Shopee: Nova atualização nos Prazos de Envio

Shopee: Nova atualização nos Prazos de Envio

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 4 de janeiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Nova atualização nos Prazos de Envio

Shopee: Nova atualização nos Prazos de Envio
Shopee: Nova atualização nos Prazos de Envio

A Shopee ela vai atualizar os prazos de envio em breve. No artigo de hoje vamos conversar sobre esse assunto, sobre essa atualização que a plataforma irá mudar de 3 para 2 dias úteis nos prazos de envio. Além disso, vamos conversar um pouco sobre o processo de envio que acontece na Shopee.

Se você acompanha os meus artigos desde o ano passado, eu  venho falando que a Shopee vai passar por muitas atualizações. Já falei sobre o valor mínimo de compra que vai atualizar em algum momento, os prazo de envio que iria atualizar.

E não tenho nenhuma bola de cristal. Apenas tenho a experiência de estar dentro do Mercado Livre desde do seu princípio e todas as mudanças que ocorreram lá, vem acontecendo na Shopee também.   

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal do YouTube para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre A nova atualização nos prazos de envio da Shopee

Mudanças futuras na Shopee

Essas mudanças que vem acontecendo em curto prazo, a maioria acha que isso vem para prejudicar. Porém quando pensamos em micro e vamos para o macro, as coisas mudam.

Hoje é unanimidade dizer que o Mercado Livre tem o melhor processo logístico do Brasil, sem sombras de dúvida é o melhor do Brasil. Porém a 5 anos atrás não era assim, ele passou por esse mesmo processo que a Shopee vem passando hoje.

Mudanças nos prazos de envio, cada vez mais ela foi apertando o cerco, alterou de três dias úteis para dois dias úteis, depois ela alterou de dois dias úteis para 24 horas. O processo de envio mesmo era muito bagunçado, tinha muitos pedidos cancelados porque a transportadora não ia retirar ou não entregava, enfim.  

O Mercado Livre teve um período muito complexo e complicado, muitas pessoas desistiram dele na época por conta disso, toda mudança e principalmente quanto maior for essa mudança, mas colaterais ela tem.

E quando falamos de melhoria de um processo de logística, pensando a nível Brasil, entende-se que é algo muito grandioso e toda mudança para algo grandioso tem os seus efeitos colaterais.

Porém esses efeitos colaterais vêm sendo corrigidos pouco a pouco, como eu mesmo disse, há 5 anos atrás o Mercado Livre passava por esse mesmo problema e hoje ela é referência.

A Shopee vai alcançar esse objetivo em um menor tempo

A Shopee por outro lado, acredito que ela vai alcançar isso e em um tempo muito menor, porque ela sabe como o Mercado Livre fez e ela sabe os erros cometidos deles. Quanto menos erros são cometidos durante aquele processo, mais rápido você vai chegar nele.

Então só o fato da Shopee copiar isso para o seu negócio, ela vai evitar muitos erros que o Mercado Livre não conseguiu evitar. Mas até chegarmos lá, efeitos colaterais eles existem, sempre falei para meus alunos e seguidores, isso é algo que não me desespera, porque eu já vivi isso no Mercado Livre.

E tudo foi resolvido e houve melhorias, na Shopee vai ser a mesma coisa. Ah, mas a Shopee devia melhorar o processo dela antes de diminuir de 3 dias para 2 dias úteis. Sim, isso eu concordo com você, porém tirar de 3 dias para 2 dias úteis é muito rápido fazer isso, do que resolver um processo todo de logística. Uma coisa não necessariamente tem haver com a outra, é mais ou menos assim.

Como funciona o processo de logística da Shopee

Eu vendo um produto proibido dentro da Shopee, ela vai e derruba esse anúncio e a minha justificativa ou desculpa é dizer que tem outros anúncios também. 

