Shopee: Vendedor CPF Vai Acabar?

Shopee: Vendedor CPF Vai Acabar?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 10 de fevereiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Vendedor CPF Vai Acabar?

Shopee: Vendedor CPF Vai Acabar?
Shopee: Vendedor CPF Vai Acabar?

Os vendedores CPF estão com os seus dias contados na Shopee? Em qual momento eu devo migrar de CPF para CNPJ. No artigo de hoje, vamos abordar esses dois assuntos e alguns outros.

Dizer que o vendedor CPF está com seus dias contados na Shopee, eu acho um grande exagero, mesmo porque o principal concorrente da Shopee, o Mercado Livre, permite que um vendedor CPF participe da sua plataforma. Então a Shopee não vai tirar isso.

Ela vem restringindo os vendedores CPF, primeiro começou a cobrar uma taxa adicional, o que seria isso? Além da comissão, ela vai cobrar um valor a mais a partir do momento que você exceda um parâmetro que ela estipulou.

E qual é esse parâmetro? Acompanha o artigo que você vai descobrir.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Fim dos vendedores CPF? Qual momento eu devo tornar um vendedor CNPJ?:

Fim dos vendedores CPF na Shopee?

O parâmetro que a Shopee estimou para os vendedores são 900 pedidos nos últimos 3 meses, a partir do momento que você ultrapassa esse parâmetro, você começa a pagar o adicional.

Em seguida disso, a Shopee restringiu o processo de recebimento dos vendedores CPF. Ou seja, o cliente comprou a mercadoria, recebeu e confirmou isso, o valor já ficava disponível para saque.

Agora, são 7 dias após a confirmação do recebimento. Caso o cliente não confirme o recebimento, são 14 dias para a liberação. Então isso significa que ela vem restringindo as pessoas físicas.

A terceira mudança, é que a Shopee restringe os vendedores indicados a vendedores CNPJ. Então entre os critérios para ser um vendedor indicado, um deles é ser CNPJ. E quais os principais benefícios do vendedor indicado? É receber as antecipações.

Transportadoras vs vendedores CPF na Shopee

A quarta mudança é indiretamente, a Shopee vem dando cada vez mais exposição para os vendedores que utilizam as transportadoras do que nos correios. Eu mesmo já citei isso em alguns artigos antigos.

Afinal, a Shopee possui um custo muito menor com as transportadoras do que os correios. Porém, indiretamente prejudica o vendedor CPF, já que ele precisa ser um CNPJ, ou seja, ele precisa virar uma pessoa jurídica na plataforma, para ir para as transportadoras.

Isso é muito raro, de vendedores CPF que vão para as transportadoras, mas, existem alguns. Então, quando você começa a observar isso, entende-se que a Shopee cada vez mais vem forçando a pessoa física a se tornar pessoa jurídica.

Então esse movimento que a Shopee cada vez mais vem realizando de forçar o vendedor CPF a se tornar vendedor CNPJ, eu acredito serem por motivos tributários, porque a Shopee precisa declarar tudo o que ela recebe.

Se você for na sua carteira, sendo CPF ou CNPJ, ao lado direito vai ter as declarações da plataforma. E declarar um valor muito alto para uma pessoa física, é prejudicial para essa pessoa física e também pode impactar na pessoa jurídica que está realizando isso.

Pessoas físicas podem utilizar transportadoras na Shopee? 

Segundo motivo, esse eu acho o predominante, é o fato da Shopee ter uma economia de 30% do seu custo de frete utilizando as transportadoras ao invés dos correios. E a plataforma sabe que o vendedor CPF, dificilmente vai para as transportadoras sem emitir nota fiscal.

Porque isso é uma das exigências das transportadoras, e como eu disse, é raro os vendedores na pessoa física e vão para as transportadoras sem a emissão da nota fiscal.

Então, quando se junta tudo isso, é óbvio que a Shopee vai cada vez mais apertando o circo. Afinal, essa visão que a plataforma tem, basicamente, é a mesma visão que eu possuo.

