Shopee: Venda Mais Sendo um Vendedor Oficial

Shopee: Venda Mais Sendo um Vendedor Oficial

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 4 de março, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Venda Mais Sendo um Vendedor Oficial

Shopee: Venda Mais Sendo um Vendedor Oficial
Shopee: Venda Mais Sendo um Vendedor Oficial

No artigo de hoje vamos conversar sobre como ser um vendedor oficial da Shopee, quais as vantagens que um vendedor oficial tem, qual a importância deles na plataforma da Shopee. E principalmente, a minha experiência com o oficial.

Dentre diversas vantagens da Shopee oficial, cada marca tem a sua própria página com as categorias e os cupons de promoção exclusivos. Além, é claro, de contar com um acervo de mais de 15 mil produtos com um selo vermelho oficial.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como ser uma loja oficial da Shopee:

Negociação com a Shopee

No ano de 2021, a área comercial da Shopee me ligou querendo conhecer nossa estrutura e negociar, transformando minha loja principal, a Kaline Modas, em uma loja oficial. Porém, a negociação não foi positiva, além de não ter tantos benefícios comparado ao vendedor convencional, eu teria que fechar um contrato de exclusividade com a Shopee.

Ou seja, eu teria que parar de vender nos outros marketplaces que eu trabalho, e isso pesou muito em minha decisão. Além disso, as lojas, oficias de outros marketplaces quando eram convidadas a entrar na Shopee, eles não tinham a necessidade de fazer um contrato de exclusividade.

Vantagens de ser uma loja oficial da Shopee

Aproveitando o gancho, vou falar quais as vantagens ao se tornar um vendedor oficial. Sinceramente, eu não vejo muitas vantagens, você não tem um atendimento especial, as métricas solicitadas pela Shopee são as mesmas, você precisa estar dentro dessas métricas, não existe um destaque tão grande assim de uma loja oficial para uma loja convencional.

Você possui apenas um ícone da loja oficial na home do site, que leva para outra página só para os vendedores oficiais. E o principal, o fato de você ser um vendedor oficial, não garante ter comissões diferenciadas, exceto algumas empresas que negociam separadamente as comissões com a Shopee.

Enfim, vejo como vantagem ser um vendedor oficial para reconhecimento de marca, crescer a sua marca. Em meu caso, em específico, foi ao contrário, eu precisaria fechar a porta para os outros marketplaces.

Como se tornar um vendedor oficial da Shopee

Agora que você entendeu que basicamente não tem uma vantagem muito grande, eu irei explicar como você se torna um vendedor oficial. Para se tornar um vendedor oficial da Shopee, a plataforma deve convidar você, não existe nenhum outro caminho ou outro meio sem ser por esse.

Ou seja, ela escolhe com quem quer fazer a parceria, e esse tipo de parceria vem mudando pouco a pouco. No começo, ela procurava vendedores que tinham um volume alto de vendas na plataforma.

Depois, ela começou a convidar vendedores que performam super bem em outras plataformas, e hoje, ela procura por marcas, fabricantes. Se a sua intenção é tornar-se um vendedor oficial, primeiro, eu não vejo vantagem nenhuma, só se for por intenção de crescer a sua marca.

Mas, se esse é o seu desejo, primeiro você deve vender produtos que tenham a sua marca ou virar um grande fornecedor, vender muito, se destacar para que um dia ela possa te convidar.

Qual a importância das lojas oficias da Shopee?

Agora, na minha visão, irei responder a principal pergunta, qual é a importância das lojas oficias na Shopee. Isso, sim, é algo que você deve se atentar, o fato de alguns nomes, como a Motorola, Philips, Bic, Cimed, Jequiti, Lenovo, Logitech e outros fornecedores, é aumentar a credibilidade da plataforma na totalidade.

Os mais antigos sabem que em 2021 e principalmente em 2020, na parte de eletrônicos e eletrodomésticos de ticket alto, não eram vendidos na Shopee, hoje em 2022, a realidade é diferente. Isso aconteceu porque a Shopee foi ganhando credibilidade, e o fato das lojas oficias e marcas abrirem mercado na Shopee só aumenta isso, fazendo o consumidor cada vez mais utilizar a plataforma como escolha principal na hora de comprar.

