Shopee: Processo de Logística e Envio de Pedidos

Shopee: Processo de Logística e Envio de Pedidos

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 18 de janeiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Processo de Logística e Envio de Pedidos

Shopee: Processo de Logística e Envio de Pedidos
Shopee: Processo de Logística e Envio de Pedidos

As transportadoras ou os correio não entregaram o pedido do cliente, eu perdi o dinheiro e a mercadoria? Fique comigo até o final deste artigo, que hoje iremos conversar sobre esse problema e quais soluções você deve fazer para não ficar no prejuízo.

Ultimamente a maior dificuldade que a Shopee tem é, no seu processo de logística. Ou seja, no processo de envio da mercadoria, principalmente no setor das transportadoras. Onde muitos clientes não estão recebendo o seu pedido.

O que acontece? Ele acaba abrindo uma reclamação junto a Shopee, a plataforma devolve o dinheiro para o cliente e muitas vezes, logo depois a mercadoria chega para ele. Ou seja, ele fica com o dinheiro e fica com a mercadoria.

Você que é vendedor, como é que fica? Sim, você é ressarcido, desde que você faça o que eu vou ensinar no artigo de hoje.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo com um maravilhoso conteúdo para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Shopee: Não Perca Mais Dinheiro no Seu Processo de Logística e Envio de Pedidos:

Como proceder para não ter prejuízo nas reclamações na Shopee?

A primeira coisa que você precisa entender e fazer é ser organizado na questão das reclamações. Ou seja, você precisa ter informações, anotações de todas as suas reclamações, sejam elas, por não recebimento, o cliente não recebeu, produto chegou com defeito/danificado, enfim. É muito importante você ter anotações sobre essas reclamações.

A segunda coisa que você precisa entender é, conferir o reembolso ou se a mercadoria de fato voltou. Para você entender isso, o cliente foi comprar a mercadoria, você fez todo o processo de separação, embalagem, você levou nos correios ou eles vieram retirar, mesma coisa nas transportadoras, e ali começa todo o processo de envio para o seu cliente.

Durante esse processo pode acontecer algumas coisas, a primeira delas é, o cliente de fato vai receber por aquela mercadoria, nisso não tem problema algum. Porém, pode acontecer outras coisas, como: o cliente abre uma reclamação na Shopee, porque não recebeu o produto, ou seja, era para ter recebido em tal dia, já se passou 5, 6, 10 dias e ainda não recebeu o produto.

Com isso, ele abre uma reclamação para a Shopee devolver o dinheiro dele. E aí o que acontece nesse caso? Assim que abre a reclamação, a Shopee inicia o processo de reembolso para ele, e, ao mesmo tempo ela inicia o processo com as transportadoras para que essa mercadoria seja devolvida para você.

Tipos de reclamações na Shopee 

Uma outra coisa que acontece com muita frequência é, as transportadoras dizer que o produto foi entregue, mas mesmo assim o cliente abre uma reclamação de reembolso dizendo que não recebeu. Com isso a Shopee vai iniciar todo o processo para que de fato seja verificado se as transportadoras entregaram e o cliente por algum motivo alguém recebeu no lugar dele, e assim a plataforma encerra a reclamação ou de fato ele não recebeu.

Neste caso, a Shopee devolve o dinheiro para o cliente e reembolsa você. Então, basicamente, são esses os processos que acontecem em relação ao tema do artigo de hoje.

Processos comuns de reembolso na Shopee

Então o que você deve fazer? O cliente abriu uma reclamação que não recebeu, porém, nas transportadoras consta que o pedido foi entregue. Em seguida, você vai abrir uma disputa na Shopee, dizendo que segundo as transportadoras o produto foi entregue.

Porém, ele alega que não foi entregue, para a Shopee verificar quem recebeu aquela mercadoria. Então é aquilo que eu disse, se for identificado que o cliente não recebeu, a Shopee devolve o dinheiro para o cliente e reembolsa você.

