Shopee: Novo Prazo de Envio Está em Vigor

Shopee: Novo Prazo de Envio Está em Vigor

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 9 de fevereiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Novo Prazo de Envio Está em Vigor

Shopee: Novo Prazo de Envio Está em Vigor
Shopee: Novo Prazo de Envio Está em Vigor

No artigo de hoje vamos conversar sobre a mudança no prazo de envio que entrou em vigor no dia 1 de fevereiro. A Shopee diz que o prazo mudou para dois dias úteis, mas, na verdade, o cancelamento ocorre em cinco dias úteis. Então fique comigo até o final deste artigo, para que você possa entender tudo certinho.

Algumas semanas atrás, eu soltei um artigo no blog sobre a mudança que a Shopee iria fazer em fevereiro, eu abordei alguns assuntos importantes, principalmente na questão de você melhorar o seu processo de expedição.

Então no artigo de hoje, vamos entender como funciona o processo a partir do momento que o cliente faz o pedido, até o momento que ele entra em atraso e o momento dele ser cancelado. Afinal, isso é extremamente importante para você entender, a maioria das pessoas acredita que mudou de três dias úteis para dois dias úteis.

Mas, na verdade, não é bem assim, o processo de envio é calculado em horas úteis, ou seja, você não tem dois dias úteis, você tem 48 horas úteis para postar aquele pedido. Caso você ultrapasse, não necessariamente vai ser cancelado, ele entra em atraso e no quinto dia útil que ele vai entrar em cancelamento.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Novo prazo de envio já entrou em vigor na Shopee:

Mudanças no prazo de envio na Shopee

Algumas semanas atrás, a Shopee notificou todos os vendedores que a partir de fevereiro ia mudar o prazo de envio, mudou de três dias úteis para dois dias úteis. Porém, em fevereiro, a caráter de adaptação, ela não vai pontuar quem seguir o modelo interior, mas, a partir de março, começa a contabilizar em definitivo os dois dias úteis.

Alguns dias após a Shopee soltar essa mensagem para todos os vendedores, eu postei um artigo, porém, ele não ficou muito completo na questão do posicionamento dos dias e horários de compra e postagem.

E nesse artigo, eu vou entrar em mais detalhes em relação a isso, para que, de fato, você entenda como funciona.

O prazo de postagem de pedidos na Shopee foi reduzido de 3 dias para 2 dias úteis. Agora, após a aprovação do pagamento, você tem 48 horas (considerando apenas dias úteis) para realizar o envio do pedido.

Então, de fato, não é que temos dois dias úteis ou três dias como eram, sempre tivemos 48 horas ou 72 horas úteis para postagem, é isso que eu quero explicar tudo como funciona.

Por que o prazo foi reduzido na Shopee?

Para tornar o envio dos pacotes mais rápido, oferecendo uma experiência de compra ainda melhor para os compradores. Uma grande vantagem que o Mercado Livre tem dos demais marketplaces, é que para alguns produtos o envio é muito rápido, ou seja, a pessoa compra hoje para receber hoje mesmo ou o mais tarde no outro dia.

Então a Shopee, cada vez mais quer chegar neste modelo, mas não se chega da noite para o dia. Afinal, o Mercado Livre não chegou da noite para o dia neste modelo, foram muitos anos aperfeiçoando sua logística, melhorando, até chegar neste modelo.

Mas, para que chegue neste modelo, correções e melhorias precisam ser feitas, e uma delas a Shopee já está fazendo, reduzir o prazo de envio para 2 dias úteis.

Como também, eu tenho a convicção que a Shopee está procurando soluções na questão das transportadoras, onde existe um atraso, muitas falhas que precisam ser corrigidas. Mas, nem tudo é resolvido em curto espaço de tempo.

Período de transição na Shopee

Considerando que essa mudança pode impactar as operações da sua loja, nesse primeiro momento, em fevereiro será o mês de transição, para que você possa se adaptar ao novo prazo com tranquilidade.

