Shopee: Como Emitir Nota Fiscal Sendo MEI

Shopee: Como Emitir Nota Fiscal Sendo MEI

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 25 de fevereiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Como Emitir Nota Fiscal Sendo MEI

Shopee: Como Emitir Nota Fiscal Sendo MEI 
Shopee: Como Emitir Nota Fiscal Sendo MEI

É possível emitir nota fiscal sendo Microempreendedor Individual na plataforma da Shopee? Sim, eu descobri uma maneira de você emitir nota fiscal dentro da plataforma sendo MEI. Então, acompanhe comigo este artigo até o final, que você vai aprender como emitir suas notas fiscais e assim, não pagar por outros ERP para emitir a sua nota fiscal.

Ele foi criado pelo governo federal para enquadrar os profissionais que exerciam as suas atividades profissionais na informalidade. Com essa criação da modalidade, uma série de profissionais podem se formalizar e ter um grande acesso aos inúmeros benefícios, como a aposentadoria, financiamentos, licença maternidade, etc.

O MEI tem o significado de Microempreendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo. Após você finalizar o cadastro como um, você passa a ser um CNPJ, ou seja, poderá ter facilidades com a abertura de contas bancárias, nos pedidos de empréstimos e o mais importante, na emissão de notas fiscais. Além de possuir obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.

Mas antes de começar esse artigo maravilhoso. Quero disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o vídeo abaixo com tudo sobre Como emitir notas fiscais sendo Microempreendedor Individual na Shopee:

Como configurar nossa conta para emitir nota fiscal sendo MEI na Shopee

A primeira coisa que você precisa ter como MEI, é um certificado digital, e você pode fazer isso através do Google, por exemplo, você pode pesquisar por “Tirar certificado digital” no Google e terá o site da Serasa, você consegue retirar o seu certificado.

Lembrando que o certificado digital precisa ser tipo A1, não pode ser o A2 e nem o A3. O primeiro ponto é isso, você ter o certificado digital.

Inscrição estadual para vender e emitir notas fiscais na Shopee

O segundo ponto, é você ter a inscrição estadual. Lembrando que em alguns estados a inscrição estadual, assim que você abre o MEI ele já vem junto. Agora, em outros estados é opcional, aí você precisa solicitar.

E como você identifica se você possui a inscrição estadual ou não? Vá ao Google e digite “Verificar inscrição estadual”, você vai acessar o site da Sintegra, irá colocar o seu estados, por exemplo, em São Paulo.

Em seguida, você vai mudar para CNPJ, inserir o CNPJ e marcar a opção dizendo que você não é robô e clicar em consultar. A inscrição estadual vai aparecer acima do estabelecimento.

Caso não tenha a inscrição estadual, você vai precisar emitir essa inscrição estadual. Se você está pesquisando no Google para inserir inscrição estadual MEI, basta clicar no primeiro site portal da fazenda.

Nele, você vai solicitar a sua inscrição estadual. Provavelmente em São Paulo, pode ter em algum estado que você precise tirar a parte, na maioria isso já vem incluso a inscrição estadual.

Então, você precisa do MEI, inscrição estadual e você precisa do certificado digital. Com isso em mãos, aí, sim, você está apto a emitir nota fiscal.

Como configurar as notas fiscais na Shopee

Então, vamos ao site da Shopee, em perfil da loja, depois em configurações da nota fiscal eletrônica. Após isso, você será direcionado para a página do seu perfil, nela você irá selecionar a opção “Shopee”.

Em seguida, irá aparecer o seu CNPJ de cara, a sua inscrição estadual você irá inserir ela, em regime tributário você vai observar que o MEI não está disponível no momento, mas não sei qual a intenção da Shopee, porque o MEI já se enquadra no simples nacional.

Então, tecnicamente colocar simples nacional e MEI está sendo redundante. Pode ser que a Shopee tenha retirado o MEI por redundância ou por algum outro motivo. Mas, você pode pesquisar e ficar por dentro disso.

