Shopee: Minhas Vendas Diminuíram

Shopee: Minhas Vendas Diminuíram e Agora?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 1 de março, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Minhas Vendas Diminuíram e Agora?

Shopee: Minhas Vendas Diminuíram e Agora?
Shopee: Minhas Vendas Diminuíram e Agora?

No artigo de hoje vamos conversar sobre nunca mais ter queda de vendas na Shopee. Cauê, eu consigo manter uma consistência de vendas? Sim, você consegue. Então, fique comigo até o final deste artigo, porque hoje você vai entender tudo.

O que ouço de vendedores da Shopee que falam, eu estava vendendo super bem e do nada parou ou eu tinha bastante vendas e caíram. Isso é muito normal de se acontecer, mas existem soluções que você pode aplicar para que isso não aconteça com você.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo excelente do meu canal para aqueles empreendedores que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como destravar e escalar as suas vendas na Shopee:

É normal ter quedas nas vendas na Shopee?

É muito normal quando as suas vendas caem, principalmente para quem está nos primeiros meses de Shopee, que começa a vender e daqui a pouco para de vender e não sabe por quê.

E de fato, existem certas coisas que só o tempo, experiência vão te garantir. Mas, eu gostaria de mostrar alguns erros de quem está começando a vender na Shopee, começa a fazer 50, 60, 100 pedidos por dia e muito rapidamente para, fazer 3, 4 ou 5 vendas.

Para que você possa corrigir isso se acontecer com você, e também, para você que ainda não aconteceu, você não deixe acontecer.

Existem alguns fatores que fazem as suas vendas caírem, primeiro você precisa diagnosticar um motivo para depois trabalhar na solução. E eu vou citar os principais motivos e dar as soluções.

Principais motivos das quedas nas vendas da Shopee

O primeiro motivo, é você que começou a vender na Shopee, pegou um produto que tenha procura e preço, sendo sorte ou não, você começou a vender. E o que é o mais natural? Vender na Shopee é fácil ou para que vou me preocupar se já estou vendendo, entrar na zona de conforto.

Por exemplo, entrou na zona de conforto, tá fazendo 100 pedidos por dia, tirando entre 300 a 500 reais líquido por dia, parou no ponto, não se aperfeiçoou, não procurou melhorias, focou em apenas um produto, não procurou diversificar.

Com isso, quando cai, a pessoa entra em choque, procurando por soluções. Porém, muito provavelmente pode ser tarde.

Então, a primeira dica é, nunca durma no ponto. Se você tem um produto que te faça 100 vendas, você precisa ter outro produto que te faça 200, depois um terceiro que faça 300. Porque se um parar, você pode voltar para 200 vendas, e com isso, você vai ter fôlego para ter outros produtos.

Shopee: Minhas Vendas Diminuíram e Agora?
Shopee: Minhas Vendas Diminuíram e Agora?

Por que meu produto parou de vender na Shopee?

O segundo motivo, por que meu produto parou de vender na Shopee? Existem diversos motivos, precisamos identificar ele para corrigir.

Primeiro motivo, a Shopee me desranqueou, ou seja, sua conta ainda não tem força suficiente para se manter posicionado. Então, tem anúncios que não entram na rotatividade de posicionamento, porque já são anúncios relevantes, anúncios muito fortes e outros que não possuem isso.

Então, ela começa a entrar nessa rotatividade. Você nunca pode ter um único meio de exposição, se você posicionou muito rápido no orgânico, muito provavelmente vai perder esse posicionamento porque seu anúncio não é relevante.

Você precisa de outros meios para gerar exposição, como o Shopee Ads, Ads externos, campanhas, seja de banner, relâmpago, campanha de cupons, tudo isso vai gerar exposição para o seu anúncio.

Concorrência e competitividade de preço na Shopee

Segundo motivo que pode fazer suas vendas diminuírem, chegou alguém com um preço bem melhor do que o seu e tomou conta do mercado.

Isso, é bem provável que não faça despencar suas vendas, ela vai cair um pouco, porque essa pessoa começou a roubar suas vendas. Mas, não ao ponto de zerar suas vendas, dificilmente pode ser esse problema.

Tempo de vida útil de um produto na Shopee

Terceiro problema, os produtos perdem a validade de necessidade, isso é muito normal, um produto que vende hoje e amanhã não se vende mais, por exemplo, o mini game, ele pegou hype e daqui a pouco passou, e a procura não existe mais por esse produto.

Principalmente para quem está em moda masculina e feminina, produtos de temporada, por exemplo, eu vendo biquíni, no inverno é natural que as vendas despencam, vendo jaqueta também, é natural que no verão as vendas despenquem.

Então, você precisa diagnosticar, entender o que está acontecendo por trás e trabalhar nas soluções.

Se você tem um produto que a validade de pesquisa acabou, não tem o que se fazer, você vai precisar se reinventar. Com isso, volta ao primeiro ponto, não dormir, não achar que a guerra está vencida.

Ah, eu tenho produto de verão. Então, você precisa trabalhar com produtos de inverno ou produtos que se vendem o ano todo, por exemplo, calça legging, calça flare.

Shopee: Minhas Vendas Diminuíram e Agora?
Shopee: Minhas Vendas Diminuíram e Agora?

Como prever as tendências de novos produtos?

Existe um site muito interessante que pode nos dizer se aquele produto começou a subir, se aquele produto começou a cair, se ele se mantém, e qual é ele? O Google Trends.

Ele é totalmente gratuito e você não vai precisar de cadastro e nem nada. Então, irei dar um exemplo de um produto atemporal, que se vende o ano todo, a calça legging.

Após você pesquisar no Trends, você vai observar o termômetro, ele não mede o volume de pesquisa, ele é um termômetro, onde 50% é a metade, ou seja, de 50 para cima e de 50 para baixo, sendo o 0 pior cenário e o 100 o melhor cenário.

Se você observar a calça legging, ela é atemporal, ela se vende o ano todo, existem momentos que ela sobe as vendas e momentos que se vende menos.

Produtos atemporais e temporais

Agora, irei dar exemplo de um produto temporal. A jaqueta bomber, ele passou a maioria do tempo em baixo e um curto espaço de tempo em cima. E se você observar, de 25 a 31 de junho de 2021, o inverno de 2021, depois em agosto começou a cair e em março começou de novo.

Então, se você é uma pessoa que vende roupas de frio na Shopee, saiba que você vai vender muito bem durante um período do ano e vai vender muito mal ou nada durante outro período do ano.

O biquíni, se você observar no período de verão vai ter muitas vendas e no inverno terá poucas vendas.

Então, você precisa ter essa sintonia, outro exemplo, mini game do passarinho descontrolado, do mesmo jeito que ele subiu, ele também caiu. Igualmente ao mini game, ele possui uma consistência de vendas e depois tem uma queda nas vendas.

No Trends, você consegue identificar e observar se os produtos são atemporais ou temporais, quais os produtos que se vende o ano todo, se é um produto que a validade está se acabando. Mas, o mais importante é voltar no primeiro tópico, nunca durma no ponto, nunca dependa de um único produto ou tipo de produto.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre Suas vendas estão caindo na Shopee e agora? Após o término da leitura deste artigo, vou disponibilizar o link para que você possa acompanhar este outro artigo: Shopee: Minhas Vendas Estão Caindo e Agora?

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham entendido e que eu tenha ajudado vocês com esse novo assunto aqui no meu blog.

5/5 - (1 vote)

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!