Transmissão por Chat na Shopee - Passo a Passo Completo 

Transmissão por Chat na Shopee - Passo a Passo Completo 

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 5 de dezembro, 2023
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Transmissão por Chat na Shopee – Passo a Passo Completo

Transmissão por Chat na Shopee - Passo a Passo Completo
Transmissão por Chat na Shopee – Passo a Passo Completo

No artigo de hoje vamos conversar tudo que envolve a ferramenta transmissão por chat da Shopee. Tenha a certeza que ela é a ferramenta gratuita mais poderosa para te gerar vendas dentro da plataforma.

Então, se você deseja saber tudo sobre ela e principalmente como utilizá-la da maneira correta, é muito importante que leia esse conteúdo até o final. Hoje vamos conversar tudo sobre a transmissão por chat, desde como você faz para ativar ou o que fazer quando ela sumir da minha Central do Vendedor, e principalmente, como utilizar ela da menina correta.

Lembre-se que em algum momento desse artigo eu irei ensinar uma estratégia que, de fato, vai fazer você performar muito mais com ela. Por isso, é extremamente importante que você leia esse artigo por completo.

Mas antes de entrarmos neste artigo interessante. Estarei disponibilizando vídeos no meu canal para empreendedores que desejam aprender conhecimentos de uma forma diferente. Siga o link abaixo para ver um vídeo com tudo o que você precisa saber sobre a Transmissão por chat na Shopee, todo o passo a passo atualizado:

Como ativar a transmissão por chat na Shopee?

Antes de começar, vamos entender um pouco o conceito de como eu ativo a ferramenta ou perdi a transmissão por chat, o que devo fazer? É importante lembrá-los que a transmissão por chat é uma das ferramentas mais poderosas dentro da plataforma.

E por ela ser muito poderosa, ela não libera para todos os vendedores. Na verdade, essa ferramenta vai ativar automaticamente quando você bate algumas métricas que a Shopee exige, então, você precisa estar dentro de algumas métricas para que essa ferramenta ative automaticamente.

E para você manter essa ferramenta, você precisa continuar dentro dessas métricas. Se você deixar de bater alguma delas, automaticamente a Shopee vai tirar essa ferramenta de você e quando você voltar a bater as métricas, aí, sim, ela vai ativar essa ferramenta.

Por exemplo, para ativar automaticamente a transmissão por chat, você precisa ter X percentual de taxa de resposta, para manter essa ferramenta, você precisa manter pelo menos Y por cento da taxa de resposta.

Para você manter essa ferramenta, você não pode ter nenhuma penalização em andamento. Então, esse aqui era só alguns dos exemplos que queria te mostrar das métricas para ativar e para manter essa ferramenta.

Por isso, quando essa ferramenta sumir, não é um erro ou algum bug, provavelmente ela sumiu por que ela foi desativada por alguma métrica que você deixou de atingir, quando você voltar a atingir ela, aí, sim, a Shopee vai reativar a transmissão.

Qual a métrica que faz a maioria dos vendedores perder a transmissão por chat da Shopee?

E uma das métricas que mais fazem os vendedores perder a transmissão por chat é o percentual da taxa de resposta.

Como funciona a transmissão por chat da Shopee?

Agora, quando falamos de transmissão por chat, a gente precisa lembrar que basicamente a gente consegue enviar mensagens para o nosso cliente. Sim, eu consigo disparar uma mensagem de texto para ele, e isso é muito poderoso.

E dentro da transmissão por chat a gente pode separar por 3 grupos de clientes. O primeiro grupo é aquele cliente que por algum motivo clicou em seu anúncio e fechou, ou o comprador que segue a sua página da sua loja na Shopee ou curtiu algum produto.

E o que eu quero te dizer? Qualquer cliente que tenha um mínimo de interação com seu produto ou com a sua loja, você consegue disparar uma mensagem para eles.

O segundo tipo de mensagem que você consegue mandar aqui, é quando o cliente inicia o processo de compra. Então, aqui já evoluiu, ele já iniciou o processo de compra. Ou seja, ele colocou no carrinho o pedido, mas por algum motivo ele não finalizou essa compra.