Agora, se ficar identificado que o cliente recebeu, aí a Shopee encerra a reclamação e não devolve o dinheiro para o cliente e libera o dinheiro para você sacar.

Um outro ponto que pode acontecer é, de fato, a transportadora ainda não entregou aquele produto, já atrasou 5, 10, 15 dias e ele abre uma reclamação. Neste caso, você irá abrir uma disputa alegando que o produto foi constado dentro do prazo, tudo certinho, para que a plataforma possa acelerar o processo de recebimento ou o ressarcimento do dinheiro para o cliente e o seu também.

Shopee: Processo de Logística e Envio de Pedidos
Shopee: Processo de Logística e Envio de Pedidos

A mercadoria não chegou ao cliente e agora? 

Então o que pode acontecer? A Shopee devolve o dinheiro para o cliente e manda devolver essa mercadoria para você. Ai no final, o que acontece? Você vai ter 3 tipos de reclamação e bem organizadas:

A primeira é: aqueles pedidos de cliente que não recebeu a mercadoria e de fato a Shopee mandou devolver, e chegou para você. Neste caso, não tem o que fazer, o cliente recebeu o dinheiro de volta e você recebeu a mercadoria de volta.

Com isso, sobrou mais duas, de fato o cliente recebeu o dinheiro de volta e aquela mercadoria nunca chegou para você. Então você precisa ter todos esses pedidos, para que possamos iniciar o processo de ressarcimento.

E a terceira é aquele que o cliente diz que não chegou, mas chegou, a Shopee ressarciu o cliente e não ressarciu você. Então você vai precisar abrir um chamado na plataforma em relação a esses dois tipos de reclamações.

Abrindo um chamado na Shopee

E você irá abrir um chamado no Atendimento do Consumidor Shopee, nele você vai colocar se você é comprador ou um vendedor, qual é o principal assunto da sua solicitação? Devolução e reembolso.

Em seguida, o seu nome, seu e-mail cadastro na Shopee, o número do pedido, caso seja mais de um você vai colocar todos e a descrição dizendo o seguinte: Shopee os pedidos acima os clientes teve o ressarcimento da mercadoria e essa mercadoria nunca chegou para mim, e já se passaram mais de 20 dias e nada. Então eu preciso que vocês me devolvam ou façam o ressarcimento de todos os pedidos.

Em seguida, você vai iniciar o segundo processo, abrir um chamado para ser ressarcido daqueles pedidos que constava como entregue para o cliente e a Shopee não devolveu o dinheiro.

Então você irá dizer para a Shopee o seguinte: segue o número de pedidos pelo qual o cliente recebeu aquela mercadoria, ele abriu uma reclamação e vocês devolveram o dinheiro para ele, então ele ficou com a mercadoria e o dinheiro, eu preciso que você me faça o ressarcimento desses pedidos. E aí eles vão iniciar o processo para te devolver, e isso acontece mesmo.

Como os chamados funcionam na Shopee

Na minha conta secundária, a Favorita Modas, eu tenho diversos pedidos que a Shopee me reembolsou. Ou seja, pedidos perdidos, onde as transportadoras não entregaram para o cliente.

Tenho reembolsos de logística, nenhuma resposta de tempo, ou seja, o cliente nunca recebeu essa mercadoria, as transportadoras não entregaram e nunca me devolveram. Então essa mercadoria ficou perdida na logística.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre Como funciona a devolução e o reembolso na Shopee. Em seguida deste artigo, vou disponibilizar o link deste outro artigo para você acompanhar também: Como Funciona a Devolução e o Reembolso na Shopee

E por hoje é isso, empreendedor(a). Espero que você tenha entendido um pouco sobre esse novo assunto aqui no meu blog e que você consiga o ressarcimento dos seus pedidos. Vou encerrar por aqui e claro, não esqueçam de acompanhar o artigo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!