Shopee Ads: Otimizando os Anúncios

Shopee Ads: Otimizando os Anúncios de Busca de Produto

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 18 de abril, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee Ads: Otimizando os Anúncios de Busca de Produto

Shopee Ads: Otimizando os Anúncios de Busca de Produto
Shopee Ads: Otimizando os Anúncios de Busca de Produto

No artigo de hoje vamos conversar sobre como otimizar os seus anúncios de busca de produtos no Shopee Ads. De fato, a otimização do seu anúncio é o mais importante quando falamos de investimento versus retorno. 

Lembrando que esse artigo faz parte da nossa sequência onde você aprender a manusear o Ads. E não somente isso, o intuito deste artigo é fazer com que o seu Ads seja lucrativo.

E quando falamos de lucratividade, precisamos falar de otimização, porque a otimização do nosso anúncio se reflete no lucro, quanto mais otimizado nosso anúncio estiver, mais retorno vamos ter. Por isso, é extremamente importante que você tenha um papel e caneta, e acompanhe fazendo anotações quantas vezes quiserem e depois pratiquem no seu Ads.    

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Quero disponibilizar um vídeo com excelente conteúdo para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber, tudo sobre Como otimizar seus anúncios de busca de produtos na Shopee:

Por que a otimização é importante na Shopee?

Cauê, por que a otimização é importante? De fato, você vai entender neste artigo, que a otimização chega a ser a peça mais importante da engrenagem do Ads. Afinal, é através da otimização que você vai melhorar o desempenho do seu Ads.

Ou seja, a otimização é utilizada para aprimorar os seus anúncios e melhorar o seu desempenho nas vendas dos seus produtos e da sua loja.

E quais os benefícios ao otimizar o seu Ads? Primeiro, para maximizar os retorno para cada real investido nos seus anúncios, gerenciar o ROAS, retornos sobre o investimento em Ads para um nível desejado, aumentar a exposição de produto e da loja, impulsionar as vendas e garantir que os anúncios estejam otimizados para um melhor desempenho.

Como iniciar no anúncio de busca da Shopee?

Mas, tudo tem um início, algumas semanas atrás eu ensinei como você cria um anúncio de busca, tanto para o produto quanto para a loja. Depois, eu ensinei a como que você entende as métricas, mais especificamente no artigo da semana passada, eu ensinei você a entender e interpretar as métricas.

E hoje, vamos juntar os dois, que é otimizar o nosso anúncio. Mas, tudo tem um start, primeiro você cria o seu anúncio, durante pelo menos os primeiros 15 dias após a criação de anúncios pagos, devemos dar atenção principalmente às despesas. Ou seja, quando a gente inicia uma campanha, nos primeiros 15 dias vamos ver a performance dela, e qual o nosso principal objetivo desses 15 dias? Observar as despesas, os ROAS, o VMB. 

Após 15 dias de Ads rodando teremos dados suficientes para fazer otimizações mais profundas. Mas, por que depois de 15 dias? Porque após esses dias de Ads rodando, teremos dados suficientes para fazer otimizações mais profundas.

Quanto mais informações conseguirmos no Ads, mais assertivo seremos. Então, é importante sempre esperar esses 15 dias. 

ROAS na seleção automática da Shopee Ads

Se você ativou o Shopee Ads no modo automático, você vai observar o ROAS do seu anúncio. Se ele estiver menor do que 2, ou seja, significa que o seu investimento retornará menos do que duas vezes, precisamos fazer algumas ações.

Primeira, é desativar a seleção automática, após isso vamos utilizar o manual. E para isso, vamos adicionar manualmente novas palavras-chave que sejam relevantes e tenham relação com seus produtos.  

Caso você esteja sem ideias de palavras-chave, você pode utilizar o assistente de vendas da Shopee. Ele fica nas Informações Gerenciais, assistente de vendas e palavras-chave mais procuradas. 

