Shopee: Qual o Momento Certo de Contratar um Funcionário?

Shopee: Qual o Momento Certo de Contratar um Funcionário?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 28 de agosto, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Qual o Momento Certo de Contratar um Funcionário?

Shopee: Qual o Momento Certo de Contratar um Funcionário?
Shopee: Qual o Momento Certo de Contratar um Funcionário?

No artigo de hoje vamos conversar sobre qual o melhor momento para que eu possa contratar um funcionário na Shopee. Não somente isso, mas vamos conversar tudo que envolve o pré e o momento de você contratar um colaborador.

Por isso, te convido a ficar comigo até o final deste artigo, porque vou te revelar todas as informações relacionadas a esse assunto. Então, hoje eu irei responder uma pergunta ou uma dúvida que recebi da minha caixa de perguntas que solto toda semana no Instagram.

Se você ainda não me segue, corre lá e me siga, porque todos os dias eu posto, contudo, eu mostro os bastidores, eu tiro dúvidas, vai lá e passe a me seguir. Essa dúvida, de fato, ela é muito coerente, eu gostei muito dela, tanto gostei que estou transformando ela em artigo.

Afinal, tenho a certeza que todo mundo que começa a escalar não sabe o momento de contratar, às vezes contrata muito cedo ou às vezes contrata tardiamente. Então, nada melhor do que eu poder te ajudar, mesmo porque também já passei por essas mesmas dificuldades.

Mas antes deste artigo excelente começar. Irei disponibilizar um vídeo para todos aqueles empreendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre qual o momento certo para contratar um colaborar para a sua empresa da Shopee:

Qual o momento de decisão para contratar um funcionário na Shopee?

Quando a gente começa na Shopee, praticamente é a gente que faz tudo. Então, é você que compra a mercadoria, é você que vai buscar, separar o pedido, imprime as etiquetas, você que posta os pedidos nos Correios ou aguardar a coleta para ser retirado. Enfim, você é o que faz tudo dentro da sua empresa.

E isso é super normal, deixo bem claro, super normal. Porém, conforme você for vendendo, conforme você for escalando as suas vendas, sim, chega o momento que é importante a gente delegar funções.

Chega o momento em que nós não estamos dando mais conta da operação de tudo que envolve vender na Shopee. E você sabe que é muito difícil cuidar de tudo isso, é muito difícil e não somente isso, é muito trabalhoso.

Duvido você que está escalando agora na Shopee e trabalhe sozinho, tenha a sensação de chegar às meia-noite e ter o sentimento de não ter feito nada, deixado várias coisas para trás. Eu sei disso, porque eu também passei por isso.

É neste momento que a gente começa a analisar a possibilidade de delegar uma função. Ou seja, para delegar uma função, você precisa contratar. O que eu gosto sempre de recomendar como um ponto de equilíbrio, um ponto de decisão? Primeiro ponto, um termômetro que gosto de analisar, para falar que chegou o momento de contratar.

Como funciona o termômetro para delegar funções na Shopee?

O termômetro passa por dois aspectos, o primeiro deles é a parte financeira do seu negócio. Hoje, o seu negócio consegue absorver financeiramente a contratação de um colaborador? Esse é o primeiro aspecto que a gente precisa levar em consideração.

Então, faça os cálculos, veja o seu lucro dos últimos meses, veja como está o crescimento, veja o salário, o custo de contratação e você vai embutir em seu custo fixo. Com isso, você vai analisar se nesse momento consegue contratar ou não.

Porque a gente também tem opções para quando não temos opções para contratar, você pode pegar algum meio período, uma pessoa que está ali das 8 horas da manhã até o 12 horas, ela te ajuda no processo de expedição, separar, embargar, já irá facilitar a sua vida e praticamente você vai ter metade de um custo de um colaborador.

Agora, Cauê, eu tenho essa opção, o meu fluxo consegue absorver a contratação de um colaborador. Primeiro critério é esse.

Shopee: Qual o Momento Certo de Contratar um Funcionário?
Shopee: Qual o Momento Certo de Contratar um Funcionário?

Qual a porcentagem da manutenção do seu negócio na Shopee?

O segundo ponto é quantos por cento você está na manutenção do seu negócio? Ou seja, você tem que fazer uma pergunta sincera para você e responder com sinceridade. Hoje, qual é o percentual de dedicação e de tempo que você está gastando na manutenção do seu negócio.

O que seria a manutenção do seu negócio? Você separar a mercadoria, você embalar, conferir, imprimir etiquetas, emitir nota fiscal, tudo isso é a manutenção do seu negócio e não o crescimento.

Mas, o que eu quero te dizer? Se hoje você está mais do que 50% do seu tempo no processo de manutenção, está errado, porque se você está mais do que 50% de tempo nesse processo, significa que você está menos de 50% no processo de evolução.

Afinal, ou você mantém, ou você evolui, não tem como fazer os dois ao mesmo tempo, você consegue fazer paralelamente. Enfim, evolução, mas os dois ao mesmo tempo, você não consegue fazer.

Se você está com mais do que 50% do seu tempo no processo que mantém o negócio, sim, você precisa delegar função. É extremamente importante que você fique mais do que 50% no processo que envolve a evolução, a escala.

Por exemplo, lidar com o Ads, criar os anúncios, capa, vídeo, tudo isso que envolve, absorver mais conhecimento se você acha necessário. Eu mesmo ainda acho necessário absorver conhecimento, até hoje eu pratico e corro atrás de conhecimento, isso nunca é demais.

Procure novas oportunidades de diminuir o custo da Shopee?

Outro aspecto que envolve o crescimento é procurar novas oportunidades de novos produtos, para que você diversifique cada vez mais os seus anúncios e seus produtos, como também oportunidades de diminuir custos.

Procurar novos fabricantes, novelas maneiras de você diminuir o seu custo. E outro ponto importante, às vezes quando a gente paga um funcionário, temos um retorno muito maior do que se a gente não pagar.

Ah, eu vou pagar R$1.500,00 para uma pessoa me ajudar, esse dinheiro vai sair do seu custo fixo. Isso, querendo ou não, é um valor que você poderia gastar. Porém, quando você tem alguém ali fazendo o que você deveria fazer para a manutenção, você vai se dedicar muito mais à evolução.

Ou seja, você tem a probabilidade de passar a faturar cada vez mais, faturando cada vez mais, aquele calor que você paga para um colaborador é um valor que se paga. É isso que quero te dizer, ter um colaborador não é um custo, passe a pensar em um investimento ao invés de um custo.

O que fazer se não tiver condições de contratar alguém?

Cauê, neste momento eu não posso contratar alguém full time por conta do meu fluxo. Contrate alguém por meio período, você pode fazer isso para trabalhar de 5 a 6 horas por dia no máximo e tenho certeza que vai te ajudar e muito neste processo.

É importante a gente entender as características das função e das características que vai executar aquela função. Vou dar aqui alguns exemplos e erros que as pessoas cometem, aqui na empresa a gente precisa de pessoas com força para carregar fardo.

Porque sempre está chegando fardo e também vai fardos de mercadoria, eu preciso entender a característica dessa função e ela requer força. Como também existem funções, por exemplo, conferir a mercadoria, verificar se tem algum defeito, verificar se o que o cliente comprou é o que vai receber, um trabalho mais detalhista, que requer mais capricho. Então, precisamos se atentar a essas características e juntar com as características do nosso colaborador.

Veja também: Como Vender Muito mais com a Oferta Relâmpago da Shopee

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!