Então, não encare as lojas, oficias como uma pedra no sapato, como muitos vendedores acham que é. Na minha opinião, totalmente ao contrário, as lojas oficiais agregam valores para a Shopee, agregam credibilidade, visibilidade, e consequentemente os outros vendedores convencionais são beneficiados por isso, porque a Shopee cresce, o volume de consumidores que cada vez mais procuram a Shopee para comprar só aumenta.

E quem é o principal beneficiado? Eu e você. Então, eu espero tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Como identificar se uma loja é oficial na Shopee?

No mercado de varejo, a Shopee se caracteriza como marketplace. Por isso, além de permitir a compra de produtos para casa, fast fashion, eletrônicos e diversos produtos, a plataforma ainda permite que lojas de terceiros cadastrem as suas mercadorias para venda.

Com isso, é normal que os consumidores questionem a qualidade, originalidade e autenticidade dos produtos e mercadorias.

Para garantir a segurança do consumidor, a rede varejo idealizou a Garantia Shopee, com ela o pagamento só é efetuado após o comprador confirmar a entrega da sua mercadoria. E tem mais, ainda existem alguns pontos a serem considerados para ter a total certeza que uma loja é oficial da Shopee:

  • Observe a etiqueta escrita “OFICIAL” na mercadoria que deseja comprar;

  • Certifique-se de ler as avaliações da mercadoria, já que nada é mais confiável do que a opinião dos consumidores que já compraram esse produto;

  • Na descrição do anúncio, verifique se há alguma menção ao vendedor, principalmente se é um distribuidor autorizado da mercadoria.

    Shopee: Venda Mais Sendo um Vendedor Oficial
    Shopee: Venda Mais Sendo um Vendedor Oficial

A Shopee é confiável? 

Você deve estar se perguntando, será que a Shopee é confiável? Com a chegada da Spike Day 15.3, há uma expectativa de crescimento de compra e venda de produtos no marketplace online em março.

Mas, recentemente houve um levantamento realizado pela ComScore que mostra que o total de visualizações de sites de compras como a Magazine Luiza, Amazon e Mercado livre tiveram um aumento significativo entre 2020 e 2021 no período de fevereiro e março. Para as Spikes Days, há um novo concorrente no marketplace que tende a ser destaque no volume de vendas e compras, a Shopee.

Além disso, o mesmo levantamento da ComScore mostra que, de janeiro a junho de 2021, a Shopee ingressou na lista dos primeiros marketplaces mais acessados no Brasil com 44.046 visitantes únicos.

Esse crescimento foi significativo, considerando que o marketplace de e-commerce, nascido em Singapura em 2015, começou a atuar no Brasil somente em 2019. As ofertas de preços baixos, frete grátis e os cupons de promoções conquistaram muito os compradores.

Garantia Shopee é vantagem?

A ideia da estratégia de Garantia Shopee de pagamento somente após realizar a entrega impede o transtorno da demora do reembolso caso a mercadoria não seja entregue ou mesmo o prejuízo do consumidor em caso de extravio.

Caso a mercadoria seja entregue, mas tenha algum tipo de defeito ou erro, o aplicativo disponibiliza o serviço de devolução e estorno. Além da possibilidade, trocar o produto.

Então, a Shopee e os aplicativos alegam cumprir os requisitos legais de proteção dos dados pessoais. Por isso, é importante o comprador estar atento para a cadeia de lojistas e de prestadores de serviços de logísticas envolvidos na dinâmica da plataforma.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre Como vender na Shopee. Após o término deste artigo, irei disponibilizar o link para você acompanhar esse outro artigo também: Guia Completo: Como Vender na Shopee

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado desse artigo, e a partir de agora, você possa se tornar um vendedor oficial da plataforma. Fico por aqui, e não se esqueçam do artigo novo amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!