Vender na Shopee Precisa emitir Nota Fiscal?

Vender na Shopee Precisa emitir Nota Fiscal?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 31 de dezembro, 2022
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Vender na Shopee Precisa emitir Nota Fiscal?

Vender na Shopee Precisa emitir Nota Fiscal?
Vender na Shopee Precisa emitir Nota Fiscal?

Recebo muitas perguntas do tipo: Cauê, eu preciso emitir nota fiscal para vender na Shopee? Depende. Então fique comigo e acompanhe este artigo todo, que você vai entender tudo sobre emissão de nota fiscal.

Todas as compras feitas na plataforma da Shopee é obrigatoriamente que possuam a Nota Fiscal, exceto vendedores que possuem cadastro na plataforma pelo CPF. E a emissão da nota fiscal é responsabilidade da sua própria loja. 

Já para quem é MEI, essa opção de envio é facultativa, pois a Shopee dá essa opção, tem contrato com os correios. Afinal, não existe serviço obrigatório, isso é proibido por lei.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal do YouTube para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Preciso emitir nota fiscal vendendo na Shopee?:

Evitar a emissão de nota fiscal no começo? 

É muito comum ao começar um novo negócio evitar a emissão de nota fiscal, porque todos sabem que isso gera um custo, é mais alguma coisa mordendo aquela fatia, que normalmente no começo é bem curta. 

Então todos que começam tem essa preocupação. Por exemplo, eu já vou emitir nota fiscal no começo? Se eu mudar para CNPJ ou se cadastrar minha conta nele de cara eu já emito nota fiscal? E necessariamente não. 

Nesse artigo vou explicar tudo como funciona e o mais importante, quais são as preocupações que você deve tomar ao iniciar na Shopee sem emitir nota fiscal e principalmente, saber que essa preocupação vai impedir que lá na frente você tenha grandes problemas.

E olha que eu conheço muitos vendedores que passaram sufoco por não entender isso que eu irei ensinar aqui.

Vendedor CPF emite nota fiscal? 

Primeiro ponto importante, você sendo CPF nunca irá emitir nota fiscal, mesmo porque você sendo CPF você não consegue emitir. Porém, você não vai conseguir ficar o resto da sua vida como vendedor CPF, em algum momento você vai ser obrigado a ir para CNPJ, de um jeito ou de outro. Existem duas barreira que a plataforma cria, irei explicar um pouco sobre as duas logo abaixo:

Primeira barreira que a Shopee cria 

A primeira barreira que a Shopee cria é que, quando você ultrapassa os 900 pedidos nos últimos 90 dias. Ou seja, se você fez 900 pedidos nos últimos 90 dias, a Shopee vai começar a cobrar um valor a mais para você.

Além da comissão de 20 ou 14 por cento, ela vai adicionar mais um valor para que você pague para ela. 

Mas Cauê, eu consigo mesmo assim tendo margem de lucro e eu quero permanecer no CPF, eu vou conseguir? Sim, você vai conseguir durante um período, até aqui você ainda continua como opcional. A Shopee colocou essa primeira barreira, mas você consegue passar por ela.

Segunda barreira que a Shopee cria

A partir da segunda barreira não tem o que ser feito mais, a partir do momento que você bater 81 mil vendidos na plataforma, ela vai exigir que você mude para CNPJ, caso contrário a sua conta será congelada, os seus anúncios vão ser pausados e você não vai conseguir vender até que você mude para CNPJ.

No CPF você não emite nota fiscal, mas você só consegue ir até a segunda página, depois disso você vai ser obrigado a ir para o CNPJ.

Vender na Shopee Precisa emitir Nota Fiscal?
Vender na Shopee Precisa emitir Nota Fiscal?

Vendedor CNPJ não é obrigado a emitir nota fiscal

Após você entender isso do vendedor CPF, vamos partir da parte para empresa quando você tiver CNPJ e também sobre nota fiscal. Primeiro ponto importante, o fato de você ser CNPJ na Shopee, você não tem a obrigatoriedade de emitir nota fiscal.

