Shopee: Nota Fiscal de Entrada - Como Conseguir?

Shopee: Nota Fiscal de Entrada - Como Conseguir?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 3 de janeiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Nota Fiscal de Entrada – Como Conseguir?

Shopee: Nota Fiscal de Entrada - Como Conseguir?
Shopee: Nota Fiscal de Entrada – Como Conseguir?

Você precisa de nota fiscal de entrada e o seu fornecedor, fabricante ou distribuidor não faz isso para você? Acompanhe comigo até o final deste artigo, porque vou dar algumas soluções ou alternativas.

Cada vez mais a Shopee vem colocando os vendedores nas transportadoras e quando isso acontece você é obrigado a emitir nota fiscal de tudo que você vende. E com isso acontecem os grandes problemas. 

Os princípios das dores se iniciam nas notas fiscais de entrada, porque normalmente o seu fornecedor, fabricante ou distribuidor não emite a nota fiscal para você e quando emite é de um valor muito baixo. Esse valor baixo ajuda, mas não resolve. 

Por isso irei te dar algumas alternativas para que você possa ter a nota fiscal de entrada e assim justificar as suas notas fiscais de saída. Lembrando que se você só emite nota fiscal de saída e não emite de entrada, você está em grandes problemas, se a receita te pegar a multa é muito alta, essa multa passa do valor de 50 mil reais.  

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal do YouTube para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Nota fiscal de entrada na Shopee – Como conseguir:

Como funciona a nota fiscal de entrada

Vamos partir do princípio que quando você passa a emitir nota fiscal para um cliente, você precisa ter a nota fiscal de entrada. Ou seja, para você ter uma nota de saída, aquela que você emitiu, você precisa justificar com uma de entrada.

Porque isso é um trilho que percorre, ele não começa do meio para a frente. Ou seja, a partir do momento que você emite para frente, ela não, ela vem de trás, começa a do fabricante e vai indo até o cliente final. 

Isso tudo é um caminho que precisa ser tudo justificado, não justificado e sim tudo visível. Então é por isso que você precisa ter uma nota fiscal de entrada para emitir uma nota de saída. 

Emita nota fiscal de entrada com base na de saída   

Emita uma nota fiscal de entrada com base naquela de saída. Por exemplo, você vende calça legging, você precisa de insumos como folha, fita, papel, indo na Kalunga e faz essas compras e pede a nota fiscal no seu CNPJ, eu posso utilizar essa nota fiscal para vender a minha calça legging? Não, se você vende calça legging você precisa ter uma nota fiscal de entrada de calça legging. Então você ter outras notas fiscais de entrada que não tem nada haver com aquilo que você, não é justificável.

Então se você pretende fazer isso ou acha que era possível fazer isso, não pode ser feito isso. Você precisa se atentar a isso, lá no começo eu também pensei que poderia fazer isso. 

Forma tradicional de ter nota fiscal de entrada

Agora vamos aos meios de você ter nota fiscal de entrada, existem basicamente duas formas de você conseguir isso, que é a forma tradicional. Ou seja, você não paga pelo imposto.

Qual é a forma tradicional? Você comprou a mercadoria e você recebe a nota fiscal daquela mercadoria, se você comprar mil calças legging, você vai receber as mil notas fiscais daquela calça legging.

E você não paga imposto por isso, quem vai pagar é quem está te vendendo ou o imposto está embutido dentro do produto final, mas não tem nenhum acréscimo. E sabemos que a maioria dos fornecedores, distribuidores, fabricantes, enfim, eles não distribuem a nota fiscal por completo, na maioria nem nota eles te dão.   

Porém existe uma pequena parte que eles dão uma nota de valor baixo, você comprou 50 mil e ele vai te dar uma nota de 4 mil. É importante que você tenha essa nota, ela vai te ajudar, ela vai resolver o seu problema, mas ela vai ajudar.

Então todo fornecedor, fabricante que te disponibiliza uma nota de valor baixo, quase todos fazem, porque todos minimamente pagam impostos. O importante é pagar o imposto, não ficar sem pagar. 

Então ele gera um pouco de nota só para ter um volume para gerar e rodar, e aí paga os impostos. Então quase todos emitem nota fiscal de valor muito baixo, se ele conseguir te passar essa nota, já irá ajudar muito você. Isso será um custo a menos do que você vai ter no final.

Shopee: Nota Fiscal de Entrada - Como Conseguir?
Shopee: Nota Fiscal de Entrada – Como Conseguir?

Forma não tradicional de ter nota fiscal de entrada

A outra forma, que é a forma não tradicional, porém aqui deixo bem claro que você vai pagar o imposto dessa nota. Ou seja, você vai pagar o imposto da nota de entrada, mais o imposto da nota de saída, infelizmente não tem o que se fazer. 

Ah, Cauê, eu não quero pagar o imposto da nota de entrada. Então você precisa pagar da forma tradicional, comprar a mercadoria e pegar o valor cheio da nota. Se você não pega o valor cheio da nota, um valor abaixo ou não pega nada, não tem opção, forma não tradicional você vai pagar o imposto e existem duas maneiras.   

Emita uma nota fiscal de entrada para você mesmo

A primeira delas é emitir uma nota fiscal de entrada para você mesmo, existe essa opção de você emitir uma nota fiscal de entrada para você mesmo. Eu recomendo que você converse com seu contador, ele irá te explicar certinho como você vai fazer isso, quais são os tributos que isso vai ocasionar para você pagar e vale ressaltar que são dois impostos, o de entrada e o de saída. Então ele vai te explicar tudo certinho como funciona.

Comprar nota fiscal de entrada 

A segunda delas e última, é você comprar nota fiscal de entrada de uma outra empresa. Normalmente eu faço isso, eu tenho contatos de pessoas que emitem nota fiscal de entrada e você paga imposto daquilo que algumas vezes eu preciso recorrer, não são todas as vezes que faço isso.

Mas as vezes eu recorro a pessoas que vendem nota fiscal, que sejam quentes, legítimas, você vai discriminar o que deseja na nota, por exemplo, eu quero calça legging, quantas calças legging? 1000 mil calças. Qual seria o valor que você quer pagar em cada unidade? Eu quero pagar R$10,00.

Ele vai colocar tudo isso na sua nota fiscal, pegando o valor da unidade e multiplicar pela quantidade de calça legging, esse valor que der você vai pagar 4% de imposto que você vai pagar. Com isso você vai ter a nota fiscal de entrada.

Lembrando que é importante que você verifique a empresa que faz isso no seu estado, por exemplo, estou em Minas Gerais, pode me passar o contato? Eu passo, porém quando ele emitir nota fiscal para você, irá pagar dois imposto, o tradicional e o imposto que é de um estado para outro. Então normalmente isso não compensa, o que compensa é você ver alguém dentro do seu estado. 

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre Se vender na Shopee precisa emitir nota fiscal. Após o término deste artigo, irei disponibilizar o link deste outro artigo maravilhoso para você acompanhar também: Vender na Shopee Precisa emitir Nota Fiscal?

E por hoje é isso empreendedor(a). Espero que eu tenha ajudado você com esse assunto e tenha tirado as suas maiores dúvidas sobre as notas fiscais de entrada. Fico por aqui e não esqueça de acompanhar o novo artigo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!