Shopee: Vendedor CPF Vai Acabar?
Shopee: Vendedor CPF Vai Acabar?

Qual o momento de migrar para CNPJ na Shopee?

E essa visão nos leva ao segundo tema do artigo, em que momento eu devo fazer a migração de pessoa física para pessoa jurídica? É natural que quando você comece a vender na Shopee, você seja pessoa física, principalmente aquele que nunca vendeu em marketplace nenhum.

Mas, conforme existe um crescimento e você começa a prosperar, progredir, é natural que tenha essa alteração. Afinal, a Shopee entende isso e basicamente, essas restrições são baseadas nisso.

Porque ela diz que até 900 pedidos nos últimos 3 meses, não tem problema, a partir disso você começa a ter problemas. Então, quando você começa a fazer 300 pedidos por mês, você não é tão iniciante assim, é óbvio que você tem um processo de escalada. Então, você precisa sair do amador, e começar a se tornar um profissional.

Amador e profissional na Shopee

Essa mudança de amador para profissional, exige que você saia da pessoa física. Afinal, a pessoa física fica atrás da pessoa jurídica, e a pessoa jurídica começa a seguir as regras como todas seguem.

E isso é ótimo, significa que você está prosperando, que você está progredindo. Então, Cauê, eu qual momento eu devo fazer essa migração? Essa restrição dos valores que você tem a receber, praticamente o dobro de uma pessoa jurídica, não está comprometendo o seu crescimento, você consegue escalar naturalmente, absorver as vendas nesse ciclo de começar a entrar dinheiro e sair dinheiro para comprar mercadoria.

Se isso está afetando ou pode afetar o crescimento da sua empresa, pode travar a sua empresa, então você precisa ir para CNPJ o mais rápido possível, para começar a receber mais rápido esse dinheiro.

Ah, Cauê, não está, você pode continuar na pessoa física, fazendo as suas vendas, etc. Quando você estiver próximo de bater 900 vendas nos últimos 3 meses, você precisa calcular, esse acréscimo vai tirar sua margem, vai tirar a sua competitividade, se isso não for, é uma opinião sua continuar como amador do que se tornar um profissional.

Se esse adicional vai tirar a sua competitividade, então esse é o momento de você sair da pessoa física para a jurídica.

Migração de pessoa física para jurídica na Shopee

Porém, eu vou deixar uma dica muito importante, quando você fizer essa migração de pessoa física para jurídica, não deixe para fazer em cima da hora, por dois motivos. O primeiro motivo, quando você solicitar a alteração de pessoa física para jurídica, o processo não é instantâneo e nem rápido, demora pelo menos 7 dias para fazer essa alteração.

Então, amanhã eu vou ser cobrado o adicional, vou alterar hoje, pode colocar sua conta em modo férias, porque vai ter um processo longo, você vai preencher o formulário, a Shopee vai avaliar.

Infelizmente isso não é rápido, eles não vão realizar esse processo em 24 horas ou 48 horas, demora mais de 5 dias, normalmente chega a 7 a 10 dias. Então faça isso antes.

Segundo motivo, quando você sai de pessoa física para jurídica, a qualquer momento ela te coloca nas transportadoras. Porém, quando ela fizer isso, você já precisa estar preparado para emitir nota fiscal.

Você precisa ter a inscrição estadual, a credencial na Sefaz, você precisa deixar tudo em mãos para emitir nota fiscal, porque quando a Shopee dizer para você que a partir de tal dia você vai enviar seus pedidos pelas transportadoras, você não terá tempo hábil para fazer o processo de emitir nota fiscal.

Leia esse artigo maravilhoso também: Limite de Vendas para Vendedor CPF na Shopee

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que a partir de agora você se atente mais a isso, principalmente os vendedores CPF. Vou encerrar esse artigo por aqui, e não se esqueçam de acompanhar o artigo novo amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!