase de validação não irei contextualizar aqui porque isso é o básico, uma vez que você validou, passamos para essas três fases.

A primeira fase é a de avaliação, e o que fazemos nesta fase? Normalmente quando estou na fase de avaliação. Ou seja, meu anúncio não possui nenhuma avaliação, eu utilizo o “Anúncio de descoberta”.

Mas, Cauê, porque você utiliza o anúncio de descoberta? Porque o anúncio de descoberta vai entregar mais por um menor custo. Então as impressões que ele vai te gerar é muito maior do que no anúncio de busca.

Como criar anúncio de descoberta na Shopee 

Indo no Shopee Ads e clicar “Criar novos anúncios”, escolha a opção anúncios de descoberta. Dentro da página você irá desmarcar a opção de “Otimização automática” e logo abaixo você vai escolher qual produto quer colocar no seu anúncio de descoberta.

Normalmente eu deixo 5 centavos no preço de oferta por clique, esse valor vai ser pago por cada clique para a plataforma, já no orçamento diário eu deixo entre 3 a 5 reais. O que seria esse orçamento diário? É o quanto você vai pagar por dia para a Shopee.

Após feito isso, clique em “Adicionar configurações avançadas” e nesta página eu recomendo você colocar 20% a mais dos 5 centavos. Porque basicamente é um empate de disputa, por exemplo, digamos que tenha eu e um concorrente disputando dentro da página de detalhes do anúncio de descoberta, o desempate é quem tem a maior porcentagem. Uma vez feito isso, basta você clicar em “Publicar anúncio”, com isso o seu anúncio estará publicado no anúncio de descoberta.

Fase de teste do Shopee Ads 

A fase de teste normalmente irá precisar de pelo menos 7 dias para fazer isso, isso é o mínimo. Então a primeira coisa que eu irei fazer é reativar o anúncio que pausei, esse anúncio eu pausei para esperar os produtos chegarem para os clientes. 

Como criar anúncio de busca na Shopee

Em “Criar novos anúncios” clique em “Anúncios de busca”, sempre a nível de produtos, em orçamento eu recomendo que seja entre 5 a 10 reais, o ideal é que você use o mesmo valor do anúncio de busca para o anúncio de descoberta na fase de teste.

Em limite iremos deixar sem limite e logo abaixo iremos selecionar o produto que iremos trabalhar. Vale ressaltar que no anúncio de busca sempre trabalhamos a nível de um produto. 

Ah, Cauê, eu trabalho com dois anuncio iguais. Se você colocar dois anúncios iguais vai ficar tudo automático, você não vai conseguir desabilitar a opção “Selecionado automaticamente”. 

E com isso automático, você não conseguirá adicionar as palavras-chaves que você deseja. Então você não vai conseguir tirar do automático, as palavras-chaves você não vai conseguir inserir, não consegue removê-las, isso tudo irá ficar 100% automático. 

Então é importante que você deixe somente 1 anúncio e desmarque a opção “Automático”, em seguida você adiciona as palavras-chaves recomendadas. Você pode observar que a Shopee irá te dar algumas palavras relacionadas ao seu produto.

A primeira coisa que você deve fazer é remover as palavras que não fazem sentido algum ao nosso anúncio. Uma vez que você removeu, você irá adicionar novas palavras para o seu anúncio. 

Após adicionar as palavras você irá selecionar todas elas e clicar em “Editar preço de lance”, em seguida edite o preço de lance para 6 centavos. Você fazendo desta maneira, não irá precisar fazer isso em todas as palavras, automaticamente ele irá fazer isso em todas as palavras. Após isso é só você publicar o seu anúncio.  

Primeiras alterações de busca na Shopee

No segundo dia do anúncio de busca, a primeira coisa que iremos observar é nosso CTR, todo e qualquer CTR abaixo de 2% você precisa intermediar, soluções precisam ser feitas. Agora acima de 2% precisa mudar alguma coisa? Sempre trabalhamos com perfeição, mesmo sabendo que ela nunca vai chegar. Então se tem espaço para melhorias, você precisa ser feito, mas não é o seu principal foco.

O que faz o cliente clicar no seu anúncio na Shopee

Cauê, eu estou entre o primeiro e o quinto lugar, mas o meu CTR é baixo. Então muito provavelmente a sua capa não está legal, porque o cliente viu o seu anúncio, mas não clicou nele.

O que faz o cliente clicar no seu anúncio? É a capa ou o preço, ou pode ser os dois. Agora, se você não tiver uma capa relevante e um preço competitivo, ele não irá clicar.

Ah, Cauê, eu tenho capa e tenho preço, porém o cliente não clica no meu anúncio. Então a palavra-chave que você está utilizando não tem correlação com o seu produto.

O que faz aumentar a classificação média do anuncio na Shopee

O que irá fazer aumentar a sua classificação média é você aumentar o seu orçamento, o seu lance. Se você está pagando 6 centavos, todos os anúncios de CTR baixo que não estão bem posicionados, vamos aumentar o lance entre 3 a 5 centavos dessas palavras.

É importante que você anote quais são as palavras que você fez as alterações, pegando alguma planilha, coloque o nome da palavra, posicionamento e quanto você estava pagando. Uma vez que você fez isso, aguarde o próximo dia para que você possa observar o seu posicionamento. Lembrando que precisamos ficar entre o primeiro até o quinto lugar no posicionamento.

