Tudo Sobre as Contas Bloqueadas no Mercado Livre

Tudo Sobre as Contas Bloqueadas no Mercado Livre

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 18 de agosto, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Tudo Sobre as Contas Bloqueadas no Mercado Livre

Bloqueio de contas no Mercado Livre, esse assunto gera pavor na cabeça de muitos vendedores. E é sobre isso que vamos falar hoje, quero te falar aqui o que fazer para não ser bloqueado.

Afinal, depois que você for bloqueado, você só terá uma opção, que é o botão chamado contate-nos, não adianta chamar o Cauê. Se você ainda não me conhece, eu me chamo Cauê Oliveira e sejam todos bem-vindos a mais um conteúdo.

Aqui no blog eu irei te ensinar diversas formas para vender e escalar suas vendas em diversas plataformas, principalmente no Mercado Livre e na Shopee. Então, quero te convidar a ficar comigo e acompanhar o artigo até o final, porque hoje irei trazer todas as informações de conta bloqueada na plataforma.

A ideia desse artigo é te falar o que fazer para não ser bloqueado, como eu falei, depois que você for bloqueado só tem o botão contate-nos. Muitos vendedores me chamam, quase todos os dias me chamam desesperado com mais de 200 mensagens dizendo que foi bloqueada e eu não consigo ajudar.

Caso minha conta seja bloqueada, eu só vou ter uma opção, que é o botão de contatar-nos. Então, não tem o que ser feito, por isso, vou te passar algumas dicas para você não ser bloqueado dentro da plataforma, porque depois que você for bloqueado, vai precisar entender oque aconteceu. Agora, sem mais enrolação, vamos lá.

Cuidado ao cadastrar seus anúncios no Mercado Livre

A primeira dica é na hora de cadastrar seus anúncios e produtos, nunca de a ideia de que você quer vender por fora. Mas, o que seria isso, Cauê? Já vi conta de vendedores que o nome da conta é Cauê Oliveira.com.br, por exemplo.

Se um concorrente te denunciar, a sua conta será banida de vender. Dentro do anúncio, muitos colocam o WhatsApp, muitos colocam o e-mail, muitos colocam para se encontrar na sua loja virtual e na descrição coloca o nome dela.

A partir da primeira denúncia ou o próprio robô do sistema do Mercado Livre vai te banir sem volta, você não consegue mais voltar. E depois eu vou falar mais sobre outras contas que você vai tentar criar depois que também vai bloquear elas. Então, tomem muito cuidado com esses pontos.

Duas contas no mesmo CPF ou CNPJ no Mercado Livre

O segundo motivo é ter mais de uma conta no mesmo CPF ou no mesmo CNPJ. Então, isso não pode. Ah, eu criei duas contas de CPF, duas contas de CNPJ, estou operando com as duas e vendendo nos meus dois CNPJ, ou vendendo nos dois CPF, isso dá banimento.

Ah, eu tinha criado uma antigamente e não lembro a senha, agora criei outra e estou vendendo só por essa outra, pode até dar uma suspensão, mas não vai te banir de vender no Mercado Livre.

Mas, estar operando em duas contas no mesmo CPF ou CNPJ vai ser banido de vender dentro do Mercado Livre. Se você tem duas ou mais cortinas, aí você tem uma no CNPJ e CPF, ou dois CNPJ, um na esposa e outro em seu nome.

Com isso, você faz compra de uma para a outra para ter reputação, vai ser banido por causa disso. Isso não pode, você não pode fazer transação entre as suas próprias contas, tome muito cuidado com isso.

Os produtos não autorizados, se você colocar no Google por produtos não autorizados no Mercado Livre, vai aparecer todos os produtos, como cigarros, drogas, armas, etc. Isso bloqueia a conta, tomem muito cuidado com os produtos proibidos.

Ou melhor, entre dentro da plataforma do Mercado Livre e procure pela Política de Privacidade dele e leia tudo, que isso vai te ajudar com o que pode e o que não pode. Afinal, tem muitas informações lá.