E por último, e aquele comprador que comprou e recebeu pelo produto, ele já recebeu o produto na casa dele, só que ainda não avaliou a compra que ele fez com você. Então, dentro dessa ferramenta, é óbvio que tem outras coisas, mas a gente pode resumir a esses 3 grupos.

Como criar um lembrete de compras pendente na Shopee?

Após localizar o lembrete de compras pendentes vamos clicar nele, lembram o 1.680 compradores para comprar o produto em seus carrinhos de compra, aquele cliente que adiciona seu produto no carrinho e abandonou.

Depois que clicarmos, conforme a gente já tinha conversado, tem filtros que não conseguimos mexer, por exemplo, é esse, o grupo de transmissão lembrete de compras pendentes, eu não consigo mudar e nem configurar.

Logo abaixo, vamos colocar o nome da transmissão por chat, esse nome é para a nossa organização, eu não tenho que colocar o nome que o cliente vai ver, isso é somente nós que vamos ver.

E agora vem o horário da transmissão, enviar agora ou agendar para enviar mais tarde. Porém, se quiser agendar mais tarde, a Shopee tem uma informação, certifique-se de que o horário de envio seja entre 8:00 e 22:00 para evitar incomodar os destinatários.

Então, você não vai querer disparar mensagem 3 horas da manhã para o seu cliente, primeiro que vai ser difícil para ele ler e se ele ler, vai ficar um pouco bravo caso você tenha acordado.

E se você quiser agendar, aqui você consegue ter um calendário para fazer o agendamento. O mais importante está aqui no conteúdo da transmissão, mensagem da transmissão por chat e o produto, na verdade, como já é um filtro predefinido, a Shopee vai mostrar especificamente para o cliente que abandonou o carrinho.

Dica muito importante para utilizar na transmissão por chat da Shopee?

E agora vai à estratégia que queria passar, a própria Shopee consegue nos informar se a mensagem foi boa ou não, e onde ela foi ruim. Para isso, eu irei abrir as informações gerenciais e deixar uma imagem aqui abaixo.

Transmissão por Chat na Shopee - Passo a Passo Completo 
Transmissão por Chat na Shopee – Passo a Passo Completo

Vamos em informações gerenciais, marketing e transmissão por chat. E nessa imagem acima você pode observar que temos um funil e através desse funil que vamos conseguir identificar o que está bom ou o que está ruim.

Ou quando a gente disparar uma mensagem para o cliente vai aparecer nos destinatários atuais. Ou seja, são todos os destinatários que vão receber aquela mensagem. Depois temos as visualizações de destinatário, e o que é isso, imagine o seu WhatsApp e alguém mandou uma mensagem, mas ela mandou um texto muito grande e na esquerda o próprio WhatsApp vai começar a mensagem e colocar os 3 pontinhos e você precisa clicar para ler o restante.

Aqui, o objetivo é fazer com que o cliente clique na mensagem para ler. Então, quando a gente cria a mensagem, precisamos nos separar em blocos. O primeiro bloco é fazer ele clicar, o segundo bloco é fazer ele ler a mensagem e o terceiro bloco é a oferta.

Quais as métricas mínimas da transmissão por chat da Shopee?

Mas, quais são as métricas mínimas? A própria Shopee nos informa isso, se eu vier aqui em níveis atuais, a plataforma vai falar a taxa de visualização mínima 15%. Ou seja, de 100% das pessoas que viram, elas precisam clicar para ver a mensagem por completo.

Então, aqui eu tenho que ter 15%, mais do que isso, eu não preciso mexer nesse bloco, menos eu preciso fazer alterações. Depois, eu preciso ter uma taxa de clique de 15%, e isso faz a pessoa clicar na oferta.

E por último é a taxa de conversão, ela precisa ser acima de 1,65%, qualquer coisa acima disso os seus produtos estão ok, qualquer coisa abaixo disso, eu preciso melhorar o meu cupom.

Leia também: Shopee: Você Nunca vai Vender Enquanto Não Entender Isso!

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