Shopee: Anúncio Pausado por Categoria Incorreta! 

Shopee: Anúncio Pausado por Categoria Incorreta!

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 12 de junho, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Anúncio Pausado por Categoria Incorreta!

Shopee: Anúncio Pausado por Categoria Incorreta!
Shopee: Anúncio Pausado por Categoria Incorreta!

Recentemente a Shopee pausou milhares e milhares de anúncios que estavam em categorias erradas. Anúncio pausado por categoria incorreta? Será que eu consigo recuperar o meu anúncio? Será que vou perder meu posicionamento? As minhas vendas vão diminuir? Tudo isso você vai descobrir nesse conteúdo, eu irei explicar tudo passo a passo.

De fato, nos últimos dias a Shopee vem pausando muitos anúncios, inclusive, teve anúncios meus que foram pausados. Isso aconteceu por dois fatores, ou de fato você estava em uma categoria errada, ou quando você foi cadastrar o produto não tinha a categoria e a Shopee em algum momento inseriu aquela categoria.

E o que ela vai fazer? Vai pausar os anúncios, isso significa que não perdemos o anúncio. Mesmo que você tenha colocado a categoria errada sem querer ou por querer, você consegue fazer essa alteração.

Mas, a dúvida que você pode ter é? Eu vou perder meu posicionamento quando mudar de categoria ou as minhas vendas vão diminuir por conta dessa alteração? Essa eu tenho certeza que é a sua principal dúvida.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles vendedores que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como resolver o anúncio pausado por categoria errada? Será que vou perder meu anúncio ou meu posicionamento:

Por que seu anúncio pode ter sido pausado na Shopee?

Como eu disse, a gente pode ter um anúncio pausado por categoria incorreta de duas maneiras. Uma quando de fato, você não observou que colocou na categoria errada ou quando você foi cadastrar o produto e não tinha a categoria específica.

Com isso, você vai colocar em uma categoria mais próxima, porém, os dois em algum momento a Shopee vai pausar o anúncio para que você faça a correção. E de fato, a gente consegue reativar o anúncio.

Quais tipos de anúncios conseguimos reativar na Shopee?

E como que a gente reativar o anúncio? Dentro dos produtos, vamos em violações e teremos todas as abas, por exemplo, ativos, esgotados, avaliando, violados e inativos. Vamos clicar em violações e depois vamos em produto limitado.

Se o anúncio aparecer em banido, não tem o que ser feito, neste caso você cometeu algum erro muito grave que não tem a solução, você perdeu o anúncio. Agora, se estiver dentro da aba produto limitado, esses a gente consegue editar e alterar.

Como reativar o seu anúncio pausado na Shopee

E a Shopee mostra os anúncios que precisam de correção e diz o que precisa ser feito, por exemplo, produto em categorias incorretas podem dificultar o acesso dos compradores às listagens. O produto deve ser marcado na categoria principal e subcategoria correta. Por favor, atualize a categoria do produto para Roupas Femininas>Macacões>Macaquinhos e Jardineira>Macaquinhos.

Quando eu cadastrei esse produto não tinha as subcategorias macaquinhos e agora passou a ter. Com isso, a Shopee força a gente a alterar e como fazemos isso? De fato, a gente não precisa clicar no Lápis para alterar, podemos simplesmente clicar em “Aplicar Categoria” e já irá alterar automaticamente.

Feito isso, vamos atualizar e dentro de algumas horas, a Shopee vai voltar o seu anúncio normalmente. Então, devemos fazer isso em todos os anúncios, clicando em violação, produto limitado e fazer as alterações.

Anúncio que não de para reativar na Shopee

Agora, vamos pegar um exemplo que anúncio que pode acontecer de não conseguir alterar a categoria. E quando não conseguimos alterar, por que não consigo? No anúncio já fala, que não é possível editar enquanto o produto estiver em promoção.

Então, você precisa retirar todas as promoções que você esteja participando, como a leve mais por menos, oferta relâmpago, promoção, você precisa sair de toda. Para isso, você na Central de Marketing, as ferramentas que você cadastrou a oferta e sair de todas elas, para poder alterar a categoria.