Sim, você sendo CNPJ não é obrigado a emitir nota fiscal. Se você ainda não migrou de pessoa física para pessoa jurídica por conta disso ou você quer começar na plataforma, mas não quer ir para CNPJ e começar pelo CPF achando que de imediato você vai emitir nota fiscal, pode ficar tranquilo.

O fato de você ter mudado para CNPJ a princípio não necessariamente vai emitir nota fiscal. 

Quando devo emitir nota fiscal? 

Em que momento eu preciso emitir nota fiscal? Passa a ser obrigatório a partir do momento que você vai para as transportadoras. Então CNPJ mais Correios é opcional, agora CNPJ mais transportadoras é obrigatório.

Isso é tão obrigatório que as suas etiquetas de envio ficam bloqueadas para que você faça a impressão. A liberação só é feita quando você emite essa nota fiscal, manda para a Shopee, a plataforma vai fazer essa validação para saber se está tudo certo, após isso a plataforma vai liberar a etiqueta para impressão.

Ressaltando que isso tudo é sistêmico e muito rápido, após mandar para a Shopee em questão de segundos ela validar, estando tudo certo ela vai liberar para impressão. Caso ao contrário você não consegue emitir essa etiqueta e sem ela você não conseguirá postar, por consequência disso o pedido vai ser cancelado.

Então até aqui ficou claro para quem pode emitir e quem pode, e para quem pode emitir a partir de que momento passa a ser obrigatório emitir nota fiscal.  

Não demore para sair de CPF para CNPJ

Preciso passar esse assunto muito importante sobre a nota fiscal. Muitas pessoas deixam para fazer os processos na última hora, por exemplo, a pessoa saber que quando ela bater 900 pedidos nos últimos 90 dias, ela vai ter um adicional para pagar.

Digamos que adicionando esse valor ela vai perder a competitividade, então ela deixa para mudar a partir do momento que a Shopee solicitar essa alteração. A partir do momento que a Shopee notifica você, dizendo que a partir de tal dia você vai pagar um valor extra ou a partir de tal dia a sua conta vai ser congelada, porque você ultrapassou esses 81 mil reais, você não vai ter tempo suficiente para fazer essa alteração.

Até hoje não conheço nenhum vendedor que fez essa alteração no limite e deu tempo. Normalmente alguns vendedores que tiveram que mudar de pessoa física para pessoa jurídica por conta do preço, ficaram alguns dias tomando prejuízo por conta desses 5 reais.

Já outros vendedores tiveram a sua conta congelada por alguns dias ou semanas, até ele fazer essa alteração. Porque quando você envia o cadastro para a Shopee de alteração  de pessoa física para jurídica, a plataforma demora no mínimo seis dias para validar esse cadastro e se estiver tudo certo ela altera.

A mesma coisa é para quem é CNPJ, está nos correios e não fez todo o processo para começar a emitir nota fiscal. Ou seja, quando a pessoa tira a pessoa dos correios para as transportadoras, ai ela vai ter que correr atrás de tudo isso em um curto tempo.

Então uma dica muito importante, não deixe nada para a última hora, tudo que depende de você para que aquilo seja feito, não deixe para última hora.

Como funciona nota fiscal MEI na Shopee

Para os vendedores que são Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, só será necessário gerar nota fiscal para outras pessoas jurídicas ou, em algum caso de venda para pessoa física, se caso o consumidor vier a exigir a NF-e previamente.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre Como emitir nota fiscal em minutos na Shopee. Após o término deste artigo, irei disponibilizar o link deste outro artigo maravilhoso aqui: Como Emitir Nota Fiscal na Shopee? Emita Em Minutos Notas Fiscais na Shopee

Por hoje é isso empreendedor(a). Espero que tenha te ajudado e você tenha gostado desse novo assunto que trouxe para você. Fico por aqui e espero você no artigo de amanhã.

5/5 - (1 vote)

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!