Shopee: Nova Atualização nos Pontos de Penalidade da Shopee

Shopee: Nova Atualização nos Pontos de Penalidade da Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 28 de dezembro, 2022
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Nova Atualização nos Pontos de Penalidade da Shopee

Shopee: Nova Atualização nos Pontos de Penalidade da Shopee
Shopee: Nova Atualização nos Pontos de Penalidade da Shopee

No artigo de hoje vamos conversar sobre a nova atualização dos pontos de penalidades que a Shopee vai implementar a partir do dia 9 de janeiro. Então acompanhe esse artigo até o final porque ele é muito importante para você.

A Shopee cada vez mais vai restringir aqueles vendedores que não entregam aquilo que ela recomenda, porque cada vez mais o mercado é competitivo e de certa forma o Mercado Livre ainda tem algumas vantagens que a Shopee ainda não proporciona ao consumidor final. 

E uma delas é permitir que vendedores vendem e não postem aqueles produtos, por mais que no Mercado Livre isso exista é muito menor do que a Shopee. Então essa nova atualização vem para restringir esses tipos de vendedores.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre A nova atualização nos pontos de penalidade na Shopee:

Como funciona o sistema de penalidade da Shopee

Antes de falarmos sobre a nova atualização da Shopee, já adianto que ela vai piorar um pouco as métricas para que você se mantenha daquilo que ela solicita. Mas antes irei contextualizar como funciona o sistema de pontuação da plataforma.

O sistema de pontos de penalidade do vendedor na Shopee, foi desenvolvido para ajudar você a alcançar máxima qualidade em diversos aspectos das vendas online. Também conhecida como excelência operacional, seu objetivo é garantir uma plataforma com altos padrões de serviço. 

Com ele é possível acompanhar o desempenho da sua loja e destacar quais áreas precisam da sua atenção. O que dá a você a oportunidade de corrigir essas falhas e manter sua loja em destaque.

Na Shopee você inicia uma trajetória sem nenhum ponto de penalidade e só recebe se houver alguma falha no ciclo de vendas. Ou seja, se você cumprir todos os prazos e metas, seguirá aproveitando todos os benefícios de vendedor que a plataforma oferece. 

O que acontece se você receber pontos de penalidade?     

Os pontos de penalidades são contabilizados ao longo dos trimestre do ano, janeiro a março, abril a junho, julho a setembro e outubro a dezembro. Então de 3 em 3 meses a Shopee reseta suas pontuações, ela limpa o seu histórico para que você entre no trimestre zerado.

Conforme sua loja for recebendo pontos de penalidade, perderá alguns benefícios oferecidos pela Shopee. 

Métricas que a Shopee exige dos vendedores 

Então basicamente é o seguinte, algumas coisas a Shopee exige que você se mantenha abaixo daquilo e se você não se manter recebendo pontuações. E existem pontuações que elas não pontuam, então ou seja, ela solicita que o recomendado seja abaixo disso, qualquer coisa acima disso não acontecerá nada com você.

Dentro do “Desempenho da Conta” você consegue visualizar as métricas que a Shopee exige que você mantenha ou não. Elas são separadas em 3 blocos, o primeiro é a questão de anúncios, o segundo os envios, o terceiro é o atendimento ao cliente e a satisfação do cliente.  

Violações de anúncios  

Violações de anúncios graves, ele irá mostrar a sua loja e a meta. Ou seja, eu não posso ter nenhuma violação de anúncio grave, se caso eu receber é um ponto que recebo. Um outro exemplo, pré-ordem list, não tem aquelas vendas de pré encomenda, que você vai fabricar a peça depois que a venda acontece. 

Então aqui você também tem isso, a Shopee pede para ser menos do que 10%, porque se você ultrapassar isso nada acontecerá. A mesma coisa serve para outras violações de anúncios, a Shopee fala para você ter 0, mas se você tiver outras violações anunciando que não seja grave não acontecerá nada.