Shopee: Como Emitir Nota Fiscal Sendo MEI
Shopee: Como Emitir Nota Fiscal Sendo MEI

Quem é MEI se enquadra no Simples Nacional? 

Isso é um pouco confuso, mas a resposta é sim! Microempreendedor Individual são optantes pelo Simples Nacional. O Microempreendedor Individual foi instituído e hoje é gerido pelo Comitê do Simples Nacional, aliás. Ele também funciona como uma subdivisão deste regime.

Porém, de uma forma um pouco mais simplificada, com a isenção de diversos tributos e uma taxa mensal fixa.

Então, se o MEI se enquadra no simples nacional, você pode deixar a opção do simples nacional.

O que é o Simples Nacional? 

Simples nacional, como o nome já diz, ele é um regime tributário simplificado que garante a micro e pequenas empresas alíquotas mais baixas, recolhimento em guia única, menos burocracias e menos declarações.

Então, nesta modalidade a empresa vai pagar o imposto mensalmente sobre o valor do faturamento, sendo que a alíquota vária de acordo com a atividade executada e com a faixa de faturamento.

Essas atividades foram separadas em 5 diferentes anexos e cada um deles tem a sua tabela com suas alíquotas, sendo que cada tabela está dividida em 6 faixas de faturamento.

Como enquadrar o MEI ao Simples Nacional

Em percentual aproximado de imposto, basicamente é o imposto que você deve pagar por mês, por exemplo, 4%, isso é só para a Shopee ter uma noção.

Agora, em número de série da NF 001, se é a primeira vez que você vai emitir nota fiscal, então será 001. Agora, se você já emitir nota fiscal de um outro ERP, por exemplo, o bling e agora vai emitir pela Shopee, eu recomendo que você mude a série para não dar nenhum conflito.

Por exemplo, você colocou 001 na série no bling, começou emitir nota fiscal, se você manter a mesma série, a Shopee vai zerar, nota 1, 2, 3, etc. Porém, já tem nota na série 1 que você emitiu no bling.

Então a Shopee vai duplicar isso, e consequentemente vai dar erro, e a maioria que não altera a série não consegui emitir nota fiscal, porque vai dar nota fiscal duplicada. Então você muda a série para uma outra, 002 ou 003.

Normalmente a série 002, é utilizada para imitir nota fiscal de entrada, mas você pode usar a 2.

Certificado digital na Shopee

E agora, você vai inserir o seu certificado digital, então você vai clicar em enviar, vai jogar o arquivo, vai colocar a senha e vai confirmar a senha. Após realizar isso, você vai clicar em salvar.

Ele vai fazer toda a validação, se estiver tudo certo, vai dar um ok. Com isso, está pronto, você já pode emitir as notas fiscais.

Erro de envio de notas fiscais na Shopee

Uma vez que você salvou, você vai em Envio em massa e você vai observar a opção pedidos a enviar, e você vai observar que está bloqueado, você não consegue emitir nota fiscal.

O que você vai precisar fazer? Você vai em nota fiscal pendente e você vai emitir essas notas fiscais que estão na página, você pode selecionar todas de uma vez ou como também pode selecionar todas de uma vez e depois você vai clicar em Emissão de NF-s em massa.

Após terminar o processo, você vai em pedidos a enviar, e agora irá aparecer para você disponível para gerar os pedidos.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre Como Configurar o Bling na Shopee. Agora que você terminou a leitura deste artigo, irei disponibilizar o link deste outro artigo para que você possa acompanhar também: Como Configurar o Bling na Shopee – Guia Completo

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que você tenha gostado e entendido um pouco mais sobre esse novo assunto que trago aqui para o blog. Vou encerrar por aqui, e claro, não se esqueça de me acompanhar amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Shopee: Como Emitir Nota Fiscal Sendo MEI”

Como fazer controle e reserva de estoque no Bling

[…] Lembrando que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre Como emitir nota fiscal sendo MEI. Então, após o término desse artigo, irei disponibilizar o link deste outro artigo para que possa acompanhar também: Shopee: Como Emitir Nota Fiscal Sendo Microempreendedor Individual […]

error: Content is protected !!