Uma vez no Ads para Sempre no Shopee Ads?

Uma vez no Ads para Sempre no Shopee Ads?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 19 de janeiro, 2023
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Uma vez no Ads para Sempre no Shopee Ads?

Uma vez no Ads para Sempre no Shopee Ads?
Uma vez no Ads para Sempre no Shopee Ads?

No artigo de hoje vou mostrar que não se vive só de Ads. E não somente isso, vou mostrar como que você faz para parar de utilizar o Shopee Ads, e em qual momento parar.

Para quem ainda não sabe, o Shopee Ads é um serviço de publicidade online oficial da plataforma. Dentro dele, todos os usuários poderão fazer anúncios dentro do marketplace para aumentar o alcance das suas ofertas e também as suas oportunidades de vendas. Afinal, os anúncios são um fator essencial para ter sucesso dentro do varejo, sobretudo na internet.

Essa é uma das perguntas que eu mais recebo: Cauê, uma vez no Ads, eu vou ficar para sempre? Além disso, é um tabu que se diz por aí, muitas pessoas falam que o anúncio só performa no Ads, e não é bem assim.

É óbvio que no início ou durante um período, o seu anúncio só vai performar através do Ads, enquanto ele estiver ligado, ele vai funcionar e se estiver desligado, as vendas vão parar de acontecer.

Porém, em algum momento você vai começar a se posicionar dentro do orgânico, uns mais rápidos e outros mais devagar, e isso leva em consideração o volume de pesquisa daquele produto. Mas certo que em algum momento ele vai se posicionar.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo com um maravilhoso conteúdo para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Uma vez que utilizar o Ads, vou utilizá-lo para sempre?:

Qual a intenção do Shopee Ads? 

Como eu disse, não necessariamente uma no Ads, sempre no Ads. Uma aspetos que precisamos levar em conta é que a intenção do Ads é posicionar o nosso anúncio, primeiro é gerar vendas mais rápido que o orgânico e por consequência disso, nos posicionamos no orgânico.

Porém, tem anúncios que vamos posicionar mais rápido e anunciou que vamos demorar um pouco mais, e o termômetro que leva isso em consideração é: quanto maior for o volume de pesquisas daquele produto, daquela palavra, mais demorado é para você posicionar.

E quanto menor, se você se destacar, mais rápido será. Partimos do princípio que você precisa se destacar, que você precisa gerar vendas, então seu Ads precisa estar bem afiado, com isso ele vai se posicionar cedo ou tarde.

Mas, de uma forma ou de outra você vai se posicionar e da mesma forma que gradativamente você foi aumentando o seu orçamento no Ads, você vai fazer isso. Porém, ao contrário, gradativamente você vai diminuindo esse Ads.

Como identificar as vendas no orgânico da Shopee 

E qual a primeira intenção que você precisa observar para identificar se você está começando a vender no orgânico? Indo em Informações Gerenciais, depois Produto e performance do produto.

Em seguida, você irá pegar o mês de janeiro e depois irá ir para o seu Shopee Ads, dentro do mesmo produto que você vende, e você vai filtrar pelo mesmo período, ele trouxe todas as informações daquele período? Você vai observar os itens vendidos, eu tive 347 unidades.

Então você vai pegar o número de itens vendidos e observar se você teve mais ou menos vendas dentro da performance do produto. Observe por unidades pagos, se não estiver aparecendo para você, você vai clicar em “Selecionar a métrica” e selecionar a opção.

Eu obtive 417 unidades pagas. Observação que sabemos que no Ads são todos os pedidos, pagos e não pagos, normalmente um pedido gerado para pagamento, ele fica em torno de 80 a 90% na grande maioria.

Ou seja, de cada 100 pessoas que geram pedidos, 80 a 90 de fato pagam por esses pedidos, o resto acaba cancelando e não pagando. Então no Ads precisamos tirar pelo menos 20%.

Essa diferença será que veio da onde? Veio do orgânico, se você não participa de nenhuma oferta oficial, elas vieram do orgânico. Isso já é um indicativo que o nosso anúncio está ganhando relevância dentro do orgânico.

Como saber o momento de desacelerar o seu Ads na Shopee 

É o momento de desacelerar a campanha do Ads? Pode ser que sim ou não, e eu preciso contextualizar um outro ponto para definir se é o momento ou não.

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Palavras-chave que mais geraram impressões e cliques na Shopee

Pegando as palavras-chave que mais te entregam principalmente impressão e clique, por exemplo, calça legging, eu irei pesquisar por essa palavra dentro da Shopee. Lembrando que você não vai usar o mesmo navegador ou o mesmo perfil que está conectado a sua conta.

Por quê? A Shopee identifica isso e tende a favorecer você no posicionamento, então para que sabemos exatamente de uma maneira assertiva, iremos abrir uma janela anônima ou um outro navegador.

E aí, sim, você irá fazer a pesquisa dessas palavras, você irá identificar a posição do seu anúncio. Para as palavras que possuem mais impressões e teve mais cliques, o meu anúncio está na 1 fileira, está muito bom.

Então qual o sentido de manter um anúncio pago na 1 fileira ou posso estar lá embaixo na 2 linha, para que vou manter o anúncio pago se estou bem posicionado? Porém, você não vai fazer somente com 1 palavra, você pode fazer com no mínimo 3 palavras, se você estiver muito bem posicionado na 1 fileira, aí você começa o processo de desacelerar.

Mas, eu ainda não estou bem posicionado, eu estou na 2 página, eu vou manter isso? Sim, você vai manter. Ah, Cauê, eu estou na 1 pagina, mas estou um pouco abaixo, eu mantenho isso? Sim, você vai manter.

Qual o momento de continuar com o Ads na Shopee

Conforme você for subindo o seu ranking, mas vai haver essa desproporção de itens vendidos do Ads para a Performance do produto. Então quanto mais você subir, mais desproporcional vai ser, ou seja, você vai ter mais vendas fora do Ads do que dentro.

E o momento de você desacelerar até o período que você não vai utilizar mais o Ads, pelo fato de eu estar muito bem posicionado nas principais palavras, hoje o meu Ads já está desligado e encerrado para a calça legging.

Com isso, eu posso pegar esse investimento e jogar para outros anunciantes ou algum anúncio que irei subir de novo. Então uma vez no Ads, não é para sempre nele, você deixando ele bem afiado durante um período ele vai ficar ali e depois sair.

O que fazer se você não consegue se posicionar na Shopee?

Ah, Cauê, eu já estou de 6 a 7 meses sem me posicionar. Muito provavelmente o seu volume de pesquisa seja muito grande ou seus concorrentes são tão bons quanto você.

Então se ele está muito bem e você também, a Shopee não vai tirar ele para posicionar você, a troca de posicionamento só melhora em alguns aspectos: quanto a pessoa que está acima de você comete uma falha e você se mantém ou quando ele não comete uma falha, porém, você vem muito melhor do que ele ou os dois.

Caso contrário, ele vai continuar na sua frente, porque ele tende a vender mais do que você. Isso é uma questão de estratégia também.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre O guia completo do zero aos 100 pedidos por dia na Shopee Ads. Entao apos o termino aqui, vão acompanhar esse outro artigo também: Shopee Ads: Guia Completo Do Zero Aos 100 Pedidos Por Dia

E hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que tenham gostado desse novo assunto que postei aqui no blog, e que agora você saiba o momento certo de desacelerar a sua campanha e ficar somente com o orgânico. Fico por aqui e claro, não se esqueçam de acompanhar o artigo novo amanhã.

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