Você ficando entre o primeiro e o quinto lugar, não precisará aumentar mais o seu orçamento. E você sempre vai acompanhar isso durante os três primeiros dias de anúncio.

Nesses três primeiros dias, o nosso foco não seria vender e sim ajustar o nosso posicionamento ou a nossa classificação média, para que o nosso CTR possa subir. Ou seja, para que o nosso anúncio definitivamente possa trabalhar. 

Cauê, estou em uma posição de sétimo lugar e o meu CTR está em 2%, neste momento eu preciso fazer alguma coisa? Na fase de teste você não precisa fazer nada, deixe assim por enquanto. Lá pro quarto dia você pode começar a inserir novas palavras.

Como o cliente pesquisa pelo seu produto na Shopee  

Basicamente eu “Exporto os dados” ele irá aparecer nos seus download, quando você exporta os dados da Shopee através dessa ferramenta, ela irá trazer uma planilha para você. 

Essa planilha não conseguimos decifrar o que está escrito nela, por isso utilizo a minha planilha. Irei disponibilizar o link caso você tenha interesse: Planilha de Palavras Chave Para Validar Produto e Shopee ADS. 

Dentro da minha planilha basta você importar os dados da planilha da Shopee, que ela irá te trazer todos os dados da sua campanha. Ao clicar no + ao lado esquerdo das palavras, irá aparecer como os clientes pesquisam pelo seu produto. 

Essas palavras você pode adicionar no seu anúncio de busca.

Shopee Ads: Guia Completo Do Zero Aos 100 Pedidos Por Dia
Shopee Ads: Guia Completo Do Zero Aos 100 Pedidos Por Dia

Fase de escalada do Shopee Ads

Feito todo esse procedimento certinho, vamos para a fase de escalada. Não iremos observar os 7 primeiros dias de teste, vamos começar a observar a nível de semana. Então, por exemplo, crie um padrão.

Você pode analisar todos os dias o seu anúncio, não tem problema algum, isso é muito difícil. Pois a sua classificação irá cair e subir mais de uma vez ao dia, e todos os dias ela irá mudar.  

Como otimizar o seu anúncio na Shopee

Então você vai observar tudo a nível de semana, por exemplo, a sua taxa de conversão está muito baixa, pode ser a questão da palavra-chave? Pode ser sim, lembre-se que excluir palavras faz parte do processo de otimizar o seu anúncio.

Cauê, estou com um CTR perfeito de 15%, porém a sua taxa de conversão permanece abaixo de 2%, você não será lucrativo com essa palavra. Então você quer dar uma chance para aquela palavra, passou uma semana se ela continuar ou piorar, é melhor excluí-la.

Ah, depois de uma semana ela subiu de 1.6 para 1.8, aí sim vale a pena você dar mais uma chance para ela. Então a nível de semana é importante você ver a sua taxa de conversão para excluir as palavras que de fato não performaram e inserir novas palavras através da planilha.   

Qual é o intuito do Shopee Ads?

Cauê, vou viver o resto da vida utilizando o Ads neste anúncio? Não, o Ads tem o intuito de curto e médio prazo de gerar vendas e exposição. Com isso você começa a desvincular o Ads daquele anúncio, fazendo o efeito contrário desacelerando o seu anúncio.

Como desacelerar o seu anúncio no Shopee Ads

Como eu desacelero a minha campanha? Você não precisa ter um anúncio que dependa do Ads o tempo todo. Por exemplo, você foi hoje e viu que teve 10 vendas com sua calça flare, porém você postou 30 produtos.

Se você teve 30 vendas e 10 foram do Ads, essas 20 vieram através do orgânico. Então quando você começar a perceber que você está tendo mais vendas no orgânico do que no Ads, esse é o momento de desacelerar as suas vendas.  

Devo manter o anúncio de descoberta ou escalar um novo produto na Shopee?

Eu recomendo que você mantenha o anúncio de descoberta, porque ele não é um anúncio de busca. Você pode manter o seu anúncio de descoberta e escalar um novo produto ou você só escalar um novo produto. 

Como ter um ROI positivo no seu anúncio na Shopee

Muitas pessoas não conseguem ter um ROI positivo, entregou o CTR, conversão, entregou tudo. Mas o ROI continua no limite ou você não está lucrando muito, normalmente ele fica no limite por dois fatores.

A sua margem de lucro é muito apertada ou você está pagando um lance muito alto, por exemplo, 30, 40 centavos por clique. Então quando maior for o lance, menor fica o seu ROI.

Você possui algumas soluções, dentro delas é a planilha, você pode pegar algumas palavras dela. E uma outra maneira, ver maneiras de reduzir os custos, por exemplo, você compra do fabricante, você pode começar a fabricar. Você reduzindo os seus custos, sua margem irá aumentar e consequentemente seu ROI irá melhorar.

Em último caso você pode aumentar um pouco o seu preço final, desde que seja gradativo. Acredito que desta maneira você irá ajustar o seu ROI para melhor.     

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre Shopee Ads, anúncio de descoberta passo a passo. Após o término deste artigo, irei disponibilizar o link deste outro artigo para que você possa acompanhar também: Shopee Ads Anúncio de Descoberta Passo a Passo

E por hoje é isso empreendedor(a). Espero que esse assunto tenha ajudado você e tirado suas dúvidas. Fico por aqui e espero você no novo artigo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!