Vale a Pena Utilizar Dropshipping no Mercado Livre?

Vale a Pena Utilizar Dropshipping no Mercado Livre?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 15 de agosto, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Vale a Pena Utilizar Dropshipping no Mercado Livre?

Vale a pena utilizar Dropshipping no Mercado Livre? Estou escrevendo esse artigo a muitos de vocês que têm perguntado sobre isso cada vez mais, seja na nossa plataforma do YouTube ou no Instagram.

E eu fiz uma série de estudos antes de produzir o roteiro desse conteúdo, fiz uma série de testes, uma série de estudos, conversei com diversos alunos e, na prática, testamos muitas coisas para ver se isso era viável ou não.

Enfim, eu trouxe todas as conclusões para você nesse artigo. Então, se você tem interesse nesse tipo de conteúdo, já segue o blog para você não perder nenhum tipo de assunto e todos os conteúdos que posto aqui todos os dias é para te ajudar visando seu negócio.

Consequentemente, queremos que você tenha um negócio que venda mais e lá na frente você vai ganhar mais dinheiro com isso, esse é o nosso objetivo. O Dropshipping durante muitos anos, era algo que não era possível de fazer, apesar de ter algumas pessoas que faziam isso era proibido.

Sendo que hoje em dia, isso não é mais proibido, isso não está mais contra as políticas do Mercado Livre. Porém, isso não é o suficiente se vale a pena ou não utilizar ele. Mas, Cauê, o que vale a pena? Significa que dá para construirmos um negócio relevante, lucrativo, sustentável, isso significa se vale a pena ou não.

É proibido fazer Dropshipping no Mercado Livre?

Não, tem gente fazendo e ganhando muito dinheiro, mas acredito que isso não é duradouro, e eu irei mostrar nesse artigo o porquê. Primeiramente vou deixar algo bem claro, que sempre deixo em meus conteúdos sobre Dropshipping, é que nós aqui não temos nada contra o Dropshipping, pelo contrário, ensinamos os nossos alunos a fazer isso dentro do nosso treinamento.

Mas, nós precisamos deixar todos os pingos nos i, eu não tenho nem motivos para dizer para você que isso é uma maravilha ou que um negócio perfeito a prova de falhas, porque não é.

Por que o Dropshipping não é duradouro no Mercado Livre?

E no Mercado Livre eu vou sem muito claro, por que não é duradouro? O Mercado Livre, diferente de alguns outros marketplaces, ele tem algumas particularidades baseadas no comportamento que ele meio doutrinou o usuário dele a ter e outras particularidades com base também nas necessidades que ele decidiu apostar para ganhar relevância junto aos consumidores.

E quais seriam esses comportamentos? Comportamento de busca, o Mercado Livre diferente de outros marketplaces, ele não é uma plataforma de departamento, ele até tem, mas poucas pessoas navegam nele. As pessoas entram no mercado Livre, pesquisam o que querem, acham várias opções, acham uma e compra.

Então, elas não navegam dentro de categorias. Outra particularidade do Mercado Livre que foi algo que gerou valor para os clientes e todos eles apostaram nisso, foi em relação à agilidade e velocidade na entrega.

Muitas pessoas que compram no Mercado Livre hoje, eles compram porque já tem a experiência que vai comprar rápido, que vai ter aquele produto rapidamente em casa e isso vai ser mais rápido do que em outros sites.

Então, esse é um dos pontos que tornaram o Mercado Livre popular com todo esse volume e relevância que tem hoje. Claro que tem muitas coisas, mas esses dois critérios são bem relevantes.

O que acontece quando realizamos Dropshipping no Mercado Livre?

E quando fazemos Dropshipping, a gente não tem como aproveitar a maioria desses benefícios. Primeiro irei te mostrar os problemas que encontramos nesse processo de Dropshipping.

Vale a Pena Utilizar Dropshipping no Mercado Livre?
Vale a Pena Utilizar Dropshipping no Mercado Livre?

O que é Dropshipping?

Se você nunca ouviu falar de Dropshipping ou já ouviu falar e não sabe o que é, deixa eu te mostrar o que é isso. No Dropshipping, o que acontece, é como se você fosse montar uma loja para você vender sem ter estoque.

