Uncategorized

Shopee: Coleta Não Passou, E Agora?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 8 de dezembro, 2022
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Coleta Não Passou, E Agora?

Shopee: Coleta Não Passou, E Agora?
Shopee: Coleta Não Passou, E Agora?

O serviço de coleta da Shopee não passou para retirar as mercadorias, e agora como resolver isso? Então no artigo de hoje iremos conversar sobre este assunto.

As transportadoras da Shopee, é um sistema de logística que realiza a coleta e entrega dos pedidos da plataforma de marketplace com a transportadora da Shopee Xpress.

E inicialmente, todos os sellers que se cadastram na Shopee, possui o canal de envios dos Correios ativado. Porém, já é possível utilizar transportadoras como a Total Express, Loggi e Sequoia para tornar o seu frete na Shopee mais competitivo que os outros.

Infelizmente alguns sellers e vendedores da Shopee, quando saem dos correios para as transportadoras passam por uma certa dificuldade de fazer a primeira retirada. Logo após que acontece essa primeira retirada fica tudo normal, eles irão passar todos os dias ou nos dias programados com você.

Mas algumas vezes para fazer a primeira coleta existe uma dificuldade ou um problema, onde de fato a coleta não vai retirar e você precisa fazer algumas coisas.

Primeiro se resguardar, segundo para que de fato a transportadoras vá retirar as mercadorias e neste artigo iremos conversar tudo sobre isso. 

Mas antes de começar o artigo, para você que prefere absorver o conteúdo de uma forma diferente, irei disponibilizar um link do vídeo que falo tudo sobre Coleta não passou? E agora como resolvo isso?:

Como as coletas funcionam?

Vale ressaltar mais uma vez que caso você tenha saído dos correios para as transportadoras e por algum motivo a transportadora não foi retirar a mercadoria, você irá precisar seguir esse passo a passo que irei explicar.   

Infelizmente os sellers passam por esta migração dos correios para as transportadoras, de fato ocorre isso acontecer e com o que venho a entender que a Shopee não acaba notificando as transportadoras que precisam tirar essa mercadoria no endereço do vendedor, porque tudo é sistêmico.

Então o sistema da Shopee migra para você e exige que você passe a emitir nota fiscal, porque você foi para as transportadoras e o próprio sistema notifica elas, e em alguns casos não existe essa notificação. Por consequência, pelo fato da transportadora não ter essa ciência, ela não irá retirar as mercadorias no seu endereço.

Coleta não passou? O que devo fazer?

Primeira observação que você precisa fazer é ir nas “Configurações da Shopee” e em “Meus endereços”, verificar se de fato o seu endereço está correto.

Transportadoras específicas

Segundo passo, se você foi para alguma transportadora específica, por exemplo, a Total Express BR, a Loggi Express BR ou a Sequoia BR. Normalmente pessoas do interior ou de outros estados, exceto São Paulo, acabam indo para transportadoras específicas, no caso as que citei logo acima.

Se caso a Shopee migrou você para as transportadoras da Sequoia, recomendo que você entre em contato. 

Vá no “Google” e procure pelo telefone de contato da Sequoia. Basicamente você entrando em contato e conversando com eles sobre a Shopee ter tirado você dos correios e migrar para as transportadoras. No caso o dia de coleta era hoje e por algum motivo eles não vieram retirar, vocês poderiam ver no sistema se a Shopee notificou que precisam vir retirar a mercadoria. 

Alguns alunos que passaram a entrar em contato diretamente com as transportadoras através deste contatos, eles conseguiram fazer com que a coleta fosse retirar a sua mercadoria. 

Transportadora Shopee Xpress

Se caso você usa as transportadoras da Shopee Xpress, você precisa abrir um chamado ou ir no chat da plataforma. Você que foi para as transportadoras específicas e ligou para elas, mesmo assim abra um suporte. Vá no “Chat da Shopee” e entre em contato com eles, por alguns motivos. 

