Shopee: Código GTIN-EAN Aumenta sua Exposição!

Shopee: Código GTIN-EAN Aumenta sua Exposição!

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 13 de março, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Código GTIN-EAN Aumenta sua Exposição!

Shopee: Código GTIN-EAN Aumenta sua Exposição!
Shopee: Código GTIN-EAN Aumenta sua Exposição!

No último dia 3/3, a Shopee subiu em seu mural a importância de você utilizar o código GTIN-EAN. Por mais que eu já tenha trazido um artigo com o assunto, resolvi trazer novamente.

Porém, não são assuntos repetitivos, são assuntos novos e importantes, e no artigo de hoje você vai entender a importância de utilizar os códigos. Então tá esperando o quê? Já pega sua caneta e sua anotação e acompanha esse artigo completo.

De fato, ao utilizar o código GTIN ou EAN, você acaba gerando mais exposições para o seu anúncio. Tenho as minhas dúvidas, quando a Shopee implementou o código ano passado, ele não estava gerando tanta exposição como está gerando agora.

Definitivamente, acredito que a plataforma conseguiu terminar todos os processos em relação a esse código, e quais esses processos? Gerar mais relevância na plataforma e gerar exposição fora da plataforma.

Sim, utilizando o código GTIN você tem a possibilidade do seu anúncio aparecer no Google Shopping ou até mesmo no Facebook.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Utilizar o código GTIN-EAN pode aumentar muito mais a sua exposição na Shopee:

Como os códigos influenciam no alcance de seus produtos na Shopee?

Iremos ler um artigo postado da Shopee no ano passado, mas novamente ela está evidenciando a importância de você cadastrar os códigos GTIN e o código EAN em seus produtos.

Para aumentar as chances dos seus produtos aparecem nos principais canais de marketing online, como o Google Shopping e Facebook, basta preencher corretamente o código GTIN-EAN.

Essa presença nas principais páginas de resultado de busca pode aumentar suas vendas, pois compradores conseguiram encontrar seu anúncio da Shopee mesmo fora do site.

Então, o primeiro exemplo, é que de fato, a Shopee cadastrou os anúncios dos vendedores tanto no Google Shopping quanto no Facebook. Então, de forma aleatória, os seus produtos podem aparecer em outros canais de venda.

O que é o código GTIN-EAN na Shopee?

O código GTIN (Global Trade Number) é uma numeração específica de cada mercadoria ou serviço, que vem logo abaixo do código de barras. Ou seja, é o código de barra do produto, todo produto tem um código de barras. É com esse código de barras que é identificado o produto.

Shopee: Código GTIN-EAN Aumenta sua Exposição!
Shopee: Código GTIN-EAN Aumenta sua Exposição!

Ao preencher o GTIN/EAN, em seus anúncios da Shopee, você terá alguns benefícios e vantagens.

Benefícios ao cadastrar o código GTIN-EAN na Shopee

Alguns benefícios ao cadastrar o código GTIN-EAN nos seus produtos da Shopee:

  • Aumente a visibilidade dos seus produtos.

  • Mais facilidade para o comprador encontrar seus anúncios.

  • Maiores chances do seu anúncio ser recomendado dentro da Shopee.

Além disso, a Shopee vai recomendar os seus produtos no Google Shopping e no Facebook. Querendo ou não, isso vai gerar mais visibilidade para os seus produtos.

Benefícios de usar o GTIN-EAN na Shopee

Melhorar o catálogo de seus produtos: com um GTIN-EAN, ao catalogar seus itens em um marketplace, como a Shopee, você pode encontrar informações do produto na plataforma (como imagem, descrição, título, etc.) e também as avaliações dos consumidores relacionadas ao mesmo.

Melhorar a pesquisa e recomendação da Shopee: adicionar o GTIN-EAN ao cadastrar seus produtos faz com que eles sejam mais facilmente encontrados e recomendados pela Shopee. Pois o algoritmo utiliza informações do produto extraídas diretamente do código para determinar o que vai mostrar aos compradores.

