Tipos de Envio do Mercado Livre: Qual Deles é o Melhor?

Tipos de Envio do Mercado Livre: Qual Deles é o Melhor?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 9 de agosto, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Tipos de Envio do Mercado Livre: Qual Deles é o Melhor?

Tipos de Envio do Mercado Livre: Qual Deles é o Melhor?
Tipos de Envio do Mercado Livre: Qual Deles é o Melhor?

O tipo de envio no Mercado Livre, qual deles é o melhor? No artigo de hoje eu vou trazer seis tipos de envio que você pode ou não utilizar na sua conta da plataforma, daqui a pouco vou explicar melhor se esse não pode utilizar.

Mas, sem sombras de dúvidas, o último que irei citar aqui é o melhor, vai fazer com que sua empresa venda muito mais, sua conta do Mercado Livre cresce muito. Por isso, acompanhe esse conteúdo até o final e não perca nada.

Para quem ainda não me conhece, eu me chamo Cauê Oliveira, já empreendo há mais de 10 anos no e-commerce. E hoje, vamos bater um papo dos tipos de envios do Mercado Livre, existem diversos aí, mas, sem sombras de dúvida, um direcionamento que irei passar aqui é muito valiosos.

Ele vai fazer com que a sua conta venda muito mais. Mas, antes de começar, se você está aqui procurando conteúdo de valor para crescer seu negócio, precisando crescer as vendas da sua empresa, não esqueça de acompanhar todos os artigos aqui do blog.

O Mercado Livre disponibiliza diversas opções de envio, é por conta disso, é extremamente importante que você conheça cada uma delas para entender qual é o melhor tipo de envio para a realidade do seu negócio. São elas:

Envio pelo sua conta no Mercado Livre

Então, vou começar com uma primeira forma de envio, que seria o envio por sua conta. Algumas contas você não pode nem utilizar essa forma de envio, só que, o que acontece? Eu não recomendo de jeito nenhum que você utilize essa forma de envio pela sua conta.

Porque de certa forma, o algoritmo te desfavorece se você utilizar isso, o algoritmo sempre quer puxar você para utilizar a outra porta de envio que vou te falar daqui a pouco. Existem, sim, mas é geralmente utilizado para categorias que o Mercado Envios ainda não aceita, categorias que ainda não é possível enviar o produto pelo Mercado Envios.

Retirada em mãos no Mercado Livre

Outra forma de envio que você tem no Mercado Livre é o para retirada em mãos. Quando você vai configurar seu anúncio você pode marcar se você quer aceitar retirada em mãos ou não, você só marcar sim ou não. Se você aceitar, na hora do cliente comprar ele pode escolher em retirar em seu endereço ou pedir para você enviar.

Mercado Envios no Mercado Livre

E agora, na terceira forma de envio, que para mim é a mais importante, é do próprio Mercado Livre, que é o Mercado Envio. O que seria isso? Ele é um sistema dentro do Mercado Livre onde ele vai organizar toda essa parte de logística para você, emissão de etiqueta, vai fazer o direcionamento, a cobrança automática dentro do Mercado Livre, enfim.

Dentro do Mercado Envio, existem 3 tipos de envio. O primeiro deles é quando você leva em uma agência dos Correios, realmente há algum tempo, todas as contas do Mercado Livre precisavam levar na agência dos Correios.

Eles tinham uma parceria que você na hora de fazer a venda emitia uma etiqueta dos Correios e fazia o envio do seu produto. Porém, de um tempo para cá, o Mercado Livre começou a ter a sua própria estrutura logística através das suas agências do Mercado Livre.

Agora, muitas contas, ao invés de levar até os Correios, eles precisam levar até uma agência da plataforma. Se você ainda leva nos Correios, provavelmente é porque na sua cidade ainda não tem uma estrutura de agências do Mercado Livre.

Como saber o momento de levar sua mercadoria para a agência do Mercado Livre?

Porém, a partir do momento que existir essa estrutura, simplesmente você vai receber uma mensagem na sua conta que você vai ter que passar os seus produtos na agência do Mercado Livre. Isso, realmente, é vantajoso para você, pode perceber que terá uma logística mais rápida de entrega, você vai estar integrado com o sistema da plataforma.

Só que de certa forma, se você não estiver preparado, porque vejo algumas pessoas que, de certa forma, não emitem nota, só que na agora de entrar para os Mercado Envios ou a agência, precisam emitir nota e precisam ficar com aquela correria. Por isso, eu já te recomendo, se você não gera notas para o seu produto, já pode começar, porque em algum momento a plataforma vai te obrigar a fazer isso.

Isso é o correto, porque você já está com o faturamento alto e ele vai perceber que você já está apto a emitir nota fiscal. Então, dentro do Mercado Envios a gente tem três tipos, o primeiro deles é quando você leva aos correios, gera etiqueta lá e faz a entrega.

O segundo deles é quando você leva a agência do Mercado Livre, onde você vai pegar lá a mesma coisa dos Correios, vai emitir a etiqueta e fazer a expedição, depois vai levar para a agência.

O que são as agências do Mercado Livre?

São as empresas que simplesmente fazem o cadastro com a empresa contratada pelo Mercado Livre e consegue se tornar esse ramo logístico. Porque com isso, todo mundo vai levar nesse local e depois a coleta do Mercado Livre vai passar lá e vai pegar os produtos.

Com isso, a coleta da própria plataforma vai passar nessa agência e retirar as encomendas. E essa seria até a terceira forma de envio do Mercado Envios, que seria a própria coleta. A partir do momento que você tem um volume muito grande de vendas, o Mercado Livre vai passar a buscar na sua empresa.

Você vai receber um aviso quando isso acontecer, mas isso só vai acontecer a partir do momento que você tiver um volume muito grande de entregas. Que o Mercado Livre entenda que é inviável você ficar levando até uma agência, aí ele vai entrar em contato com você e todos os dias vai algum carro buscar na sua empresa as mercadorias.

Isso te favorece muito, você vai ter uma vantagem muito grande de alguém estar buscando e não precisar ir em uma agência. E agora, vamos para a mais importante forma de envio, que de fato, vai te dar um grande benefício para sua conta.

Envio do Mercado Livre Full

Tipos de Envio do Mercado Livre: Qual Deles é o Melhor?
Tipos de Envio do Mercado Livre: Qual Deles é o Melhor?

A última forma de envio que tenho para você, seria o Mercado Livre Full. O que seria isso? Você pode ter um local dentro do estoque do próprio Mercado Livre, onde sua mercadoria vai ser armazenada lá e quando sair a venda. Simplesmente você não precisa fazer expedição, que vai fazer é o próprio Mercado Livre.

Além disso, a entrega é muito mais rápida, em São Paulo e em alguns casos se o seu armazém for lá. Se caso for em SP já chega no mesmo dia, no Rio de Janeiro em 1 dia e em Vitória em até 2 dias.

Então, o Full é basicamente isso, você vai ter um filial dentro do depósito do Mercado Livre e as mercadorias que são do Full, você vai pegar e deixar dentro desse estoque da plataforma. Como eu disse, você tem que abrir uma filial da sua empresa dentro do Mercado Livre, mas eles te passam todas as orientações quando você se inscreve para o Full.

Leia esse conteúdo também: Quanto Custa para Vender no Mercado Livre em 2023?

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido tudo sobre os tipos de envio do Mercado Livre. Encerro esse artigo por aqui, e espero você no novo amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!