Shopee: Nunca Mais Sofra Com Baixa Pontuação

Shopee: Nunca Mais Sofra Com Baixa Pontuação

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 28 de fevereiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Nunca Mais Sofra Com Baixa Pontuação

Shopee: Nunca Mais Sofra Com Baixa Pontuação
Shopee: Nunca Mais Sofra Com Baixa Pontuação

No artigo de hoje vamos abordar todos os assuntos relacionados a pontuações e penalidades na Shopee. E definitivamente, você vai entender tudo, quanto tempo dura uma penalização, quanto tempo a pontuação fica no seu histórico, enfim.

Os pontos de penalidade são cumulativos, ao longo do trimestre você pode atingir algumas faixas de pontuação. Essas faixas levaram o vendedor a perder alguns benefícios que a Shopee disponibiliza por um período de 28 dias.

Antes de mais nada, irei disponibilizar o link de um vídeo maravilhoso do meu canal para aqueles que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Pontos de penalidade na Shopee – Como aumentar o seu desempenho:

Sistema de pontuação e penalidade da Shopee

A primeira coisa que você precisa entender, é que as pontuações e as penalidades possuem um tempo. Então, tudo tem um tempo dentro do sistema de pontuação ou penalidade.

Quais motivos levam a receber pontuação na Shopee?

E o que leva você a ser penalizado? E o que faz isso acontecer é você tomar pontuações. Mas o que leva eu a receber pontuações? É você não entregar aquilo que a Shopee minimamente pede para você entregar.

Para você entender um pouco melhor, ao entrar na Shopee, você vai para a Central do Vendedor e procurar por desempenho, após encontrar você irá clicar em “Mais”. Em seguida, você terá as informações da sua conta, se o status estiver bom, significa que sua conta está razoavelmente saudável, você pode ter recebido alguns pontos de penalidade nas últimas 12 semanas ou não ter atingido algumas metas de desempenho. Monitore o seu desempenho de perto para melhorar a experiência do comprador.

Basicamente, você tem 3 níveis, excelente, bom e ruim. Se você estiver excelente, não vai te dar mais visibilidade na Shopee comparado a alguém que está com um bom desempenho. Basicamente, isso não é critério para você ganhar mais visibilidade.

Mas, significa que você está pecando em alguma coisa, e esse pecar não está atingindo sua conta para ser pontuado.

Critérios analisados pela Shopee para analisar sua loja

A Shopee analisa 4 critérios dentro da sua loja, por exemplo:

  • Violações de anúncio;

  • Envios;

  • Atendimento ao cliente;

  • Satisfação do cliente.

Dentro desses grupos, tem os seus critérios. E existem alguns que pontuam você e outros não pontuam.

Basicamente a plataforma te dá uma métrica e fala: nessa métrica você precisa estar abaixo, caso contrário será pontuado. Agora, essa outra métrica você tem uma sugestão para ficar abaixo daquilo, se você ficar acima disso, não irá acontecer nada.

Métricas de violações de anúncios da Shopee

Vamos começar pelo grupo de violações de anúncios, sendo 3 métricas:

  • Violações de anúncios graves;

  • Porcentagem de produto como Pré-Encomenda;

  • Outras violações de anúncios.

O que seria uma violação de anúncio grave? Basicamente são anúncios spans, onde você cria dois anúncios iguais ou muito parecidos, ou quando você vende um produto que não permite ser comercializado na plataforma.

Por exemplo, produtos falsificados, drogas, armas, enfim. Produtos que nos termos de condições da Shopee não é permitido o comércio. Com isso, você pode ser sancionado, e violações de anúncios graves você é pontuado.

Porcentagem de produtos como Pré-Encomenda, se você passar dos 10% recomendado, você não será penalizado, porque diz que é somente uma sugestão da Shopee para que você fique abaixo disso.

Outras violações de anúncios, são quando você deixa um produto fora da categoria, categorias erradas possuem imagens de baixa qualidade, possui inscrições imprecisas ou detalhes insuficientes, conforme exigido pelos regulamentos locais, não atender aos requisitos de produto da Shopee. Essas são as violações mais graves.

Métricas de envios dos produtos na Shopee

Agora, temos o envio. A Shopee se preocupa com 4 métricas: taxa de não comprimento, aqui são dois critérios, a taxa de cancelamento, ou seja, o cliente pagou, você não enviou o pedido e o pedido foi cancelado.