ROAS na seleção manual do Shopee Ads

Agora, se você começou o seu anúncio no manual, a primeira observação que você deve tomar é olhar o ROAS, a mesma coisa. Se ele estiver menos do que 2%, você vai observar a classificação média do seu anúncio.

Agora, se você está na seleção manual, ou seja, você começou o seu anúncio no modo manual, primeiro vai observar o ROAS. Então, todas as palavras-chave com um ROAS menor do que 2, você vai se atentar a classificação média.

Se a classificação média estiver boa, diminui o lance gradativamente. Uma leve mudança no lance pode melhorar o ROAS e ter um impacto baixo na classificação média. Digamos que você esteja na segunda na posição ou terceira, você diminuir um pouco o seu lance é que a sua classificação não afete tanto, você vai para quinto, sexto. 

Assim, você vai melhorar o ROAS e muito dificilmente vai prejudicar a performance. Por isso, vamos diminuindo devagar e gradativamente. 

Mas, se a classificação média estiver ruim, vamos retirar as palavras-chave que estão ruins. E se removermos uma palavra, precisamos adicionar novas palavras. Então, adicione novas palavras-chave que sejam relevantes e tenham relação com os seus produtos, teste com um lance baixo do sugerido para verificarmos a performance.

Mas se o ROAS estiver acima de 2, revise a classificação média e aumente o seu lance. Caso haja espaço para melhorar a classificação média. 

CTR na seleção automática do Shopee Ads

Além do ROAS, também devemos observar nosso CTR, ele é o cálculo sobre impressões e cliques. Se a seleção estiver automática, ou seja, o seu anúncio estiver 100% no automático e o seu CTR estiver abaixo de 1,50%.

Vamos primeiro revisar as fotos, nome e descrição dos produtos. Depois, classifique os produtos nas categorias certas, isso ajuda os compradores a acharem mais facilmente.

CTR na seleção manual do Shopee Ads

Se o seu anúncio estiver no manual, vamos observar o CTR, ele está abaixo de 1,5%? Vamos olhar as palavras-chave com correspondência ampla, sempre que for manual vamos ver ao nível de palavras-chave que estão com correspondência ampla e abaixo de 1,5%.

Então revise as fotos, descrição, produtos, olhar se está na categoria correta e depois mudar as configurações da palavra-chave para correspondência exata. Isso mostrará seu anúncio apenas para quem procura por aquelas palavras-chave selecionadas, o que poderá aumentar o CTR.  

Então, quando a gente muda de correspondência ampla para correspondência exata, vamos mostrar o nosso produto especificamente para quem pesquisar aquela palavra-chave ou produto. Com isso, acabamos ficando mais restritos, assim o nosso CTR tende a subir mais. 

Agora, se a seleção está no manual e ao nível de palavra-chave está exata com o CTR abaixo de 1,5%. Iremos revisar as fotos, nome e descrição dos produtos, ver a categoria do nosso produto. E por último, retirar as palavras e adicionar novas palavras que estejam relevantes com relação ao seu produto.

Shopee Ads: Otimizando os Anúncios de Busca de Produto
Shopee Ads: Otimizando os Anúncios de Busca de Produto

Remoção de palavras-chave na Shopee

A remoção das palavras faz parte da otimização do seu anúncio, e muitas pessoas têm medo ou dó de remover. Mas, entender uma coisa, remover palavras faz parte da otimização. 

Se o seu CTR está muito bom e o seu ROAS não melhora, e você já fez de tudo e aquela palavra-chave não está melhorando, então precisamos excluir, porque às vezes tem medo ou dó de excluir e ela acaba roubando nosso lucro.   

Vale ressaltar que aqui no meu site tenho um artigo que fala tudo sobre Como funcionam as métricas do Shopee Ads. Entao, após o termino deste artigo, irei disponibilizar o link de outro artigo para que você possa acompanhar também: Como Funciona as Métricas do Shopee Ads

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre o Ads da Shopee. Vou ficar por aqui, mas claro, irei lembrar todos que amanhã tem conteúdo novo no site, então não deixem de acompanhar e ficar por dentro de tudo.

 

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!