Shopee: Novo Prazo de Pagamento para Vendedores CPF

Shopee: Novo Prazo de Pagamento para Vendedores CPF

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 4 de março, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Novo Prazo de Pagamento para Vendedores CPF

Shopee: Novo Prazo de Pagamento para Vendedores CPF
Shopee: Novo Prazo de Pagamento para Vendedores CPF

No artigo de hoje vamos falar tudo sobre a nova regra de pagamento para os vendedores CPF. E se você é vendedor CPF, fique tranquilo, eu trago a solução neste artigo. Então, fique comigo e acompanhe esse artigo até o final.

No dia 27 de abril de 2022, a Shopee notificou que a partir do dia 11 de maio de 2022, os vendedores cadastrados como pessoa física sofreram mudanças no prazo de recebimento, fato é, cada vez mais a Shopee vem restringindo os vendedores CPF.

Alguns meses atrás, a Shopee mudou outra regra, dizendo que vendedores CPF com mais de 900 pedidos nos últimos 3 meses, tinham duas opções, migrava para CNPJ ou pagaria uma taxa adicional de 5 reais por venda.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre A solução da nova regra de pagamentos para vendedores CPF na Shopee:

Opções da Shopee para vendedores CPF

Alguns meses atrás, a Shopee mudou outra regra, dizendo que vendedores CPF com mais de 900 pedidos nos últimos 3 meses, tinham duas opções, migrava para CNPJ ou pagaria uma taxa adicional de 5 reais por venda.

Ou seja, a comissão e mais 5 reais por venda. E novamente, a partir do dia 11 de maio, a Shopee vai restringir os vendedores CPF, antes de dizer a solução para o seu problema, eu preciso explicar as mudanças dessa nova regra de pagamento.

Regras implementadas para vendedores CPF na Shopee

Os compradores têm até 7 dias para confirmarem o recebimento do pedido. Caso a confirmação seja feita no prazo, o pagamento será disponibilizado imediatamente.

Agora, se a confirmação não for feita, o pagamento é realizado automaticamente, 7 dias após a entrega. Período para recebimento: 7 dias.

Essas regras são as atuais, que até o dia 11 de maio será desta maneira. Então, os compradores têm até 7 dias para confirmarem o recebimento do pedido. Caso a confirmação seja feita no prazo, o pagamento será disponibilizado imediatamente.

Então, resumindo isso, o cliente recebeu o pedido do produto que comprou, ele confirmou o pagamento, imediatamente o dinheiro fica disponível para saque, se ele não confirmar, depois de 7 dias esse dinheiro fica disponível para você.

Nova regra que entrará em vigor para vendedores CPF na Shopee

Por isso, vou mostrar as novas regras que vão entrar a partir do dia 11 de maio. Confira:

Os compradores têm até 7 dias para confirmarem o recebimento do pedido. Caso a confirmação seja no prazo, o pagamento será disponibilizado 7 dias após. Nesta regra não mudou absolutamente nada.

Agora, caso a confirmação não seja feita, o pagamento será realizado 7 dias após o prazo expirado. Período para recebimento: 14 dias. Aqui temos a primeira mudança na antiga regra, o cliente recebeu, confirmou, imediatamente o pagamento fica disponível para saque. Mas, agora a Shopee mudou de imediato para 7 dias.

Na antiga, o cliente recebe o pedido, mas não confirma o recebimento, em até 7 dias automaticamente libera o dinheiro para saque. Ou seja, aqui ela entende que o cliente tem 7 dias para se manifestar sobre a compra dele, caso ele não se manifeste, ela entende que tudo ocorreu tudo dentro do combinado e libera o dinheiro para o vendedor.

Mas, além desses 7 dias, a Shopee aumentou mais 7 dias, totalizando 14 dias. Como eu tinha falado, o cerco para vendedores de CPF está sendo fechado.

Solução para quem é pessoa física na Shopee

Agora, eu trago a solução para que agora não interfira em nada aí no seu negócio, e que você também pare de pagar as taxas extras de 5 reais e que você não seja afetado por essa nova regra.