Reclamações no Mercado Livre

Muitas reclamações. Ah, Cauê, mas lá você pode ter 3% de reclamação, experimenta ter 30, 40% de reclamação, você será banido de vender na plataforma também. Respostas agressivas ou com contato pessoal.

O que seria isso? Você xingar o cliente, destratar ele, agredi-lo verbalmente, la nas perguntas, quando ele fez uma pergunta besta e você agrediu ele verbalmente. Se esse cliente abrir um protocolo e te denunciar, você será banido de vender lá dentro.

E se eu colocar meu e-mail ou meu WhatsApp, até mesmo mandar comprar pela minha loja virtual em um chat com o cliente, por exemplo, tirar a venda do Mercado Livre, dar a entender que você quer vender por fora. Isso dá banimento, a prática que ele mais podia fazer é tentar passar para tirar o cliente da plataforma para vender fora.

Então, não estou dizendo que isso é certo ou errado, isso é real, o que acontece para você não perder a sua conta e ser banido.

Não pagar faturas do Mercado Livre

Outro motivo para ser suspenso é não pagar as faturas. Ah, eu usei o produto Ads do Mercado Livre, não pagar essa fatura, não tem saldo, não pagou, vai ar bloqueio até que você pague.

Isso não vai te banir de lá, mas tentar fazer de 2 a 3 vezes que você será banido também. Ah, peguei empréstimo e não paguei, vai ser bloqueado até pagar essa fatura. Isso também dá bloqueio, não de banimento.

Vender réplicas no Mercado Livre

E outro motivo, é vender réplicas, esse é o mais tradicional dos bloqueios do Mercado Livre. Ah, mas eu não sabia que aquela marca não podia vender na plataforma sendo replicada. Não tem problema vender uma marca específica, como a Nike, desde que você tenha uma nota fiscal de compra.

Você apresentou para o Mercado Livre que comprou aquele produto com a nota fiscal de entrada, caso contrário, as marcas de hoje denunciam os vendedores. E o que acontece com isso? Replicas do banimento de vender no Mercado Livre.

Mas, Cauê, tem gente que vende la, etc. Se arrisque e vai também, ele pode não ter sido banido ou notado agora, mas em breve será. Outra também, virei líder em vender réplicas, e do nada, fui banido. Então, réplica, esqueci isso, você não consegue ter um negócio.

Você pode até conseguir ganhar um dinheiro ali e outro aqui, mas em primeiro lugar, réplicas é crime, vender uma mochila da Adidas, calça da Lacoste replica, isso é crime, se a marcar ver ela pode ir em cima da sua empresa e processar você. Além disso, até a receita pode te pegar.

Sei de alguns vendedores aqui de São Paulo que vendiam bastante réplica que se lascaram com a receita, foram multados e até presos foram. Infelizmente não sei o motivo para ser preso, mas sei que isso é crime.

Muitos PPI no Mercado Livre

Outro motivo de bloqueio no Mercado Livre são muitos PPI. Mas, Cauê, o que seria isso? Programa de Propriedade Intelectual do Mercado Livre. Ah, eu tirei uma excelente foto desse produto, porque ele é muito importante para mim, tenho uma boa foto se não eu não vou vender.

E o que acontece? Eu vou lá no PPI do Mercado Livre registrar a minha foto e vem você para vender utilizando a minha foto, você violou uma das regras da plataforma que é não copiar fotos. E ele obriga você a tirar suas próprias fotos, porque você está invadindo a propriedade intelectual de outro vendedor. Isso dá bloqueio? Sim, do seu anúncio, vai banir o seu anúncio de venda.

Mas, tente cair em várias PPI, primeiro vai bloquear seu anúncio, segundo te suspender por alguns, terceiro mais uma suspensão ou já vai te banir de vender no Mercado Livre. Então, tomem cuidado para não ficar copiando muitas fotos.

Leia também este artigo: Mercado Livre ou Shopee: Qual o Melhor para Vender em 2023?

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!