Envio dos produtos 

Em envios se você não cumprir a taxa de não cumprimento, que é a taxa de pedidos cancelados que a Shopee fala que precisa ser menos do que 8%, você recebe 1 ponto de penalidade.

Envio em atraso, a Shopee exige que seja menos do que 8%, se você não cumprir 1 ponto de penalidade. E por fim tempo de preparo, a Shopee pede para você ficar abaixo dos 2 dias, mas isso não recebe nenhum ponto de penalidade com isso.  

Atendimento ao cliente

A taxa de resposta ela pede para você ficar acima do 70%, se você ficar abaixo disso nada vai acontecer. Então existem certas coisas que você pode errar que não terá nenhum impacto, e existem outras que se você errar irão gerar impacto.

Então quais são as que de fato geram impacto? Violações de anúncios graves, taxa de não cumprimento e taxa de envio atrasado. Essas são as 3 métricas que vão pontuar você, as demais elas não geram nenhum impacto para você.

Tabela de pontos acumulados

Você pode observar a tabela da Shopee de pontos acumulados, vou explicar ela para você:

Shopee: Nova Atualização nos Pontos de Penalidade da Shopee
Shopee: Nova Atualização nos Pontos de Penalidade da Shopee

Se você receber de 0 a 2 pontos, não acontecerá nada com você, agora se você recebeu de 3 a 5 pontos, você já começa a receber algum tipo de infração. Ou seja, você será removido do programa de vendedor indicado, exclusão das campanhas de marketing e retirada parcial de anúncios pagos dos produtos de busca e das descobertas do dia.

Basicamente você irá perder o posicionamento no orgânico e no pago. Você cumpriu os 28 dias, zerou isso, voltou tudo ao normal, porém os pontos ainda continuam durante o trimestre. Se caso você vier a receber  mais 1 ponto, você irá voltar a ficar 28 dias sem participar desses benefícios. 

Duração dos pontos de penalidade

Os pontos de penalidade e a suspensão de benefícios são cumulativos. Desse modo, se a sua loja é penalizada mais de uma vez no trimestre, além dos pontos a mais, os benefícios são congelados por mais de 28 dias a partir da pontuação mais recente.  

Mudanças que a Shopee fez nos pontos de penalidade

A partir do dia 09 de janeiro de 2023, será aplicado um ponto de penalidade adicional àqueles vendedores que, em uma semana, ultrapassaram os 40% de taxa de envio, se você tem 8% de limite para ter pedidos cancelados e a taxa de não comprimento engloba duas coisas, os pedidos são cancelados, como as taxas de devolução e reembolso. 

Somente irá contar aquilo que você fez de errado, as reclamações que o cliente abriu e que de fato você errou. Você tem até uma cota de 8%, se você for para 9% você vai receber um ponto, se você for para 20% vai receber um ponto. Agora se em uma semana ultrapassar 40%, você vai receber um ponto, porque você já ultrapassou mais um outro ponto pelo fato de você ter ultrapassado isso. 

Porque a Shopee implementou essa nova mudança?

Provavelmente que a Shopee tenha feito isso porque tenho a convicção que muitos vendedores ultrapassam o limite do aceitável. Se a Shopee fala que é 8% e isso é uma porcentagem muito legal. Porque no Mercado Livre são 2% e essa porcentagem para a da Shopee é muita coisa.

Então é muito importante que você se mantenha dentro daquilo que a Shopee solicita. Vejo que muitas pessoas quando começam a crescer de maneira desorganizada, a maioria recebe pontos de penalização, porque? O seu fluxo de caixa é muito curto, rapidamente o seu saldo fica retido na minha renda e por consequência disso você não consegue comprar mais mercadorias. Com isso vem os pedidos cancelados. 

Leiam também: Shopee: Como remover pontos de penalidades – Guia Completo

E por hoje é isso empreendedor. Espero que você tenha entendido o assunto. Fico por aqui e espero você no artigo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!