Shopee: Sumiço das Visitas nos Anúncio

Shopee: Sumiço das Visitas nos Anúncio

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 15 de janeiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Sumiço das Visitas nos Anúncio

Shopee: Sumiço das Visitas nos Anúncio
Shopee: Sumiço das Visitas nos Anúncio

As visitas nos seus anúncios desaparecem e por consequência eu parei de vender! Se aconteceu isso na sua conta, fique comigo até o final deste artigo que você vai entender o que está acontecendo e como corrigir.

É muito normal que em períodos do ano, as vendas tendem a diminuir e em outros períodos ela aumente. Mas quando as suas vendas caem drasticamente ou ficam perto do zero, algo específico aconteceu na sua conta.

Então você precisa identificar o que aconteceu para que você possa fazer as devidas correções, e para você voltar a evoluir cada dia mais.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Vou disponibilizar um vídeo com excelente conteúdo para aqueles empreendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre O sumiço das visitas nos anúncios da Shopee:

Identifique os anúncios da Shopee que diminuam as visitas

Como eu disse, existem períodos em que as vendas diminuem, o número de visitas aos nossos anúncios diminuem. Mas quando de fato você para de vendar ou as visitas literalmente param de acontecer, é preciso verificar porque provavelmente aconteceu alguma coisa específica que fez com que isso acontecesse.

E para solucionar o problema, você precisa primeiramente entender o motivo, sabendo deles você vai procurar melhorias. Eu vou listar alguns pontos que você pode observar, mas a princípio você precisa identificar quais foram os anúncios que diminuem o número de visitas e por consequência número de vendas.

Como identificar as métricas dos anúncios na Shopee

Dentro da plataforma da Shopee vá em Informações Gerenciais, depois Produtos e por fim Performance do Produto. Nesta página você consegue visualizar algumas métricas, você pode filtrar clicando em selecionar as métricas, você pode definir o que quer que apareça.

Você consegue observar a quantidade de pessoas que visitaram o seu anúncio, a quantidade de unidades adicionadas ao carrinho e de fato as unidades pagas. Então nesta ferramenta você consegue ter uma noção comparando um período com outro, se diminuiu as visitas ou não foram elas, as visitas permaneceram iguais e as unidades pagas diminuíram a sua taxa de conversão.

Então se foi a taxa de conversão que diminuiu, o problema não é que sumiu as visualizações, alguma coisa aconteceu no seu anúncio que as pessoas deixaram de comprar. Você precisa identificar tudo e em cima disso, trazemos as melhorias.

Então suponhamos que houve uma diminuição no número de visitas do produto e por consequência disso, diminuiu as nossas vendas.

Shopee: Sumiço das Visitas nos Anúncio
Shopee: Sumiço das Visitas nos Anúncio

Identifique se o seu produto vende o ano todo na Shopee

Primeiro de tudo, você precisa ver o que está acontecendo, o seu produto possui vendas o ano todo? Ou não? Isso é muito importante para contextualizar. Por exemplo, você vende um produto de inverno e agora estamos no período de verão, isso é normal que as vendas daquele produto diminuam significativamente.

Um outro exemplo, durante o período da Copa do Mundo, você vendeu muitos produtos nas cores da seleção brasileira ou produtos com a marca da CBF, que é Confederação Brasileira de Futebol, enfim. Tudo que envolve a Copa, muito provavelmente naquele período você vendeu muito bem e quando acabou isso ou quando o Brasil foi eliminado, as suas vendas literalmente pararam de um dia para o outro.

Ou as vendas daquele produto que você estava vendendo, porque se foi o período daquele produto. Esses são só exemplos de produtos que de fato você só vai conseguir vender durante um período, depois disso você não vai vender mais.

Se esse é o seu caso, o importante é que você comece a trabalhar com produtos que se vendem o ano todo, que não dependa de um evento especial ou uma estação do ano.

Como funciona os posicionamentos orgânico e aleatório na Shopee

Ah, Cauê, eu vendo produtos que se vende o ano todo ou eu tenho um produto que ainda está no período de venda e as vendas diminuíram. Agora vamos para a segunda parte que acontece na Shopee.