Impulsionar o posicionamento do produto em canais de marketing online: para aparecer em campanhas do Google e em ferramentas de busca externas como o Google Shopping, é necessário que o seu produto tenha o código GTIN-EAN preenchido. Isso permite que o Google classifique melhor os produtos que mostrará para os compradores, direcionando-os para aqueles com maior potencial de compra.

Como cadastrar os códigos GTIN-EAN na Shopee

Uma vez que você já sabe que o código GTIN ou o EAN nada mais é do que o código de barras, o que você precisa fazer? Quando você compra um produto para vender na Shopee vem um código de barras daquele produto.

Por exemplo, eu irei editar um anúncio meu de calça legging e irei preencher ele. Se você trabalha com variação de um produto, ele irá aparecer logo abaixo ao arrastar para o lado direito.

Assim, você irá copiar os códigos e colar na Shopee e depois atualizar. Feito isso, você já cadastrou o código no seu produto. Se você trabalha com produtos que não possuem variações, é somente o produto sem variação, o código irá aparecer em informações de venda.

O que fazer com produtos sem código de barras na Shopee?

Neste caso, você tem duas opções, uma mais correta e você vai precisar pagar por isso, e a outra opção que não é correta, mas funciona e você não terá nenhum custo. A primeira opção, é você comprar o código de barras, registrar esse código de barra e você pode utilizá-lo sem problema.

Esse é o melhor dos mundos. Então, você pode ir ao Google e digitar comprar código de barras, esse método é um dos melhores do mundo.

Existe outra maneira, que é você pesquisar o código EAN daquele produto, por exemplo, um produto que eu comercializo e não tenho o código de barras dele e nesse momento eu não posso investir neste código.

Então, você vai digitar no Google código EAN calça legging, no caso o produto que você deseja. Se por algum motivo você não achar o código, você pode usar um semelhante, assim você vai copiar e colocar em seu anúncio.

Mas, tem problema em fazer isso? Não tem problema, mas, se você tem condições de comprar os códigos, porque não são caros. Mas, mesmo assim, se você tem essa condição, faça!

Caso você não possuir essa condição, não faça isso agora, faça o que ensinei acima, e quando você tiver uma condição para isso você faz da maneira correta. Digamos que se você pegar o código do Google é como se fosse um tapa buraco, ele vai resolver o problema, mas você não pode utilizar aquilo para sempre.

O ideal é que em algum momento você compre a mercadoria com o código registrado ou registre esse código, deixando bem claro para você isso, não tem problema fazer, desde que seja temporário e lá na frente você faça as alterações.

Mantenha seus anúncios com o máximo de informações na Shopee 

É importante que você mantenha sempre os seus anúncios 100% com as informações preenchidas, preencher as informações do seu anúncio faz parte da otimização, e quanto mais ele estiver, mais relevância você vai ganhar na plataforma.

Além disso, você tem muito mais conversão, anúncios mais preenchidos e maior qualidade tendem a ter uma taxa de conversão maior do que anúncios que não são otimizados, que não colocam todas as informações, que não descreve todas as informações, enfim.

É importante, gaste tempo fazendo isso, ajuste tudo, preencha tudo, faça todo o processo certo. Se por agora você não consegue comprar pode pegar da internet, futuramente se Deus quiser você vai conseguir comprar e investir nisso.

Tenho certeza que muitos vão criticar, porque estou ensinando a pegar código e aquilo. Eu ensino porque eu sei que quem começa do zero sem muito caixa para investir tem essas dificuldades, eu já tive essas dificuldades e por isso eu me coloco no lugar dessas pessoas.

Então, se tem alguém que vai criticar pensando nisso antes de fazer um comentário negativo, eu estou ensinando a pessoa a vender.

Leia esse artigo também: Aumente sua Exposição Usando o Shopee Ads

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e que a partir de hoje comecem a cadastrar seus códigos GTIN em seus produtos.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!