Primeiro motivo, para que você seja respaldado. Se lá na frente você tiver algum pedido cancelado, você já notificou a Shopee, já tem o número do protocolo e se porventura você receber alguma pontuação, poderá recorrer desta pontuação. 

Como contatar a Shopee

Então entre em contato com eles com a seguinte mensagem: Shopee vocês me tiraram dos correios para a transportadoras e o dia de coleta era hoje, agora já são 18:00 e ninguém veio até agora retirar a mercadoria. Então acredito que ninguém mais vai passar aqui para retirá-las, preciso que primeiramente vocês entendam o prazo dos pedidos.

Após isso, a Shopee irá pedir o número dos pedidos ou os arquivos com os pedidos, que é algo muito simples de fazer. Basta você ir em “Meus envios”, “A enviar” depois em “Todos” e você irá selecionar um período de hoje a uns oito dias atrás. 

Então por exemplo, hoje é dia 29 de novembro, vou pegar até o dia 21 e clicar em exportar, irá gerar o arquivo e assim que finalizar irá dar a opção de você fazer download. Após o término é só você enviar para o chat da Shopee.

Isso servirá para que você tenha um protocolo que você entrou em contato para se respaldar. O segundo motivo para a Shopee entender o prazo desses pedidos, para que não haja atrasos e por consequências disso um possível cancelamento por não envio.

E por último, você precisará falar para a Shopee que eles precisam resolver e que vocês precisam notificar a transportadoras para que elas possam ir em meu endereço retirar a mercadoria.

Shopee: Coleta Não Passou, E Agora?
Shopee: Coleta Não Passou, E Agora?

Contatei a Shopee e não fizeram a coleta ainda

Você irá fazer isso no primeiro dia, se caso vier a persistir nos próximos dias e ninguém vir retirar a mercadoria. Vá ao chat novamente e reclame que já é o segundo dia que estou nas transportadoras e até o devido momento não vieram retirar, aqui está o pedidos que podem entrar em atraso, eu preciso de vocês entendam o prazo dessas mercadoria e também notifiquem a transportadoras para vir retirar em meu endereço.

Se no dia seguinte continuar, vá novamente no chat e entre em contato, irá fazer todo o processo do primeiro e do segundo dia.  

Procon online

Após ter entrado em contato com o chat da Shopee no terceiro dia, você irá pesquisar pelo site “Consumidor.gov.br”. Basicamente é um procon online e nele você irá entrar com usuário e senha e irá abrir uma reclamação. Explicar tudo que está acontecendo colocando todos os números de protocolo.

De fato a Shopee irá responder você neste site, pois ela tem uma equipe específica só para atender o consumidor.gov.br, responder as reclamações de vendedores como também de compradoras.

Prazos estendidos  

Após feito todos esses processos, no quarto dia a Shopee provavelmente já terá entendido o prazo dos pedidos. Mas como assim Cauê? Digamos que eu tenha pedidos que vencem dia 30 de novembro e hoje é dia 29, basicamente a plataforma irá estender para 4 a 3 dias, ou seja, lá pro dia 4 e 5 de novembro.

Isso pode ser chato para os clientes e eles podem reclamar. Porém dos problemas que você está tendo, uma reclamação do cliente não é uma das piores. Você pode criar um script dizendo que a Shopee tirou você dos correios para as transportadoras e está com problema de coleta da mercadoria, mas a plataforma garantiu que amanhã seria retirado todos os pedidos. Então fique tranquilo que até amanhã o seu pedido será postado. 

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre Como proceder depois da sua primeira venda na Shopee, se caso despertar o seu interesse, irei disponibilizar o link aqui: Vendi um produto na Shopee e Agora? Saiba Como Proceder

E por hoje é isso empreendedor. Espero que você tenha entendido mais sobre o assunto e eu tenha ajudado você, fico por aqui e espero você no artigo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!