O estoque existe, eles estão no fabricante, no importante ou fornecedor, ou seja, ele está lá e não necessariamente esse lá é no Brasil, pode ser até fora do Brasil. E você que está vendendo vai ser como se fosse um representante comercial.

Com isso, você monta uma loja e anuncia nos marketplaces, você vende e o cliente paga, com esse valor ou com algo corresponde a esse valor, você vai no Dropshipping compra e manda entregar diretamente para o cliente.

Ou seja, o produto é efetuado diretamente para o cliente, você lucra com a diferença do que o cliente pagou e o que você está comprando na loja. É um pouco parecido do que comprar estoque e revender, mas é uma forma das pessoas comercializarem produtos sem ter que colocar dinheiro em estoque ou ter espaço físico para armazenar esse estoque.

Eu não consigo ver muitas vantagens nesse modelo, eu acho que a gente ter um estoque, temos muito mais controle, temos muito mais margem, que é mais importante hoje em dia, estamos em um jogo de cada vez mais margem. Mas, enfim, vantagem, de negócio tradicional de Dropshipping podemos tratar isso em outro artigo.

Por que isso é não possível dentro do Mercado Livre?

Mais ou menos um ano atrás, o Mercado Livre criou uma funcionalidade que é a seguinte: você tem o prazo do produto ou disponibilidade do produto. Você vai cadastrar o produto e ele vai perguntar se o produto está disponível imediatamente, você tem um prazo para produzir ou disponibilizar esse produto em seu estoque.

E você consegue colocar esse produto em até 45 dias, ou seja, dá perfeitamente o fabricante produzir a sua demanda ou você comprar direto no fornecedor, mesmo que ele esteja fora do Brasil, se você utilizar um envio rápido dá tempo de receber isso e enviar para o cliente.

Ou seja, dá para fazer o Dropshipping e antigamente não dava, porque essa possibilidade não existia. Agora, não dá para você fazer o Dropshipping convencional, que é, por exemplo, você comprar direto no fornecedor ou na loja fora do Brasil e mandar isso direto para a casa do cliente.

Isso não dá, porque no Mercado Livre, exceto caso você não trabalhe com Mercado Envios, o que vai originar mais problemas.

Cuidado com o Dropshipping no Mercado Livre

No Mercado Livre você precisa cadastrar o seu CEP de origem. Então, se o produto está saindo da China, não vai dar certo esse cálculo. Se você está no Rio de Janeiro e arrumou um fornecedor que faz Dropshipping de Recife, essa mercadoria vai sair de Recife, ah, mas eu vou enviar minha etiqueta do Mercado Envios para ele enviar, isso já funcionou lá atrás.

Mas, vou te dizer que já vi algumas pessoas recebendo cobranças depois do diferencial de frete. Ou seja, pega a etiqueta e cola na caixa, envia o produto. Com isso, depois que o marketplace observa que está fazendo isso, o custo do seu frete é de 20 reais e você tá fazendo por 60 reais, tem alguma coisa errada aí.

E assim, ele vai observar a diferença e todo o valor será descontado da sua conta. Já vimos isso acontecer e a plataforma está errada com isso, não. As pessoas vão ficar chateadas? Sim, é o que pode acontecer.

Fornecedores da mesma região para vender no Mercado Livre

Mas, Cauê, o meu fornecedor é meu vizinho e ele faz Dropshipping, posso fazer? Pode ser que você mandando a etiqueta do Mercado Envios para ele, ele consiga enviar para. O ponto é que eu não sei até quando isso vai ser sustentável, porque o Mercado Livre está cada vez menos trabalhando com os Correios.

Então, hoje ele tem Correios em alguns lugares, eles têm as agências do Mercado Envios e será que o seu fornecedor vai topar levar a mercadoria até essa agência? É possível que não. Por isso, eu não recomendo o Dropshipping e não adianta utilizá-lo.

Leia também: Como Funciona o Mercado Livre Ads? Vale a Pena?

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que tenham gostado e espero você no conteúdo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!