Primeiramente abra um MEI e altere seu cadastro para conta jurídica. Mas, Cauê, se eu mudar para MEI, eu vou precisar emitir nota fiscal? Não, quando você vira sua conta de pessoa física para pessoa jurídica, a emissão da nota fiscal é opcional.

Ou seja, fica ao seu critério emitir ou não emitir nota fiscal. A partir do momento que a Shopee vira a sua loja de correio para transportadoras ou a Shopee Express, aí, sim, você é obrigado a emitir nota fiscal de tudo que vendeu.

Declaração de imposto na Shopee

Mas, Cauê, o MEI existe um teto anual de 130 mil reais. Além disso, quem disse que a pessoa física não possui? Se você não sabe, tudo que você não declarar e se por algum motivo você for pego pela receita federal na pessoa física, você paga 27% de tudo que não foi declarado.

E na pessoa jurídica é 4%. Me responda, é melhor ser errado aonde? Ah, mas eu posso deixar na poupança, sim, você pode, até 40 salários mínimos não tem problema nenhum, acima disso você passa a ter.

Certamente, eu disponibilizei 3 benefícios para você, o primeiro é que você não vai pagar mais essa taxa extra de 5 reais. O segundo, é que seu prazo de recebimento não vai mais ser estendido. E o terceiro é sobre os impostos.

Shopee: Novo Prazo de Pagamento para Vendedores CPF
Shopee: Novo Prazo de Pagamento para Vendedores CPF

Programa vendedor indicado da Shopee

E agora, eu vou dizer mais um motivo, de fato, mais um benefício, quando você é pessoa jurídica, você pode participar do programa de vendedor indicado. E neste programa as coisas ficam muito interessantes.

Então, a Shopee utiliza como pré-requisito o bom desempenho na plataforma. Afinal, isso garante a todos os sellers uma maior igualdade nessa disputa. Com isso, o foco nesse selo está nos vendedores que estejam em um estágio profissional de vendas.

Segundo a Shopee, o desempenho dos vendedor é medido de uma maneira justa e claro, transparente, por isso, é necessário o cumprimento de alguns critérios para se tornar um vendedor indicado. Confira a seguir:

  • Ser pessoa jurídica;

  • Participar do programa frete grátis extra da plataforma;

  • Possuir 30 ou mais pedidos dentro dos últimos 30 dias;

  • Possuir a loja ativa a mais de 3 meses;

  • Possuir avaliação da sua loja maior ou igual a 4,5 estrelas;

  • Possuir a taxa de responsabilidade maior ou igual a 60%;

  • Possuir 10 ou mais consumidores únicos nos últimos 30 dias;

  • Não ultrapassar 2 pontos de penalidade na plataforma.

Benefícios aos se tornar vendedor indicado na Shopee

Agora, irei dizer um benefício fundamental que isso pode proporcionar para você. De fato, você pode receber antecipadamente o valor da venda, ou seja, você postou o pedido hoje para o seu cliente, amanhã esse valor já estará disponível para saque, muito antes de chegar para ele.

Por isso, eu não preciso mais argumentar nada, já provei aqui para você que é possível não sofrer com essas mudanças da Shopee.

Mas, o melhor de tudo, você ainda possui benefícios ao fazer esse cadastro. Na verdade, se você parar para pensar, a Shopee não está fechando o cerco, ela está gerando benefícios, se você parar para analisar. Tudo isso faz sentido para você? Espero que sim!

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre O novo cálculo da taxa de cobrança para vendedores CPF na Shopee. Então, após o término deste artigo, irei disponibilizar o link aqui para que você possa acompanhar esse outro artigo também: Shopee: Novo Cálculo da Taxa de Cobrança para Vendedores CPF

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Então, espero que você tenha gostado, e a partir de agora, você vendedor CPF também se atente às novas mudanças que a Shopee vem realizando. Fico por aqui, e claro, não se esqueçam de acompanhar o artigo novo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!