Temos o posicionamento orgânico padrão e o posicionamento aleatório. A Shopee tem 2 posicionamentos dentro do sistema de pesquisa, por exemplo, indo na Shopee e digitando por Calça Legging você pode observar que a primeira linha são anúncios pagos e da segunda linha até a penúltima são anúncios orgânicos da Shopee.

Ou seja, da segunda linha até a penúltima linha, que totaliza 50 anúncios, e anúncios orgânicos da Shopee. Esses anúncios orgânicos possuem dois tipos de posicionamentos, a primeira é o posicionamento do orgânico mesmo, ou seja, onde você cresce dentro da plataforma, ganha relevância e dia após dia, lá na frente 1, 2, 3 meses depois você se consolidou e você vai se posicionar muito bem dentro do orgânico da Shopee.

Shopee: Sumiço das Visitas nos Anúncio
Shopee: Sumiço das Visitas nos Anúncio

Anúncios orgânicos e aleatório na Shopee

E qual seria essa diferença de um para o outro? Como você observa quais anúncios são orgânicos e quais aleatórios? O número de vendas, os que possuem mais de mil vendas são os orgânicos e os que possuem menos de mil vendas são os aleatórios. Então você pode observar aí que existem muitos anúncios com bastante vendas junto com anúncios com poucas vendas.

Esses anúncios que possuem muitas vendas são os relevância, ele posicionou no orgânico com relevância. Uma vez que ele chega nessa posição, dificilmente ele vai sair, porque ele só irá sair se fizer um grande erro na Shopee, como: receber pontuação, receber penalização, ter a conta congelada durante um período, aí, sim, ele pode perder.

Agora os produtos que possuem menos de mil vendas, eles participam dos ranques aleatórios e o que seria isso? A Shopee posiciona durante um período esses anúncios, as vendas começam a acontecer, porém, vai chegar um momento que a Shopee vai retirar o seu anúncio para dar oportunidades para outro começar a vender.

Depois de um tempo, esse pessoal vai para de vender, para colocar outra pessoa para vender. Então é um sistema que basicamente gera oportunidade para os vendedores, já no orgânico você entra na base da conquista.

Por que as minhas visitas caíram na Shopee? 

Então esse pode ser o seu caso, você subiu no posicionamento aleatório, ficou um período ali vendendo e depois você vai sair dele para que outra pessoa entre. Mas Cauê, como eu vou fazer para chegar no posicionamento orgânico? É um trabalho um pouco mais árido, é um trabalho que exige um pouco mais de tempo para você chegar lá.

Muito provavelmente você começou a vender e do nada você começou a vender muito bem, e do nada você parou de vender muito bem, porque você posicionou e se posicionou.

O que fazer para melhorar as suas visitas na Shopee  

Cauê, caso isso acontecer comigo, o que eu devo fazer? Você deve procurar outros meios de gerar exposição para o seu anúncio. Quais são os meios? Participar das ofertas oficiais da Shopee, é uma maneira de gerar visibilidade.

Uma outra maneira é utilizar o Shopee Ads, Facebook Ads, aprender a manusear essas ferramentas e começar a utilizar para que você volte a ter exposição e as vendas voltem a acontecer.

Uma vez que as vendas voltaram a acontecer, você volta a se posicionar melhor pelo posicionamento orgânico de relevância. Não existe segredo, existe a maneira certa de você aplicar as coisas.

Uma maneira que requer mais tempo, é deixar ele simplesmente subir no orgânico, as vendas vão começar a acontecer de pouco em pouco. Quanto menor o preço que você colocar, melhor, porque possuem clientes que procuram por preço.

Leia esse artigo excelente também: Como Escalar Produtos Usando os Anúncios da Shopee Ad

Encerro por aqui hoje empreendedor(a). Espero que eu tenha ajudado você com esse novo assunto e que você possa retornar a vender muito na plataforma. Lembrando que amanhã tem artigo novo em, então não esqueça de acompanhar também.

5/5 - (1 vote)

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!