Shopee: Cubagem ou Medidas Qual a Melhor Maneira?

Shopee: Cubagem ou Medidas Qual a Melhor Maneira?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 9 de março, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Cubagem ou Medidas Qual a Melhor Maneira?

Shopee: Cubagem ou Medidas Qual a Melhor Maneira?
Shopee: Cubagem ou Medidas Qual a Melhor Maneira?

No artigo de hoje vamos conversar sobre a diferença de Cubagem e Medidas na Shopee, e você vai identificar qual a melhor para você. E assim, você não vai ter nenhum prejuízo com o frete.

O que eu vejo de vendedores que ainda não entenderam a diferença de um e outro, não está escrito. Por isso, fique comigo e acompanhe o artigo todo, que vamos falar tudo sobre Cubagens e medidas.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Quero disponibilizar um vídeo para aqueles empreendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Qual a melhor maneira para usar na Shopee? Cubagem ou medidas:

Dimensões e pesos permitidos na Shopee

Estou com um artigo aberto da Shopee que fala sobre dimensões e pesos permitido para enviar pacotes. Este artigo é extremamente completo e rico em informações.

Ele fala de pesos e dimensões para envio, peso cúbico e peso bruto, considerações importantes sobre o cálculo de frete, dimensões permitido para os correios e transportadoras, enfim. Ele é muito completo para a leitura.

Para obter vendas cada vez mais efetivas e evitar algumas cobranças adicionais, é necessário que você cadastre os seus produtos dentro das dimensões permitidas e segundo a logística que realiza os seus envios.

A primeira coisa que precisamos entender quando falamos de cubagem, é transformá-la em peso e a maioria dos vendedores da Shopee não sabem disso. E como eu sei isso? Porque no meu último artigo do blog, quando falei sobre os valores que a Shopee estava cobrando adicionais, o que vi de seguidores que falaram que não sabiam, não estava escrito.

Peso e dimensões para envio na Shopee

Tanto os Correios quanto as transportadoras estimaram o valor do frete baseado nas dimensões e peso da encomenda e na distância entre comprador e vendedor. Logo abaixo irei explicar como funciona.

Peso cúbico vs. peso bruto na Shopee 

Agora, vamos entender como o peso cúbico é utilizado para calcular os fretes:

O peso cúbico identifica o volume ocupado por todas as cargas durante o envio. Os Correios calculam o peso cúbico da seguinte maneira:

Peso cúbico: (Comprimento{cm} x largura{cm})/ fator de cubagem.

Então, o fator de cubagem de envio dos Correios é 6.000 g/cm.

Já as transportadoras utilizam a seguida forma:

Peso cúbico: (Comprimento{m} x largura{m}) x altura{m}x fator de cubagem.

O fator de cubagem das transportadoras é 167 kg/m.

Ou seja, as unidades do pacote em centímetros são: (A x L x C) / 6000. E as unidades do pacote em metros são: (A x L x C) x 167.

Valores adicionais da Shopee

Então, sim, as medidas se transformam em peso, pega a altura, o comprimento e a largura e multiplica isso. Porém, ele entendeu que multiplicava tudo e ficava por isso mesmo, não, você tem um cálculo que vai pegar a altura, peso e largura, e vai transformar em peso.

A cubagem, no final das contas, se transforma em peso. Mas, antes de explicar como se chega nesse cálculo, eu preciso passar duas informações muito importantes.

Shopee: Cubagem ou Medidas Qual a Melhor Maneira?
Shopee: Cubagem ou Medidas Qual a Melhor Maneira?

Como funciona o cálculo de cubagem e medidas da Shopee

Esse cálculo é usado para considerar objetos que, apesar de possuírem um peso menor, ocupam muito volume durante o envio. Por exemplo: Travesseiros, edredom, etc. Isso, é uma forma de equilibrar a relação peso x espaço ocupado pela carga enviada.

Atenção: Será considerado para o cálculo do frete é o maior valor entre o peso bruto e o cubado.

Então, temos alguns pontos importantes que existem dois pesos, o peso bruto e o peso cúbico. E o segundo ponto é, o maior valor é o que será cobrado. Por exemplo, digamos que você tenha um produto que tenha um peso bruto de 700 gramas, relativamente um peso muito baixo.