Após alterar, você vai salvar e a Shopee vai validar. Após ser validado e o anúncio ficar ativo, aí, sim, você vai à Central de Marketing e cadastra as ofertas. Mas, com as ofertas em andamento, você não consegue fazer essa alteração.

E se você acha que está ruim para você, olha o que está acontecendo comigo. A minha jaquetinha bomber entrou em produto limitado, porém, eu estou participando de 27 campanhas. Eu tinha oferta relâmpago até ontem no dia 11.

Anúncio que não de para reativar na Shopee
Anúncio que não de para reativar na Shopee

Porém, o meu anúncio continua ativo, porque eu estou participando de ofertas oficiais da Shopee. E uma vez que eu paro de participar, eu consigo fazer a alteração. Então, esse é o passo a passo para que você altere e o seu anúncio volte a ficar ativo. Agora, vamos para as outras duas dúvidas que tenho certeza que você tem.

Como identificar se seu posicionamento vai cair na Shopee?

Cauê, o fato de eu alterar a categoria, eu vou perder relevância de posicionamento na busca? Ou o fato de mudar a categoria, as minhas vendas vão diminuir? Será? Vamos identificar isso agora.

E para isso, eu vou utilizar o exemplo da jaquetinha bomber. O anúncio de busca é o que o cliente faz? Ele vai na Shopee e pesquisa pelo produto, o que vai conectar o que o cliente pesquisou com o resultado que vai trazer para ele, é o título do seu anúncio.

Então, mudar de categoria não vai influenciar para melhor ou para pior a questão do seu posicionamento na busca. Porque o que determina é o seu título de anúncio.

Quando você ou um comprador pesquisa pelo busca na Shopee um determinado produto, o resultado é todo um banco de dados com base naquilo que ele digitou ou palavras semelhantes, por exemplo, jaqueta bomber ou jaquetinha bomber são semelhantes. Por isso, a Shopee consegue interpretar isso e não tem nada a ver com a categoria.

Existem algumas maneiras de os clientes encontrarem o seu produto, uma delas é pesquisa na barra e a outra é navegando pelas categorias. Então, na questão do posicionamento na busca, não vai interferir em absolutamente nada.

Exceto se você mude o título do seu anúncio, aí, sim, corre um risco de você perder o seu posicionamento e por consequência disso, você perder as vendas.

Será que as vendas vão diminuir na Shopee?

Agora, vamos para a segunda. As minhas vendas vão cair? Com base no que acabei de responder, não! Porém, o fato de você ter mudado de categoria pode aumentar um pouco as vendas ou pode diminuir um pouco. Mas, é muito irrelevante essa mudança, tanto para melhor ou quanto para pior.

Por que as vendas podem cair na Shopee?

Mas, por que isso pode acontecer? Lembra que falei do cliente possui algumas maneiras de encontrar seu produto, uma delas é tavares do busca e digitar e a outra, é ele navegar pelas categorias.

E como ele navega pelas categorias? Ele vai entrar nas categorias de Roupas Femininas, ele vai encontrar os pedidos ranqueados dentro da categoria, aqui já é outro posicionamento.

E dentro das categorias, você tem as subcategorias, que elas vão ficar ao lado esquerdo, por exemplo, vestidos, blusas, jaquetas, lingerie, jeans e outras. O fato de você ter mudado a categoria, pode melhorar e pode piorar.

E o que determina isso? Se você estava em uma categoria pouco procurada e passou a ir para uma que tem mais procura, tende a aumentar suas vendas. Se for ao contrário tende a diminuir.

Porém, isso é praticamente irrelevante, porque a maioria dos clientes não navega pela categoria, de cada 10 clientes que entram na Shopee, 9 vão direto no busca ou fica nas ofertas oficiais.

Leia também: Como Vender com a Nova Promoção da Shopee

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado do conteúdo e até a próxima.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Shopee: Anúncio Pausado por Categoria Incorreta!”

Nova Atualização das Taxas de Antecipação na Shopee

[…] Vale lembrar que possuo um artigo aqui no meu site que fala tudo sobre A Shopee estar parando anúncios por categoria incorreta. Se você deseja saber mais sobre o assunto ou aconteceu esse problema com você e não sabe resolver, irei deixar o link aqui para acompanhar: Shopee: Anúncio Pausado por Categoria Incorreta! […]

error: Content is protected !!