A outra é a taxa de devolução de reembolso, ou seja, o cliente recebeu um produto, mas você enviou errado, quando o cliente abre uma reclamação porque você errou, neste caso entra como taxa de devolução de reembolso.

Em seguida, temos a taxa de envio atrasado, ou seja, você tinha até X dias para postar, você não postou nesta data, porém, você postou no dia seguinte ou horas depois do período recomendado e não cancelou, você enviou o produto depois do prazo e não cancelou. Neste caso, ele vai entrar como taxa de envio atrasado.

A taxa de não cumprimento você pode chegar até 2 pontuações, já em envio atrasado é somente 1 ponto. Vale ressaltar que tanto um como outro, você tem que ficar abaixo dos 8%.

E por último, temos o tempo de preparo, ou seja, isso é uma sugestão da Shopee, que você fique abaixo dos 2 dias, caso você fique acima, você não vai receber nenhum tipo de penalização.

Atendimento ao cliente na Shopee

Após envio, temos o atendimento ao cliente, nele temos 2 métricas, a taxa de resposta e o tempo de resposta, nenhuma das duas você recebe pontuações.

Em seguida, temos a satisfação do cliente, nela temos 1 métrica, a satisfação da loja, nela você não recebe nenhum ponto de penalidade.

Shopee: Nunca Mais Sofra Com Baixa Pontuação
Shopee: Nunca Mais Sofra Com Baixa Pontuação

Como funciona a contabilização de pedidos atrasados e cancelados na Shopee?

Mas, Cauê, eu entendi o que pontua e o que não pontua, e como funciona ou qual o período dessas informações? Todos os domingos às 00:00 até o próximo sábado às 23:59, a Shopee contabiliza todos os seus atrasos e todos seus pedidos cancelados.

Então, basicamente ela vai ver tudo que você vendeu durante aquela semana e vai tirar a porcentagem dos pedidos cancelados, da taxa de devolução e reembolso, e dos seus atrasados.

Cálculo da métrica de envio na Shopee

Então, a métrica de envio é calculada toda semana, nesta semana já é uma nova informação, chegando no domingo isso vai atualizar, tanto a taxa de não cumprimento e a taxa de envio atrasado.

As violações de anúncios graves são em qualquer momento, eles não possuem um prazo, por exemplo, todas as semanas, então a Shopee detecta algum erro automaticamente já irá te pontuar.

Como são contabilizados os pontos de penalidade da Shopee?

Ah, Cauê, eu recebi uma pontuação, como ela vai zerar? Os pontos de penalidade são contabilizados ao longo dos trimestre do ano, janeiro a março, abril a junho, julho a setembro e outubro a dezembro, conforme sua loja receba pontos de penalidades perder alguns benefícios.

Então, qualquer pontuação que você tenha até o dia 3 de abril de 2022, ela vai zerar e começou a contabilizar um novo trimestre. Qualquer pontuação que você tenha tomado no trimestre, vai desaparecer no próximo trimestre.

Mas, Cauê, dentro desse trimestre eu recebi pontuações, como isso se torna em penalidades? Existe uma tabela que explica tudo que acontece quando você recebe pontuações.

Então, por exemplo, de 0 a 2 pontos de penalidades, você não receberá nenhum tipo de penalização da plataforma. Agora de 3 a 5 pontuações, você vai receber a primeira, a exclusão da campanha de marketing.

De 6 a 8 pontuações, você vai ser removido do programa de vendedores indicados, você vai continuar fora das campanhas, você perde o direito do frete grátis ou desconto de envio, você é retirado parcialmente dos produtos de busca do descoberta do dia.

E de 12 a 14 pontuações, você terá a suspensão de criação e edição de anúncios, ou seja, uma vez que você receber essas pontuações, você não vai consegue criar ou editar mais qualquer anúncio na plataforma.

E por fim, acima de 156 pontuações, você terá o congelamento da conta.

Leia também: Pontos de Penalidade na Shopee: Como funciona?

E por hoje é somente isso, empreendedor. Espero que todos tenham gostado desse assunto e a partir de agora entendam melhor as pontuações e penalizações da Shopee. Fico por aqui, abraço!

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!