Shopee Ads: Validar e Otimizar para Escalar seus Anúncios

Shopee Ads: Validar e Otimizar para Escalar seus Anúncios

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 2 de março, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee Ads: Validar e Otimizar para Escalar seus Anúncios

Shopee Ads: Validar e Otimizar para Escalar seus Anúncios
Shopee Ads: Validar e Otimizar para Escalar seus Anúncios

Vamos que vamos, por o artigo ser sobre o Shopee Ads. Hoje eu vou ensinar o passo a passo para você diagnosticar os problemas que impedem a validação da campanha e do anúncio. E não somente isso, vou ensinar como corrigir esses problemas.

O Ads é um serviço de publicidade online oficial da própria plataforma. Por meio dele, os vendedores podem fazer os seus anúncios no marketplace para aumentar o seu alcance de suas ofertas e também, suas oportunidades de venda.

Afinal, os anúncios são um fator crucial para ter sucesso no varejo hoje em dia, sobretudo na internet.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar o link de um vídeo para aqueles sellers que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Shopee Ads: Investir R$60,00 e retornou R$3.100,00:

Conceitos básicos das campanhas no Shopee Ads

Ao iniciar uma campanha, -rvocê precisa entender o conceito básico dela, e qual seria? O processo de validação e o processo de escala. Se alguém chegar para você e dizer, sobe uma campanha agora e coloca 200 reais, essa pessoa não tem noção nenhuma do que está falando e ela prejudica quem está ouvindo o que está dizendo.

Na fase de validação você não vai investir um valor alto, porque você não sabe se aquela campanha vai ter um desempenho. E quando uma campanha não tem um desempenho, são diversos fatores, e vamos falar sobre isso daqui a pouco.

Mas, só passamos para a segunda etapa, quando, de fato, a gente identificou que aquela campanha e aquele produto juntos, são altamente lucrativos, aí, sim, começamos a investir na campanha.

Quanto tempo para validar o anúncio na Shopee Ads

Então, na primeira etapa ela precisa de pelo menos 7 dias para ter uma certeza se vai vender ou não. Ou seja, nos dois primeiros dias você só vai analisar e você vai ver o posicionamento dele.

Depois de 72 horas ou 3 dias do início da campanha, você vai analisar as métricas e fazer as correções. O que seria fazer as correções? Remover palavras-chave, mudar de ampla para exata. Então, aqui você vai começar a mexer nas palavras-chave.

Em seguida, depois de 144 horas ou 6 dias de campanha, você vai analisar as métricas e fazer as correções novamente. Lembrando que do dia 3 ao dia 6, você vai observar se você teve vendas, antes disso, o seu objetivo é corrigir os parâmetros, o CTR, as impressões, os cliques, o posicionamento, enfim.

Até o dia 3 e o dia 6 é isso que você vai fazer, porque após você fazer os correios, as vendas precisam começar a acontecer.

Em 168 horas ou 7 dias após o início da campanha, você vai analisar as métricas, fazer as correções e calcular o lucro. O seu ROI precisa estar positivo, se você investiu 10 reais e retornou 20, é positivo.

Neste período, você verificar as métricas e se está positivo ou não o seu ROI, indiferente do retorno que ele teve, se bateu, você começa a escalar, porque se entende que isso vai se melhorar e não piorar.

Campanhas na Shopee

Eu subi um anúncio hoje às 9 horas, amanhã eu irei verificar o meu posicionamento. Lembrando mais uma vez, quem nunca acompanhou nenhum artigo meu, no Shopee Ads Intermediário eu ensino você a subir uma conta e fazer tudo do jeito certo.

Então, subimos uma campanha e colocamos 10 centavos como base, no outro dia eu irei olhar meu posicionamento, se eu estiver entre a 1 e a 5 posição, eu não irei mexer no meu lançamento diário.

Agora, se eu estiver na posição 6 adiante, eu irei aumentar um pouco meu lance, irei aumentar de 3 a 5 centavos. No outro dia, você vai observar novamente para identificar se posicionou.

No terceiro dia, como eu ensinei logo acima, você vai analisar as métricas e fazer as correções. Então, o que eu vou observar? As palavras-chave que não tiveram um bom desempenho.