Sim, existem outros anúncios que serão derrubados igual ao seu, então entende-se que uma coisa não tem muito a ver com a outra. A Shopee precisa melhorar o seu processo de logística, mas isso não impede de ela começar a arrumar um outro problema.

Afinal, se no Mercado Livre eles exigem que o envio seja em 24 horas e a Shopee são 3 dias úteis. Existe algum problema nisso, mas não precisa corrigir esse para começar outro, você consegue fazer os dois simultaneamente.

Além disso, não sabemos como e afundo o processo da Shopee com as transportadoras. E não sabemos o quanto a plataforma multa as transportadoras, porque existe um contrato entre elas. E quando o serviço não for de acordo com esse contrato, alguém paga essa multa.

A mesma coisa serve para os correios. Ele possui um prazo de envio, se o produto não chegar dentro daquele prazo, ele passará a pagar uma multa para o contratante. Porém a maioria não corre atrás, mas se você ler as políticas dos correios isso acontece, então não sabemos o quanto a Shopee multa as transportadoras ou o quanto ela fica em cima disso.

Se você fosse o dono da Shopee, não ia conseguir resolver isso tão simples e rápido assim. Porque não é tão simples e rápido como você pensa. Como eu disse, o Mercado Livre demorou mais de 3 anos para chegar em um modelo de logística quase perfeito, não digo perfeito porque existem problemas lá também. Porém muito menos do que a Shopee. Mas entende-se que as coisas não funcionam rápido e simples assim.  

Shopee: Nova atualização nos Prazos de Envio
Shopee: Nova atualização nos Prazos de Envio

Mudanças no prazo de postagem da Shopee 

Então a partir do dia 1 de fevereiro de 2023, o prazo de postagem de pedidos na Shopee será reduzido de 3 dias para 2 dias úteis. Desta forma, após aprovação do pagamento, você terá 48 horas (considerando apenas dias úteis) para realizar o envio do pedido.

Por exemplo, o cliente realizou o pagamento e confirmou em uma segunda-feira as 6 horas da manhã, você tem até terça feira para postar esse pedido. Porque 6 horas da manhã de terça da 24 horas, 6 horas da manhã de quarta vai dar 48 horas e nesse horário você não vai conseguir postar aquele produto. Então você vai conseguir postar esse produto nos correios às 9:00 ou no horário que a transportadoras passar para retirar. 

Ou seja, vai exceder algumas horas daquelas 48 horas. Então na verdade não são dois dias úteis, são 48 horas úteis para você postar aquele produto. 

Porque a Shopee vai fazer essa mudança?

Porque o prazo será reduzido? Para tornar o envio dos pacotes mais rápido, oferecemos uma experiência de compra ainda melhor para os compradores. 

Período de transição   

Porém a Shopee vai dar um período de transição. Consideramos que essa mudança possa impactar as operações da sua loja neste primeiro momento, fevereiro será um mês de transição, para que você possa se adaptar ao novo prazo com tranquilidade.

Como esse período de transição vai funcionar? 

  • Pedidos enviados a partir do quarto dia útil da data de aprovação do pagamento serão considerados envios com atraso;
  • Envios no terceiro dia ainda serão considerados dentro do prazo durante esse período de transição; 
  • Pedidos cancelados ao final do segundo dia útil, por etiqueta não gerada, estarão isentos de pontos de penalidade durante o período de transição.

A partir do dia primeiro de março de 2023. Todos os indicadores de envio e métricas de pontos de penalidade passaram a considerar 48 horas (considerando apenas dias úteis) de prazo de envio. Então, fique atento para não ser penalizado. 

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre Processo de expedição e envios de pedidos. Então após o término deste artigo, irei disponibilizar o link deste outro artigo para que você possa  acompanhar também: Processo de Expedição e Envio de Pedidos

E por hoje é isso empreendedor(a). Espero que você tenha entendido sobre esse novo assunto e essa nova atualização que a Shopee terá no mês de fevereiro. Fico por aqui e não se esqueça de acompanhar o artigo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!