Shopee: Vender com CPF ou CNPJ? Cadastro de Conta Atualizado

Shopee: Vender com CPF ou CNPJ? Cadastro de Conta Atualizado

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 1 de agosto, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Vender com CPF ou CNPJ? Cadastro de Conta Atualizado

Shopee: Vender com CPF ou CNPJ? Cadastro de Conta Atualizado
Shopee: Vender com CPF ou CNPJ? Cadastro de Conta Atualizado

No artigo de hoje vamos conversar sobre vendedor CPF e vendedor CNPJ, qual é a diferença entre e o outro, quais são os benefícios de ser CPF ou de ser CNPJ e como você deve começar dentro da Shopee. Por isso, fique comigo até o final desse conteúdo, porque hoje é um guia passo a passo de como iniciar na plataforma.

Normalmente, quando uma pessoa quer começar na Shopee ou ela já começou a vender, ela fica na dúvida, qual o melhor caminho? Começar como vendedor CPF ou começar como vendedor CNPJ. É óbvio que existe diferença entre um e outro.

O CPF tem duas vantagens e desvantagens e o vendedor CNPJ também tem as suas vantagens e suas desvantagens. Neste artigo, eu irei explicar passo a passo cada uma delas e qual o melhor caminho para começar.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Vou disponibilizar um vídeo do meu canal para todos os empreendedores que preferem absorver o seu conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como realizar o cadastro de conta na Shopee passo a passo:

Vantagens de ser vendedor CNPJ na Shopee?

Vamos começar pelas vantagens e desvantagens de você ser um vendedor CNPJ. A primeira vantagem de ser um vendedor CNPJ é que você pode se tornar um vendedor indicado.

Essa primeira vantagem de você ser um vendedor CNPJ, é ser um indicado. E o que seria isso? O vendedor indicado é um destaque que a Shopee disponibiliza para separar alguns vendedores de outros.

E essa separação é por meio de um selo de indicado, isso significa que para a Shopee, os vendedores indicados tem um desempenho melhor do que os vendedores que não são indicados. E para se tornar um, você precisa bater algumas metas e uma delas é ser um vendedor CNPJ.

Caso você queira saber mais sobre o vendedor indiciado, aqui no blog tem artigo sobre isso, o link está a seguir: Como ser um Vendedor Indicado na Shopee Passo a Passo

Prazo de recebimento as vendas para vendedor CNPJ na Shopee

Mas, uma das vantagens de ser CNPJ é ser um vendedor indicado, que você querendo ou não, acabe se destacando dos vendedores comuns, resumindo seria isso.

E qual seria a outra vantagem de ser vendedor CNPJ? É receber pelas vendas mais rápido. Você sendo vendedor CNPJ vai acabar recebendo muito mais rápido pelas vendas do que o vendedor CPF.

O CPF tem um prazo de recebimento e o vendedor CNPJ praticamente e na metade do tempo já recebe pelos valores. Essa também é outra vantagem de ser um vendedor CNPJ.

Shopee: Vender com CPF ou CNPJ? Cadastro de Conta Atualizado
Shopee: Vender com CPF ou CNPJ? Cadastro de Conta Atualizado

Vantagens de ir para as transportadoras na Shopee

Outra vantagem de você ser um vendedor CNPJ, é o caminho ou o único caminho para as transportadoras. Ou seja, somente vendedores CNPJ podem ir para as transportadoras, e qual é uma das principais vantagens de ir para as transportadoras? A primeira é o custo do frete.

Confira abaixo a imagem de um exemplo que irei dar para você:

Shopee: Vender com CPF ou CNPJ? Cadastro de Conta Atualizado
Shopee: Vender com CPF ou CNPJ? Cadastro de Conta Atualizado

Eu tenho um anúncio que está pela transportadoras e outro anúncio que está pelos Correios. Por mais que a Shopee fale que o frete é grátis para mim, porque tenho um cupom. Mas, se eu não tivesse cupom nenhum, comprando da mesma cidade pelo Correio eu pagaria R$12,91.

Se eu fosse pagar pelas transportadoras seria de R$6,84. Praticamente a metade do valor. Então, você ser vendedor CNPJ e ir para as transportadoras tende a aumentar o seu volume de vendas, porque uma das suas principais objeções como vendedor será o frete, mas agora não está atento assim.