Existe um grande problema para quem não performa um anúncio, a quantidade de impressões muito baixa. E as impressões precisam ter um volume satisfatório para corresponder os cliques.

CTR mínimo e recomendável na Shopee

Se você lembrar, o CTR mínimo é de 2%, o CTR recomendado é de 2,5%. Então, vamos fazer um cálculo, se o meu CTR estiver 2% para cada 50 impressões, basicamente eu vou ter somente 1 clique.

Então, suas impressões precisam estar acima de 100, para poder fazer sentido para você. Se ela estiver abaixo de 100, não conseguimos fazer absolutamente nada, as suas impressões são primordiais.

E o que você pode fazer para aumentar as suas impressões? É você ter palavras-chave relevantes, que tenham um volume de pesquisa alto na plataforma ou uma quantidade grande de palavras, que juntas se tornam algo muito grande.

Mas, se você tem 2 ou 3 palavras com um volume de pesquisa baixo, você nunca vai conseguir performar ele, o recomendado é que você tenha palavras um pouco mais robustas.

Cauê, eu tenho impressões, mas não estou tendo cliques, o que eu faço? Ele pode ser ocasionado por alguns problemas, o primeiro problema é o posicionamento. Por isso, que na fase de teste é importante que você veja diariamente no mesmo horário o seu posicionamento.

Shopee Ads: Validar e Otimizar para Escalar seus Anúncios
Shopee Ads: Validar e Otimizar para Escalar seus Anúncios

Não estou vendendo na Shopee Ads, o que fazer?  

Cauê, eu tenho muitas impressões, o meu CTR está legal, mas eu não tenho vendas, o que eu faço? Então a sua campanha está performando, porque ela tem dois objetivos básicos: da exposição e dar cliques.

Se você tem impressões, você tem exposição, se você tem clique, você tem relevância, basicamente é isso. Mas, você não obteve vendas, diante de diversos anúncios, o seu apareceu lá em cima, a pessoa clicou porque gostou da capa ou o preço, mas quando chegou dentro do anúncio ela não comprou.

Concorda comigo que tem algum problema no anúncio? E normalmente quais são esses problemas? Falta de avaliação, a pessoa prefere seu anúncio para observar outras avaliações, e com isso, de tempos em tempos ela vai voltar no seu anúncio e verificar se teve avaliações, se tiveram 2 ou 3 avaliações boas, ela compra. Por isso, você recebe muito curtidas e nenhuma compra por falta de avaliação.

Segundo ponto, avaliação negativa, você está com 4,2 e o cliente quando entra no seu anúncio e olha a avaliação, ele vai olhar abaixo do seu produto. Então, quanto mais o seu anúncio estiver com avaliações com mídia, foto, mostrando a qualidade e poucas coisas negativas, isso já é um divisor de água.

Recomendação pessoal para Shopee Ads

Uma recomendação que eu faço para quem quer utilizar o Ads e não possui nenhuma venda. Crie um anúncio, coloque praticamente a preço de custo, jogue o Ads, faça 3 a 4 vendas, pause isso, acompanhe todo o processo de entrega do produto, deixe o produto impecável e chame o cliente para dar avaliação.

Afinal, é a certeza de você ganhar 5 estrelas, ou force uma avaliação. Após adquirir as avaliações, você vai retornar com o seu anúncio.

Como funcionam as vendas no Shopee Ads? 

Você possui um preço competitivo, uma capa que faça o destaque, ou seja, que você teve um clique, e você tem um anúncio minimamente aceitável, tenha um anúncio diferenciado.

É difícil você não ter vendas, você não terá vendas se suas impressões estiverem muito baixas, ou seja, é um produto que ninguém procura, se o seu preço é fora do normal, as pessoas estão vendendo a 25 reais e você a 40 reais.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala Explosão de Vendas com o Shopee Ads. Após concluir a leitura deste artigo, irei disponibilizar o link deste outro artigo para que você possa acompanhar também: Shopee Ads: Explosão de Vendas com a Shopee

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado desse novo assunto que trouxe aqui para o blog, e a partir de agora você aprenda a usar o Ads da maneira certa e correta.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!