Shopee: Minhas Vendas Caíram após Ativar o Modo Férias

Shopee: Minhas Vendas Caíram após Ativar o Modo Férias

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 13 de janeiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Minhas Vendas Caíram após Ativar o Modo Férias

Shopee: Minhas Vendas Caíram após Ativar o Modo Férias
Shopee: Minhas Vendas Caíram após Ativar o Modo Férias

Cauê, retornei a minha loja do modo férias e as minhas vendas diminuíram muito, porque isso acontece e como eu resolvo isso? Irei explicar tudo isso no artigo de hoje, então fiquem ligados e não percam nada. 

Algumas semanas atrás, antes do período de festas, eu postei um artigo aqui no blog dizendo quais são os pontos negativos de colocar uma conta em modo férias. Lembro também de dizer que fazer isso, deveria ser a última opção, já que normalmente tem consequências. 

E uma delas é diminuir as vendas e de fato normalmente isso acontece. Mas tem soluções para resolver isso, então vamos lá.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo excelente do meu canal para aqueles empreendedores que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre O que fazer com as suas vendas caírem após ativar o modo férias

Como funciona o modo férias da Shopee

Primeiro você precisa entender que quando coloca a sua conta em modo férias e quando você volta, normalmente as vendas diminuem. Digamos que você venda calça legging e você esteja no terceiro lugar do campo de busca da Shopee.

Quando você coloca a sua loja em modo férias, automaticamente você irá pausar o seu anúncio. Ou seja, o seu anúncio sai do ranqueamento e o que acontece? A pessoa que estava em quarto toma a sua posição, a pessoa que estava em quinto pega quarto e assim sucessivamente os demais vão subir o posicionamento por conta do meu anúncio que saiu dentro do sistema de pesquisa.

E durante o período que você se ausentar, os outros anúncios vão continuar performando, vão continuar entregando, gerar mais vendas e tudo mais. Então quando você voltar, já não vai estar na mesma posição, você vai voltar em uma outra posição e qual seria ela? Não sabemos.   

Quanto mais sua loja ficar no modo férias, maior será o prejuízo

Mas estenda-se que quanto mais tempo a sua loja ficar em modo férias, mais longe do posicionamento que você estava, você vai ficar. Lembrando que isso é um exemplo e não uma regra.

Por exemplo, eu estava na terceira posição, coloquei a minha loja em modo férias e fiquei 3 dias assim, quando eu voltar pelo fato de estar por 3 dias em férias, eu posso voltar na mesma posição ou posso voltar duas posições inferiores. 

Agora se eu ficar 5 dias, pode ser que eu já volte em uma outra posição, se eu ficar 10 dias, isso vai aumentando. Ou seja, quanto mais tempo em modo férias você ficar, mais distante do posicionamento que você estava tende a voltar. 

Então se o seu intuito não é perder vendas, você não pode colocar a sua loja em modo férias. Colocar ela em modo férias é a sua última opção, é como se você tivesse esgotado todas as possibilidades e como último recurso, você coloca a sua loja em modo férias.  

Se você não quer perder vendas, eu recomendo que não coloque em modo férias. Mas se mesmo assim, por algum motivo, você tiver que colocar e quando voltar, você está em um posicionamento inferior e por consequência disso as suas vendas diminuem, algumas coisas você pode fazer, vamos falar sobre isso agora.

De tempo ao tempo na Shopee 

Primeiro de tudo, você precisa dar tempo ao tempo, você precisa entender que o tempo vai se encarregar de voltar aquelas vendas. Pode ser que sim e pode ser que não, normalmente elas vão voltar, já que você chegou aquele posicionamento com algumas coisas importantes que fez, você fez alguma coisa de diferente para que as vendas aumentassem e você ranquear.

Se você manter aquele mesmo padrão, entende-se que vai voltar naturalmente sem precisar fazer nada. Pode acontecer de não voltar? Sim, já que aquilo que você aplicou para chegar naquele posicionamento há 2 meses atrás, hoje já não pode funcionar mais.

Mas na maioria das vezes, vai voltar ao normal desde que você dê tempo ao tempo.

Métodos para gerar exposição para os seus anúncios na Shopee

Existem outros fatores que você pode aplicar para melhorar a sua exposição dos anúncios, se você gerar mais consequente terá mais vendas. Irei citar todas elas logo abaixo:

  • Shopee Ads, você pode utilizar ele para aumentar a sua exposição;
  • Participar das ofertas oficiais da Shopee, isso vai te gerar mais vendas;
  • Transmissão por chat.

Uma dessas três, pode te ajudar muito na questão de gerar exposição para os seus anúncios.

Shopee: Minhas Vendas Caíram após Ativar o Modo Férias
Shopee: Minhas Vendas Caíram após Ativar o Modo Férias

Utilize a transmissão por chat da Shopee

Eu recomendo que você utilize a transmissão por chat, dispare mensagens para os seus clientes, aqueles que abandonaram o carrinho, aqueles que clicaram no seu produto mas não compraram, você precisa gerar um pouco de vendas.

As suas vendas precisam aumentar, porque aumentando isso o seu posicionamento vai melhorar e com isso você volta a vender da mesma maneira que estava anteriormente.

Diminuir o preço dos produtos na Shopee vale a pena?

Ah, Cauê, diminuir o preço na Shopee, vale a pena? Normalmente quando você diminui um pouco o preço, você aplica uma promoção, tende a melhorar um pouco as vendas. Afinal, você vai estar em uma posição inferior e normalmente você vai conseguir pegar aquele cliente que procura pelo menor preço. 

Ou seja, ele faz a pesquisa por preço, porém provavelmente você já tenha um dos menores preço, se você já tem um dos menores preço da Shopee, quanto mais próximo do menor preço você estiver, menos relevante vai ser você baixar o seu preço.

Mas, Cauê, eu possuo o menor preço da primeira página, vale a pena eu diminuir mais aquele preço? Sim, vale a pena, mas entenda-se que o benefício vai ser muito menor, a força de fazer isso vai ser muito menor comparado a você estar na quarta ou quinta posição e reduzir o preço para ser o primeiro menor o segundo.

Não se desespere e tenha paciência 

Então você vai ter menos força sobre o outro ponto que acabei de explicar. Mas no modo geral, eu quero dizer que, não se desespere, porque naturalmente as vendas vão voltar ao normal se você der tempo ao tempo. 

Se você quer acelerar um pouco esse processo, faça transmissão por chat, bem caprichada. Agora, se você quiser ir um pouco mais além, pode participar do Shopee Ads ou das ofertas oficiais da Shopee.

Tanto o Shopee Ads e as ofertas oficiais é uma maneira de você gerar mais exposição para os seus anúncios. Se você já utilizou o Ads e pausou ou colocou o modo férias durante esse período, é importante que você volte a analisar as métricas, corrija o que precisa ser corrigido. 

Afinal, quando você fica em um período fora, você volta no anúncio de busca e ela volta um pouco irregular, instável e você precisa corrigir essas métricas para que as vendas possam retornar. 

Lembrando que aqui no meu blog tenho um artigo que eu falo sobre Minha loja da Shopee vai entrar de férias, e agora? Então terminando de acompanhar este artigo, vou disponibilizar o link deste outro artigo para você acompanhar também: Shopee: Minha Loja vai entrar de férias, e agora?

E por hoje é isso meus empreendedores(a). Espero que tenha te ajudado com esse novo assunto e que você consiga aumentar o posicionamento dentro da Shopee. Fico por aqui e te espero no artigo que irei postar amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!