Custos dos correios e transportadoras na Shopee

Porém, em contrapartida, ele é muito volume, ele tem 35 de largura, 45 de comprimento e 25 de altura. Então, entende-se que é um produto leve e muito grande, o que é feito pelos correios ou transportadoras? Eles vão calcular a altura, comprimento e largura, transformar em peso cúbico e identificar qual o mais pesado.

E sendo mais pesado, vai ser cobrado um valor de taxa, por exemplo, no peso bruto deu 10 reais, no peso cúbico deu 15 reais. Ou seja, os correios ou transportadoras vão cobrar 15 reais.

Outro exemplo, eu tenho um produto de 5 quilos, porem, ele é pequeno. Então, ele tem 15 de comprimento, 20 de largura e 8 de altura, depois que fez o cálculo da cubagem identificou que o peso bruto tem o maior valor, com isso, os correios ou transportadoras vão cobrar o peso bruto.

Peso cúbico da Shopee

Então, pode ser que esteja acontecendo cobranças adicionais por conta disso. Mas, como faço o cálculo? O cálculo das transportadoras é um pouco diferente do cálculo dos correios, assim como eu falei logo acima.

Com as demonstrações que deixei acima, você pode calcular a diferença de um e de outro. E assim, os correios e as transportadoras sabem identificar qual tem o maior peso, o cúbico ou o bruto.

E o maior peso, será o que vai ser cobrado, e consequentemente vai ser cobrado de você caso esteja errado.

O que eu recomendo? Você que possui um produto de peso muito baixo, e esse produto ocupa muito espaço, é que você coloque valores extras. Por exemplo, você vai pegar o seu produto e embalar ele, após embalar você vai pegar o comprimento, a largura e altura, e sempre coloque um valor adicional.

Por exemplo, deu 8 de altura, coloque mais 5 sentimentos, deu 15 de largura, coloque mais 15 centímetros, de 30 de comprimento, coloque mais 5 centímetros. Então, sempre coloque 5 centímetros a mais, que isso, no final vai dar 15 centímetros no total.

Dificilmente vai ter valores adicionais, e se tiver, foi na hora que os correios ou as transportadoras fizeram o cálculo errado. Com isso, a Shopee vai ser notificada, porque ela vai precisar pagar essa diferença e depois ela tira de você.

Então, é muito importante que você faça esse cálculo do peso e das medidas, depois do produto pronto e embalado. E, sempre pegue o maior valor, de medidas ou de peso, caso você trabalhe com variações.

Agora, se por algum motivo, você fez tudo certo e mesmo assim houve cobranças adicionais, você pode abrir um chamado na Shopee que ela vai reembolsar.

Como funciona os envelopes dos correios na Shopee 

O comprimento mínimo dos envelopes é de 16 centímetros e o máximo é de 60 centímetros. A largura mínima é de 11 centímetros e o máximo é 60 centímetros. Os correios disponibilizam uma observação com a seguinte mensagem: será admitido o acondicionamento de encomenda PAC em envelope bolha ou em algum material resistente a impactos, quando o conteúdo for constituído por mercadoria de pequeno volume e menor peso.

Caso você passe essas dimensões mínimas e máximas, dificilmente os correios irão postar os pedidos para você.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre As medidas e peso de envio da Shopee. Então, após o término deste artigo, irei disponibilizar o link deste outro para que você possa acompanhar também: Medidas e Peso de Envio da Shopee – Entenda Tudo Sobre

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado desse novo assunto, e que você tenha entendido melhor sobre Cubagem e Medidas da Shopee. Vou encerrar hoje por aqui, e claro, vou te esperar no meu novo artigo amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Shopee: Cubagem ou Medidas Qual a Melhor Maneira?”

Shopee: Problema ao Finalizar a Compra

[…] Vale lembrar que aqui no meu site tenho um artigo que fala tudo sobre Cubagem ou Medidas? Qual a melhor maneira para vender na Shopee. Então, após o término deste artigo, irei disponibilizar o link deste outro artigo para que você possa acompanhar e ficar por dentro de tudo: Shopee: Cubagem ou Medidas? Qual a Melhor Maneira? […]

error: Content is protected !!