Shopee: Diversificação para Faturar Mais de 100 Mês

Shopee: Diversificação para Faturar Mais de 100 Mês

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 27 de janeiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Diversificação para Faturar Mais de 100 Mês

Shopee: Diversificação para Faturar Mais de 100 Mês
Shopee: Diversificação para Faturar Mais de 100 Mês

No artigo de hoje vamos conversar sobre diversificação, é um tema muito importante que trago para o blog devido às circunstâncias que vem acontecendo na Shopee. A diversificação é a maior arma que você pode ter para manter a sua empresa saudável e sempre crescendo.

Para você entender um pouco sobre a diversificação, eu vou voltar um pouco da minha história e você vai ver que faz sentido. Assim que comecei a vender online há 10 anos, a minha maior preocupação era de fato que as coisas acontecessem, que eu começasse a vender e através delas fossem a minha renda principal.

A partir do momento que consegui isso, e gradativamente a minha vida financeira foi mudando através das vendas online, especificamente na época do Mercado Livre, eu passei a ter uma outra preocupação, qual era ela? Que da noite para o dia eu perdia tudo e voltasse para a vida que tinha antes.

Esse por muito tempo foi a minha maior preocupação, perdi muitas noites de sono com isso, e o que foi que aconteceu para que essa preocupação diminuísse? Diversificação, essa foi a maior arma que me tranquilizou nesta questão.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo com um excelente conteúdo para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Estratégia para faturar mais de 100 por mês diversificando produtos:

Diversificação de produtos

Após um ano e meio no Mercado Livre, eu já vivia 100% daquilo e vivia muito bem para ser sincero em relação às vendas na plataforma. Com isso, as preocupações começaram a surgir, então eu comecei a diversificar, eu trabalho com 3 produtos e se 2 deles pararem de vender, vai suprir a necessidade? Vai pagar todos os meus custos? E se por um acaso os 3 produtos pararem de vender? Então eu diversifiquei ao nível de produto, passei de 3 para 10, 12 produtos.

Vale ressaltar que você precisa fazer a validação deste produto, não adianta você ter 200, 300 produtos. Na minha opinião, entre 10 a 15 produtos bem validados, é o suficiente para você diversificar, e com isso, você vai crescendo pouco a pouco na questão de inserir produtos.

Mas, Cauê, como eu faço essa validação do produto? Tenho um artigo aqui no meu blog que ensina como fazer isso. Após o término deste artigo, irei disponibilizar o link aqui para você acompanhar esse artigo: Como Validar Produtos na Shopee: Meu Método

A primeira etapa de diversificação eu concluí, eu já não tinha mais o receio de deixar de vender, por conta da diversificação de produtos.

Diversificação de contas

Porém, eu tinha outros receios, se da noite pro dia por algum motivo a minha conta fosse suspensa por algum erro da plataforma ou meu? Por algum erro do meu fornecedor ou por algum erro eu perdi a minha pontuação, se isso viesse a acontecer eu ia deixar de vender.

Então o que eu fiz? Eu subi uma segunda conta no Mercado Livre, eu passei a ter duas contas.

Ah, Cauê, eu tenho que diversificar o nicho? Você pode diversificar, como também não tem essa necessidade. Eu mesmo não diversifico o nicho, eu tenho duas contas que vendem os mesmo produtos que estão no mesmo nicho, eu sou concorrente de mim mesmo.

Entre ser concorrente de mim mesmo e ser concorrente de outra pessoa, é óbvio que prefiro ser concorrente de mim mesmo.

Diversificação de plataformas

Diversifiquei os produtos e as contas, tudo certo. Mas, e se o Mercado Livre fechar da noite para o dia? Aconteceu alguma coisa? Por exemplo, na época que o Mercado Livre saiu dos correios para as transportadoras também houve muitos comentários que ele ia fechar.

Com isso, eu vim a pensar se ele fecharia da noite pro dia? Então o que eu fiz? Diversifiquei as plataformas, comecei na B2W, depois fui para a Magalu, loja virtual e por último a Shopee.

Então a partir do momento que eu diversifiquei os produtos, as contas e as plataformas, esse medo eu perdi. Por isso, que por mais que nos últimos dois vídeos que postei no meu canal do YouTube sobre: será que a Shopee vai fechar e eu acredito que não venha a acontecer.

Eu não tiro a sua razão de se preocupar, na sua situação, se eu não possuísse essa diversificação, eu também ficaria preocupado. Então diversifique, é muito importante você fazer isso.

Shopee: Diversificação para Faturar Mais de 100 Mês
Shopee: Diversificação para Faturar Mais de 100 Mês

Quando devo diversificar?  

Ah, Cauê, eu estou começando agora, eu já começo a me diversificar? Não, isso é em etapas, você vai diversificar ao nível de produtos, a sua preocupação é vender, diversificar os produtos? Você vai diversificar a sua conta, você vai subir uma segunda conta.

Começou a vender nas duas contas, você vai diversificar as plataformas, você pode ir para o Mercado Livre, você pode ir para uma loja virtual, essa diversificação.

Falando em diversificação, eu sei que demorei, mas agora vai acontecer, a partir da próxima semana vou soltar muitos artigos de Mercado Livre.

E se a Shopee fechar no Brasil? 

Entendeu que a diversificação é muito importante. Lembrando que por mais que eu não acredite que no curto e médio prazo a Shopee venha a fechar, já dei diversas razões, razões de mercado e de implementações que a plataforma vem fazendo, eu irei dizer mais uma para você se tranquilizar.

O fato da Shopee fechar na Argentina por motivos políticos e por mais que ela queira fechar as suas operações na América do Sul, é só uma questão de raciocínio, pense comigo. Se você pegar os principais países da América do Sul, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai, se juntar todos, o mercado brasileiro ainda é maior.

Entenda uma coisa, o mercado do Brasil está entre os top 10 do mundo, em questões de mercado online, vendas online. Então o Brasil está no top 10 do mundo, é um mercado gigantesco que a Shopee se apossou.

E se apossou de fato, porque hoje ela bate de frente com o Mercado Livre tranquilamente, e todos sabem disso. Mas mesmo assim, se existe a preocupação e eu não tiro a sua razão, faça a diversificação.

A importância da diversificação

Se você já está vendendo na Shopee, mas tem poucos produtos, foque na diversificação de produtos. Ah, Cauê, eu já tenho 10, 12 produtos que já está se vendendo muito bem, mas eu não subi outra conta porque não tem um outro nicho. Não tem problema, passa no mesmo nicho com os mesmos produtos, coloque um pouco mais barato de uma conta para outra, seja concorrente de você mesmo, não tem problema disso.

Subiu outra conta? Vai para outros marketplaces, pode começar pelo Mercado Livre, é um pouco mais difícil você penetrar as vendas? Sim, é difícil, mas não é impossível, você só precisa começar.

Lembrando que aqui no meu blog tenho um artigo maravilhoso que fala sobre Por que o seu produto não está vendendo na Shopee. Então após o termino aqui, quero que você acompanhe esse outro artigo que irei disponibilizar aqui: Shopee: Por que meu produto não vende?

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero de verdade que todos tenham gostado desse novo assunto aqui, e que agora você possa começar a diversificar os seus produtos, plataformas e suas contas. Vou encerrar por aqui e sim, te espero no artigo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!