Principalmente para quem está localizado nos extremos do país, como o Sudeste ou nordeste, onde o frete é a maior dificuldade, quando você vai para as transportadoras isso ameniza e muito. Essas são as vantagens de você ser um vendedor CNPJ.

Desvantagem de ser vendedor CNPJ na Shopee?

Eu poderia colocar uma única desvantagem, mas na minha concepção, não é uma desvantagem. Mas, para alguns, pode ser que seja, o fato de emitir nota fiscal e pagar imposto.

Posso considerar a única desvantagem, mas na minha opinião não é. Quando você é CNPJ ou vira jurídica e a Shopee te passa para as transportadoras, você é obrigado a emitir nota fiscal de tudo que você vende. Ou seja, se você emite nota fiscal precisa pagar aquele imposto.

Para alguns pode ser uma desvantagem, na minha concepção não é uma. Ser um vendedor CNPJ, basicamente essa é as vantagens e desvantagens.

Vantagens e desvantagens de ser vendedor CPF na Shopee

Quando vamos para vendedor CPF, eu não preciso citar as vantagens e desvantagens, fica ao contrário. Ou seja, qual a vantagem de ser um vendedor de CPF? Você não vai para as transportadoras e por tanto, não emite nota fiscal.

E quais são as desvantagens de ser um vendedor de CPF? Você não se torna um vendedor indicado e não tem nenhum benefício dele, você recebe mais lentamente pelos pedidos, ou seja, demora mais um pouco para receber e você vai continuar nos Correios.

Basicamente, as vantagens do CNPJ são as desvantagens do CPF. E a vantagem do CPF é a desvantagem do CNPJ.

Qual a melhor forma de começar na Shopee?

Mas, diante disso tudo, está me dizendo que é muito melhor ir para CNPJ. Sim, você será CNPJ e terá muitas vantagens do que ser um vendedor CPF. Se você pode começar com CNPJ é o que eu recomendo.

Você pode abrir um MEI e depois disso, você pode abrir a sua conta na Shopee. Ou, se você já tem uma conta na Shopee, você pode migrar de pessoa física para jurídica, porque assim você passa a receber algumas vantagens.

Mas, Cauê, agora eu não posso começar como vendedor CNPJ, eu tenho algum benefício a receber, eu tenho alguns problemas que não posso abrir um CNPJ, eu devo esperar? Não, você não deve. Por mais que tenha vantagem você ser vendedor CNPJ, eu recomendo que você comece como vendedor CPF, não tem problema algum.

O que eu quero te dizer? Entre começar como vendedor, CPF ou não começar e esperar algum momento para você regularizar o CNPJ, comece agora. Então, não espere o perfeito para o primeiro passo, porque o perfeito nunca vai acontecer.

Por isso, comece da melhor maneira. Se hoje a melhor maneira é ser vendedor de CPF, não tem problema, faça isso. Em algum momento que conseguir ser vendedor CNPJ, você faz a migração na Shopee.

Em que momento você vai precisar emitir nota fiscal na Shopee?

Ah, Cauê, eu comecei agora, não estou preparado para emitir nota fiscal, se eu for para CNPJ de cara já serei obrigado a emitir nota fiscal? Não, por questões de logística de enviar a mercadoria, você não é obrigado.

O fato de você ser CNPJ não é o único passo para obrigatoriedade de nota fiscal, passa a ser obrigatório quando você passar para as transportadoras. Mas, para que você possa entrar nas transportadoras, você precisa ter CNPJ.

Então, pode ficar em paz, se você for migrar para CNPJ ou começar como CNPJ, você não será obrigado a emitir nota fiscal.

Leia este conteúdo também: É Possível ter mais de 2 Contas na Shopee sem ser Banido? 

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e entendido como começar na Shopee. E que a partir de hoje, você possa saber todas as vantagens e desvantagens do vendedor, CPF e CNPJ.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Shopee: Vender com CPF ou CNPJ? Cadastro de Conta Atualizado”

Natalia

Cauê? Sou CLT, quero começar na Shopee com vendas por CPF, futuramente, se sair do serviço, pretendo solicitar o seguro desemprego, sendo vender por CPF na plataforma, isso futuramente irá me prejudicar? Tipo, não ter direito ao seguro ?

error: Content is protected !!