Então, no mês de fevereiro nada vai acontecer, desde que você siga o modelo anterior, enviando em três dias úteis, passando disso você já pode receber pontuações ou penalizações. Mas, a partir de março, isso vai começar.

Mas, é importante que a partir de agora, você já tente adaptar essas mudanças na sua operação, para que quando chegar março, você já esteja 100% adaptado.

Então, a partir do dia 1 de março de 2023, todos os indicadores de envio e métricas de pontos de penalidade passaram a considerar as 48 horas (considerando apenas dias úteis) de prazo de envio. Portanto, fique atento para não ser penalizado.

Como funcionará o fluxo com o novo prazo na Shopee

Para que o pedido seja cancelado, primeiro ele entra em atraso. Então, entra em atraso e depois é cancelado, e existe um período que esse pedido vai ser canelado, e a Shopee explica isso, confira abaixo:

Shopee: Novo Prazo de Envio Está em Vigor
Shopee: Novo Prazo de Envio Está em Vigor

Então, por exemplo, no dia 20 de março às 15:39, o cliente realizou a compra e o pedido foi confirmado. Ou seja, a etiqueta já ficou disponível para impressão. No dia 21 de março, é o primeiro dia útil, ele vai se finalizar às 15:39. Ou seja, ali termina o primeiro dia útil para você postar.

Então, aqui você precisa estar com o seu pedido pronto para postagem. Se você utiliza as transportadoras, você tem o seu horário que ela passa para a coleta. Existem vendedores, que as transportadoras vão passar 8 horas da manhã, para outras 9 horas da manhã.

Caso você seja transportadora, você precisa prestar muita atenção nisso.

Novo prazo para as transportadoras na Shopee

O cliente realizou a compra no dia 20, às 15:39, esse pedido vai entrar em atraso no dia 22 às 15:39, se a sua transportadora passa depois das 16:00, você não pode deixar esse pedido para ser postado no dia 22. Afinal, no dia 21 às 15:39 já deu 24 horas e no dia 22 às 15:38 já são 48 horas, e as transportadoras só passam às 16:00, então já entra em atraso.

Ah, Cauê, a minha transportadora passa todos os dias às 12:00. Neste caso, não tem problema nenhum, porque a coleta vai ser feita às 12:00 do dia 22 de março. Então é muito importante que você se atente a isso.

Novo prazo para os correios na Shopee 

Para os vendedores que estão nos correios, basta você se locomover até os correios e fazer a postagem do produto. Agora, que mesmo nas transportadoras não tem que se locomover, precisa aguardar.

Você que está nos correios, o cliente comprou no dia 20 de março às 15:39. Então você tem até dia 22 de março, às 15:39 para postar o pedido nos correios, passou disso já entra em atraso.

Mas, então o pedido foi cancelado? Não, o pedido vai ser cancelado somente no dia 24 às 23:59, ou seja, serão dois dias corridos. Então, você tem tecnicamente cinco dias úteis para postar aquele pedido, para que ele não seja cancelado, desde que você já tenha imprimido a etiqueta.

Entenda as métricas da Shopee 

E para finalizarmos, é importante que você entenda essas métricas. Os cálculos são baseados em semana, começa no domingo e vai até sábado, acabando esse prazo eles são atualizados.

Caso você estiver no padrão, está tudo certo. Agora se você ultrapassar algumas coisas, de domingo para segunda, entra a pontuação, e três pontuações geram penalizações.

Ressaltando que aqui no blog, tenho um artigo que fala sobre Nova atualização nos prazo de envio. Após o término deste artigo, irei disponibilizar o link deste outro artigo, para que você possa acompanhar também: Shopee: Nova atualização nos Prazos de Envio

E por hoje é isso, empreendedor(a). Espero que tenham gostado desse assunto e entendido melhor como funciona esse prazo. Encerro por aqui hoje, e claro, espero você no artigo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!